/

Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, os de 2028 em Los Angeles

Depois de alguns meses de especulações, o Comité Olímpico Internacional anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com Los Angeles para que a cidade americana sedie os Jogos de 2028. Com isso, Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

“O COI comemora esta decisão do Comité de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato de cidade-sede de 2028 de forma transparente e no momento correto”, declarou o presidente do comité internacional, Thomas Bach, em comunicado.

Los Angeles apresentou uma excelente candidatura, que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico”, acrescentou Bach.

À espera do trâmite formal da votação do Conselho Municipal e do Comité Olímpico Americano, o pacto, que conta com o apoio do presidente Donald Trump, prevê que Los Angeles receberá 1,8 mil milhões de dólares do COI.

A ratificação da escolha das sedes das duas edições dos Jogos, entretanto, acontecerá apenas a 13 de setembro, na Sessão de Lima do comité. Bach confia num acordo que, na sua perspectiva, beneficiará Paris, Los Angeles e o próprio COI.

“Estamos muito confiantes em termos podido chegar a um acordo tripartido sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação ganha-ganha-ganha para as três partes. O acordo vai ser levado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, esclareceu o dirigente, que deu detalhes da proposta da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos.

“As autoridades de Los Angeles apresentaram uma forte e entusiasmada candidatura, que admite as prioridades de sustentabilidade contida na Agenda Olímpica 2020. Estamos muito felizes por poder expandir o impacto do programa de desporto juvenil e apoiar o estilo de vida saudável dos ‘angelinos’ para os próximos 11 anos”, destacou.

Eric Garcetti, presidente da Cãmara da cidade norte-americana, que até agora disputava com Paris a sede dos Jogos em 2024, também comemorou o anúncio, e lembrou que Los Angeles recebeu o evento com sucesso em 1932 e 1984.

“É um dia histórico para a cidade, para os Estados Unidos e para os movimentos Olímpico e Paralímpico no mundo todo. Hoje demos um grande passo para devolver os Jogos à cidade pela primeira vez numa geração, e começar um novo capítulo na história olímpica de Los Angeles”, declarou.

Com a escolha de Los Angeles para sediar os Jogos Olímpico de 2028, a cidade de Paris torna-se a única candidata a receber as Olimpíadas de 2024.

Valentin Flauraud / EPA

O presidente francés, Emmanuel Macron, na apresentação da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos de 2024

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.