Campanha anti-corrupção na China atingiu a cúpula do poder

天下文章一大抄 / Wikimedia

Congresso do Partido Comunista da China

Congresso do Partido Comunista da China

A campanha anti-corrupção na China deu um histórico passo em frente hoje, com o anúncio da prisão do antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang, considerado até há pouco tempo um dos homens mais poderosos do país.

Zhou Yongkang, 72 anos, é o primeiro ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC) preso por corrupção desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

Em julho passado, a Comissão Central de Disciplina do PCC anunciou que estava a investigar Zhou Yongkang, mas especulava-se sobre se a atual liderança teria força para enviar o caso para as instâncias judiciais e processá-lo criminalmente.

“A Suprema Procuradoria Popular abriu uma investigação sobre os suspeitos crimes de Zhou Yongkang e decidiu prendê-lo de acordo com a lei”, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua esta madrugada.

O Comité Permanente do Politburo do PCC, composto apenas por sete elementos e liderado pelo secretário-geral do partido, o cargo político mais importante do país, é a cúpula do poder na China.

Durante os cinco anos em que fez parte daquele órgão, até novembro de 2012, Zhou Yongkang supervisionou o aparelho de Segurança da China, incluindo policia e tribunais. Diz-se que dispunha de um orçamento superior ao das Forças Armadas.

SFT HQ / Flickr

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Zhou Yongkang aderiu ao PCC em 1964 e fez grande parte da sua carreira no setor petrolífero, um dos mais ricos monopólios estatais.

Antes de chegar ao topo do poder, dirigiu a organização do Partido na província de Sichuan, no sudoeste da China, e foi ministro da Segurança Pública.

Dezenas de antigos colaboradores e familiares de Zhou Yongkang, entre os quais um filho, Zhou Bin, foram presos ao longo deste ano.

Zhou Yongkang “abusou do seu poder para ajudar familiares, amantes e amigos a obter grandes lucros em negócios que causaram graves prejuízos ao património do estado”, revela a Xinhua, citando conclusões da investigação feita pela Comissão Central de Disciplina do PCC.

Yongkang é acusado de ter aceite “elevados subornos” e de “revelar segredos do Partido e do país”.

Como outros lideres afastados por corrupção e abuso do poder, Zhou Yongkang foi também acusado de “adultério com um certo número de mulheres” e de ter “trocado o poder por sexo e por dinheiro”.

O combate à corrupção, considerado “uma luta de vida ou de morte” para assegurar a credibilidade do PCC e a sua permanência no poder, tem sido uma prioridade desde que o atual presidente, Xi Jinping, assumiu a chefia do Partido, há dois anos.

Xi Jinping prometeu “combater tanto as moscas como os tigres“, numa alusão aos altos quadros do PCC que durante muito tempo pareciam agir com total impunidade.

Um ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, o general Xu Caihuo, e dezenas de outros quadros dirigentes já foram presos.

A atual liderança chinesa insiste que “ninguém está acima da lei”, tentando contrair a generalizada ideia de que “o primado da lei” ainda não é a regra e que em muitos aspetos “a China é governada por homens e não pelas leis”.

Xi Jinping, entretanto, está a emergir como um dos mais fortes líderes chineses das últimas décadas. Já lhe chamaram “Imperador Xi” e “Presidente Imperial”.

A corrupção, na China, é um dos crimes punidos com a morte, mas nos casos mais graves julgados recentemente a pena capital tem sido substituída por prisão perpétua.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …