Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, os de 2028 em Los Angeles

Depois de alguns meses de especulações, o Comité Olímpico Internacional anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com Los Angeles para que a cidade americana sedie os Jogos de 2028. Com isso, Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

“O COI comemora esta decisão do Comité de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato de cidade-sede de 2028 de forma transparente e no momento correto”, declarou o presidente do comité internacional, Thomas Bach, em comunicado.

Los Angeles apresentou uma excelente candidatura, que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico”, acrescentou Bach.

À espera do trâmite formal da votação do Conselho Municipal e do Comité Olímpico Americano, o pacto, que conta com o apoio do presidente Donald Trump, prevê que Los Angeles receberá 1,8 mil milhões de dólares do COI.

A ratificação da escolha das sedes das duas edições dos Jogos, entretanto, acontecerá apenas a 13 de setembro, na Sessão de Lima do comité. Bach confia num acordo que, na sua perspectiva, beneficiará Paris, Los Angeles e o próprio COI.

“Estamos muito confiantes em termos podido chegar a um acordo tripartido sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação ganha-ganha-ganha para as três partes. O acordo vai ser levado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, esclareceu o dirigente, que deu detalhes da proposta da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos.

“As autoridades de Los Angeles apresentaram uma forte e entusiasmada candidatura, que admite as prioridades de sustentabilidade contida na Agenda Olímpica 2020. Estamos muito felizes por poder expandir o impacto do programa de desporto juvenil e apoiar o estilo de vida saudável dos ‘angelinos’ para os próximos 11 anos”, destacou.

Eric Garcetti, presidente da Cãmara da cidade norte-americana, que até agora disputava com Paris a sede dos Jogos em 2024, também comemorou o anúncio, e lembrou que Los Angeles recebeu o evento com sucesso em 1932 e 1984.

“É um dia histórico para a cidade, para os Estados Unidos e para os movimentos Olímpico e Paralímpico no mundo todo. Hoje demos um grande passo para devolver os Jogos à cidade pela primeira vez numa geração, e começar um novo capítulo na história olímpica de Los Angeles”, declarou.

Com a escolha de Los Angeles para sediar os Jogos Olímpico de 2028, a cidade de Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

Valentin Flauraud / EPA

O presidente francés, Emmanuel Macron, na apresentação da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos de 2024

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …