/

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping.

A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que no último ano revelou ter sofrido uma depressão, anunciou esta quarta-feira o fim da carreira desportiva, aos 22 anos, na qual se sagrou campeã olímpica e mundial.

Estou prestes a começar um novo capítulo na minha vida. Obrigado a todos os que me apoiaram neste caminho”, disse a nadadora, em comunicado, acrescentando querer viver coisas simples, crescer, e conhecer-se melhor e ao mundo.

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado no início de maio que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping, o que a afastaria dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“A nadadora assumiu a total responsabilidade de falhar os controlos”, explicou a federação, acrescentando que Meilutyte não informou as autoridades internacionais de antidopagem dos locais em que permanecia, a fim de poder ser testada para substâncias ilegais.

Com apenas 15 anos, Meilutyte conquistou nos Jogos Olímpicos Londres 2012 a medalha de ouro nos 100 metros bruços, antes de alcançar igualmente o título mundial, no ano seguinte, em Barcelona, Espanha.

Ainda em 2017, um grupo de hackers russos acusou Michael Phelps de tomar substância proibida em cavalos. O nadador terá usado a substância gabapentina durante o torneio Arena Pro Swim Series, nos EUA, em Abril de 2016, isto é, antes de ter vencido seis medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na declaração de Michael Phelps, com data de 13 de Abril de 2016, constará que o atleta tomou três comprimidos de gabapentina. O grupo de hackers insinua, assim, que a Agência Mundial Antidoping (WADA) permite uma espécie de “doping legal” dos atletas de alta competição.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.