Ordem dos Médicos abre inquérito com “urgência” a obstetra que não detetou malformações de bebé

A Ordem dos Médicos vai solicitar “com urgência” a abertura de um processo disciplinar ao obstetra Artur Carvalho, médico assistente graduado sénior, que, alegadamente, não detetou malformações graves no bebé que nasceu sem rosto a 7 de outubro no Hospital de Setúbal.

Em conferência de imprensa esta tarde, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o vice presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Jorge Penedo, enviaram uma mensagem de solidariedade para a família “que está a passar um momento difícil,” e anunciou que iria solicitar “com urgência” a abertura de um processo disciplinar ao obstetra Artur Carvalho, médico assistente graduado sénior, que, alegadamente, não detetou malformações graves no bebé que nasceu sem rosto a 7 de outubro no Hospital de Setúbal.

A Ordem dos Médicos disse ao Diário de Notícias que há pelo menos oito queixas contra este profissional, e anunciou que vai requerer ainda ao Conselho Superior – que tutela sobre o trabalho dos conselhos disciplinares – uma reunião de urgência. Esta sexta-feira, anunciou que há cinco queixas à Ordem relacionadas com atos médicos de Artur Carvalho, mas desconhece os casos.

Quanto ao Conselho Disciplinar do Sul quer que este ouça “com urgência” o obstetra e que decida se vai suspender o médico ou não, “dada a gravidade da situação, que é pública”. Questionado, Miguel Guimarães disse desconhecer se o obstetra continua a trabalhar.

Consultas canceladas

As consultas de ginecologia e obstetrícia estão esta sexta-feira canceladas na Eco Sado, onde foi acompanhada a mulher que deu à luz o bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves.

A notícia foi confirmada pelo Diário de Notícias, que acrescenta que não há previsão de quando é que o serviço será restabelecido. As restantes especialidades estão a funcionar.

Artur Carvalho, o médico que não detetou as malformações do bebé não se encontrava na clínica a meio da tarde desta sexta-feira e da receção não existia informação sobre se iria comparecer na clínica de Setúbal, situada junto ao hospital São Bernardo.

O médico acompanhou a mãe de Rodrigo durante a gravidez e não detetou malformações nas três ecografias realizadas na clínica privada. O bebé nasceu a 7 de outubro no Hospital de São Bernardo sem olhos, sem nariz e sem uma parte do crânio.

Entretanto, o Centro Hospitalar de Setúbal anunciou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar se foram efetuados corretamente todos os procedimentos no parto do bebé que nasceu com malformações.

O Ministério Público também abriu um inquérito ao caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves que não terão sido detetadas durante a gravidez.

Segundo a Ordem, o médico em causa tem oito processos em instrução no conselho disciplinar sul da Ordem. Os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico em causa, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Só num exame feito noutra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem.

O bebé, chamado Rodrigo, completou esta quinta-feira 10 dias, apesar de o prognóstico inicial lhe dar apenas algumas horas de vida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.