/

Camiões de gente à boleia apanhados de cima da ponte

O fotógrafo dominicano Alejandro Cartagena instalou-se em cima de uma ponte para mostrar o impacto social das periferias na paisagem urbana do México.

O projecto “Car Poolers” mostra trabalhadores que partilham boleia em camionetas, um tipo de transporte bastante comum nos países em desenvolvimento, a caminho de um bairro rico da Cidade do México.

Cartagena tirou as fotos para este projecto numa ponte por cima da estrada 85 de Monterey, tendo conseguido capturar imagens espectaculares, diferentes do esperado e principalmente que mostram com espontaneidade momentos apanhados a quem precisava de por ali passar.

As imagens de Cartagena, apesar de capturarem momentos efémeros, dão uma ideia da vida das pessoas da região e de suas rotinas.

As fotos mostram os trabalhadores, encostados uns nos outros, partilhando o espaço da carrinha, em alguns casos com as suas ferramentas. Por vezes, concentrados em algum passatempo para encurtar a viagem.

O trabalho do fotógrafo realça a forma como os bairros perto de Monterey mudaram não apenas a paisagem, mas também a cidade e o comportamento dos seus habitantes.

‘As imagens tratam de questões ligadas ao excesso do crescimento (das cidades) no México, onde bairros de periferia estão a ser construídos longe dos centros urbanos’, diz Cartagena à BBC. “Isto aumenta os tempos de viagens e o consumo de combustíveis”, acrescentou.

Alejandro Cartagena nasceu na República Dominicana mas vive e trabalha em Monterey, no México. Especializou-se em captar fotos que examinam e expõem questões sociais, urbanas e ambientais.

As fotos do projecto “Car Poolers” estão em exposição até o dia 31 de janeiro na galeria United Photo Industries HQ, em Nova York.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.