Caso do bebé sem rosto. Médico que fez ecografias já teve pelo menos oito queixas na Ordem

O médico obstetra que fez as ecografias a Rodrigo, o bebé de dez dias que nasceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, sem rosto, foi alvo de pelo menos oito queixas na Ordem dos Médicos, escreve esta sexta-feira o Diário de Notícias.

De acordo com o diário, que avança o número depois de o Correio da Manhã ter noticiado que uma criança tinha nascido com malformações graves que não foram detetadas nas ecografias realizadas durante a gravidez, foram pelo menos oito as queixas, sendo que algumas foram entretanto arquivadas.

Um dos casos mais antigo, conta o matutino, remota a 2011: Luana nasceu com malformações graves que não foram detetadas nas ecografias realizadas numa clínica privada por Artur Carvalho, o mesmo médico que fez as ecografias a Rodrigo também numa clínica privada.

“Sei de bebés que nasceram com anomalias, e isso infelizmente acontece, apesar de todos os exames médicos que fazemos. Em lado nenhum a segurança é de 100 por cento e às vezes aparecem anomalias. Fiquei muito triste com isso porque o nosso trabalho é exatamente para prevenir essas coisas”, disse o médico, em 2011, à Lusa, citado pelo DN.

Os pais de Luana apresentaram queixa à Ordem dos Médicos e ao Ministério Público, mas o caso acabou por ser arquivado por ambos os organismos.

De acordo com a agência Lusa, o médico teria já duas outras queixas na altura em que a Luana nasceu: uma das quais foi arquivada e a outra, escreve o Diário de Notícias, deve também ter sido, uma vez que se passaram já oito anos.

Esta quinta-feira, e depois de o Correio da Manhã avançar a notícia, a Lusa confirmou junto da Ordem dos Médicos que, atualmente, o médico em causa tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos.

A estes, junta-se o Rodrigo, fazendo um total de oito processos desde 2011.

O Diário de Notícias tentou, sem sucesso, saber junto da Ordem se todos as queixas estão relacionadas com casos semelhantes aos de Rodrigo e Luana.

Num comunicado enviado às redações e citado pelo Expresso, o presidente da Ordem, Miguel Guimarães, assegurou esta quinta-feira que já pediu esclarecimentos ao Conselho Disciplinar do Sul sobre Artur Carvalho e que a Ordem vai continuar a acompanhar o caso.

“Perante a gravidade dos factos relatados, informo que já interpelei o seu presidente [do Conselho Disciplinar], pedindo um esclarecimento cabal perante os vários processos que tem em análise”, afirma, citado em nota de imprensa Miguel Guimarães, que apela ainda a uma ação “rápida, eficaz e justa”.

“Erro grosseiro”

Especialistas ouvidos pelo agência Lusa, pelo jornal Público e pelo jornal Observador consideraram que não detetar a ausência de partes do rosto, como é o caso do nariz, durante uma ecografia é um “erro grosseiro”.

Ao Observador, o obstetra Diogo Ayres de Campos afirma que que “há malformações que são muito óbvias”, dando conta que “malformações como a ausência de olhos e uma implantação anormal do nariz fazem parte da rotina da ecografia das 22 semanas”.

“A não deteção dessas malformações é um erro. Há pessoas que fazem ecografias e têm mais experiência e mais conhecimento e há pessoas que têm menos. Mas isto é um erro muito grosseiro”, afirmou o especialista.

“Avaliando o rosto de um bebé na ecografia e não detetar a ausência do nariz é “um erro grosseiro”, explicou Álvaro Cohen, médico obstetra e coordenador da comissão técnica em ecografia obstétrica do Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, que falava em declarações ao jornal Público.

Por sua vez, o presidente da Sociedade de Obstetrícia, Luís Graça, que falava à Lusa, recusou comentar o caso de Rodrigo em concreto, dizendo contudo que um bebé sem olhos, nariz e parte do crânio deveria ser identificável numa ecografia.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …