Os famosos Campos Elísios vão transformar-se no novo “jardim” de Paris

(dr) PCA-STREAM

A famosa Avenida dos Campos Elísios, no coração de Paris, em França, vai ser alvo de uma grande transformação depois de 2024. O objetivo é torná-la mais apelativa não só para turistas, mas também para os próprios parisienses.

Quem conhece bem a chamada “Cidade Luz” sabe que a Avenida dos Campos Elísios, que vai desde o emblemático Arco do Triunfo à Praça da Concórdia, é uma das zonas mais prestigiadas de Paris.

A ampla avenida, atualmente com oito faixas destinadas ao trânsito, está repleta de cinemas, cafés, restaurantes e lojas de luxo, sendo uma das zonas mais caras da capital. Mas agora, conta o canal de televisão CNN, os Champs-Élysées estão prestes a mudar.

Depois de terem recebido luz verde da presidente da Câmara, Anne Hidalgo, o arquiteto Philippe Chiambaretta e a sua agência PCA-STREAM poderão avançar com o seu plano para transformá-la numa avenida “mais verde”.

Segundo a estação televisiva, o tráfego de veículos será reduzido para metade e os pedestres poderão usufruir de passeios mais largos e com mais espaços verdes. O objetivo desta transformação é atrair mais visitantes a uma zona que, antes da pandemia de covid-19, começou a perder o seu brilho, sobretudo depois de algumas manifestações violentas do movimento dos “coletes amarelos”.

“A lendária avenida perdeu o seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonada pelos parisienses e atingida por várias crises: os coletes amarelos, as greves, uma crise económica e sanitária”, afirmou, em comunicado, o Comité dos Campos Elísios, uma associação local que trabalha para promover e desenvolver esta área, congratulando-se com as novidades anunciadas pela autarca.

Numa entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, Hidalgo anunciou que a primeira fase do projeto vai focar-se na renovação da Praça da Concórdia, que terá de acontecer antes de a capital receber os Jogos Olímpicos de 2024. A autarca acrescentou que a restante reforma só será concluída depois desse megaevento desportivo.

No entanto, as autoridades locais estão a trabalhar num plano mais amplo de revitalização antes das Olimpíadas. Espaços abandonados ou desatualizados vão ganhar uma nova vida como restaurantes, hotéis temáticos, museus e locais de lazer.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …