Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, os de 2028 em Los Angeles

Depois de alguns meses de especulações, o Comité Olímpico Internacional anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com Los Angeles para que a cidade americana sedie os Jogos de 2028. Com isso, Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

“O COI comemora esta decisão do Comité de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato de cidade-sede de 2028 de forma transparente e no momento correto”, declarou o presidente do comité internacional, Thomas Bach, em comunicado.

Los Angeles apresentou uma excelente candidatura, que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico”, acrescentou Bach.

À espera do trâmite formal da votação do Conselho Municipal e do Comité Olímpico Americano, o pacto, que conta com o apoio do presidente Donald Trump, prevê que Los Angeles receberá 1,8 mil milhões de dólares do COI.

A ratificação da escolha das sedes das duas edições dos Jogos, entretanto, acontecerá apenas a 13 de setembro, na Sessão de Lima do comité. Bach confia num acordo que, na sua perspectiva, beneficiará Paris, Los Angeles e o próprio COI.

“Estamos muito confiantes em termos podido chegar a um acordo tripartido sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação ganha-ganha-ganha para as três partes. O acordo vai ser levado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, esclareceu o dirigente, que deu detalhes da proposta da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos.

“As autoridades de Los Angeles apresentaram uma forte e entusiasmada candidatura, que admite as prioridades de sustentabilidade contida na Agenda Olímpica 2020. Estamos muito felizes por poder expandir o impacto do programa de desporto juvenil e apoiar o estilo de vida saudável dos ‘angelinos’ para os próximos 11 anos”, destacou.

Eric Garcetti, presidente da Cãmara da cidade norte-americana, que até agora disputava com Paris a sede dos Jogos em 2024, também comemorou o anúncio, e lembrou que Los Angeles recebeu o evento com sucesso em 1932 e 1984.

“É um dia histórico para a cidade, para os Estados Unidos e para os movimentos Olímpico e Paralímpico no mundo todo. Hoje demos um grande passo para devolver os Jogos à cidade pela primeira vez numa geração, e começar um novo capítulo na história olímpica de Los Angeles”, declarou.

Com a escolha de Los Angeles para sediar os Jogos Olímpico de 2028, a cidade de Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

Valentin Flauraud / EPA

O presidente francés, Emmanuel Macron, na apresentação da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos de 2024

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …