Ordem dos Médicos abre inquérito com “urgência” a obstetra que não detetou malformações de bebé

A Ordem dos Médicos vai solicitar “com urgência” a abertura de um processo disciplinar ao obstetra Artur Carvalho, médico assistente graduado sénior, que, alegadamente, não detetou malformações graves no bebé que nasceu sem rosto a 7 de outubro no Hospital de Setúbal.

Em conferência de imprensa esta tarde, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o vice presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Jorge Penedo, enviaram uma mensagem de solidariedade para a família “que está a passar um momento difícil,” e anunciou que iria solicitar “com urgência” a abertura de um processo disciplinar ao obstetra Artur Carvalho, médico assistente graduado sénior, que, alegadamente, não detetou malformações graves no bebé que nasceu sem rosto a 7 de outubro no Hospital de Setúbal.

A Ordem dos Médicos disse ao Diário de Notícias que há pelo menos oito queixas contra este profissional, e anunciou que vai requerer ainda ao Conselho Superior – que tutela sobre o trabalho dos conselhos disciplinares – uma reunião de urgência. Esta sexta-feira, anunciou que há cinco queixas à Ordem relacionadas com atos médicos de Artur Carvalho, mas desconhece os casos.

Quanto ao Conselho Disciplinar do Sul quer que este ouça “com urgência” o obstetra e que decida se vai suspender o médico ou não, “dada a gravidade da situação, que é pública”. Questionado, Miguel Guimarães disse desconhecer se o obstetra continua a trabalhar.

Consultas canceladas

As consultas de ginecologia e obstetrícia estão esta sexta-feira canceladas na Eco Sado, onde foi acompanhada a mulher que deu à luz o bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves.

A notícia foi confirmada pelo Diário de Notícias, que acrescenta que não há previsão de quando é que o serviço será restabelecido. As restantes especialidades estão a funcionar.

Artur Carvalho, o médico que não detetou as malformações do bebé não se encontrava na clínica a meio da tarde desta sexta-feira e da receção não existia informação sobre se iria comparecer na clínica de Setúbal, situada junto ao hospital São Bernardo.

O médico acompanhou a mãe de Rodrigo durante a gravidez e não detetou malformações nas três ecografias realizadas na clínica privada. O bebé nasceu a 7 de outubro no Hospital de São Bernardo sem olhos, sem nariz e sem uma parte do crânio.

Entretanto, o Centro Hospitalar de Setúbal anunciou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar se foram efetuados corretamente todos os procedimentos no parto do bebé que nasceu com malformações.

O Ministério Público também abriu um inquérito ao caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves que não terão sido detetadas durante a gravidez.

Segundo a Ordem, o médico em causa tem oito processos em instrução no conselho disciplinar sul da Ordem. Os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico em causa, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Só num exame feito noutra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem.

O bebé, chamado Rodrigo, completou esta quinta-feira 10 dias, apesar de o prognóstico inicial lhe dar apenas algumas horas de vida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …