Os famosos Campos Elísios vão transformar-se no novo “jardim” de Paris

(dr) PCA-STREAM

A famosa Avenida dos Campos Elísios, no coração de Paris, em França, vai ser alvo de uma grande transformação depois de 2024. O objetivo é torná-la mais apelativa não só para turistas, mas também para os próprios parisienses.

Quem conhece bem a chamada “Cidade Luz” sabe que a Avenida dos Campos Elísios, que vai desde o emblemático Arco do Triunfo à Praça da Concórdia, é uma das zonas mais prestigiadas de Paris.

A ampla avenida, atualmente com oito faixas destinadas ao trânsito, está repleta de cinemas, cafés, restaurantes e lojas de luxo, sendo uma das zonas mais caras da capital. Mas agora, conta o canal de televisão CNN, os Champs-Élysées estão prestes a mudar.

Depois de terem recebido luz verde da presidente da Câmara, Anne Hidalgo, o arquiteto Philippe Chiambaretta e a sua agência PCA-STREAM poderão avançar com o seu plano para transformá-la numa avenida “mais verde”.

Segundo a estação televisiva, o tráfego de veículos será reduzido para metade e os pedestres poderão usufruir de passeios mais largos e com mais espaços verdes. O objetivo desta transformação é atrair mais visitantes a uma zona que, antes da pandemia de covid-19, começou a perder o seu brilho, sobretudo depois de algumas manifestações violentas do movimento dos “coletes amarelos”.

“A lendária avenida perdeu o seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonada pelos parisienses e atingida por várias crises: os coletes amarelos, as greves, uma crise económica e sanitária”, afirmou, em comunicado, o Comité dos Campos Elísios, uma associação local que trabalha para promover e desenvolver esta área, congratulando-se com as novidades anunciadas pela autarca.

Numa entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, Hidalgo anunciou que a primeira fase do projeto vai focar-se na renovação da Praça da Concórdia, que terá de acontecer antes de a capital receber os Jogos Olímpicos de 2024. A autarca acrescentou que a restante reforma só será concluída depois desse megaevento desportivo.

No entanto, as autoridades locais estão a trabalhar num plano mais amplo de revitalização antes das Olimpíadas. Espaços abandonados ou desatualizados vão ganhar uma nova vida como restaurantes, hotéis temáticos, museus e locais de lazer.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …