Camiões de gente à boleia apanhados de cima da ponte

O fotógrafo dominicano Alejandro Cartagena instalou-se em cima de uma ponte para mostrar o impacto social das periferias na paisagem urbana do México.

O projecto “Car Poolers” mostra trabalhadores que partilham boleia em camionetas, um tipo de transporte bastante comum nos países em desenvolvimento, a caminho de um bairro rico da Cidade do México.

Cartagena tirou as fotos para este projecto numa ponte por cima da estrada 85 de Monterey, tendo conseguido capturar imagens espectaculares, diferentes do esperado e principalmente que mostram com espontaneidade momentos apanhados a quem precisava de por ali passar.

As imagens de Cartagena, apesar de capturarem momentos efémeros, dão uma ideia da vida das pessoas da região e de suas rotinas.

As fotos mostram os trabalhadores, encostados uns nos outros, partilhando o espaço da carrinha, em alguns casos com as suas ferramentas. Por vezes, concentrados em algum passatempo para encurtar a viagem.

O trabalho do fotógrafo realça a forma como os bairros perto de Monterey mudaram não apenas a paisagem, mas também a cidade e o comportamento dos seus habitantes.

‘As imagens tratam de questões ligadas ao excesso do crescimento (das cidades) no México, onde bairros de periferia estão a ser construídos longe dos centros urbanos’, diz Cartagena à BBC. “Isto aumenta os tempos de viagens e o consumo de combustíveis”, acrescentou.

Alejandro Cartagena nasceu na República Dominicana mas vive e trabalha em Monterey, no México. Especializou-se em captar fotos que examinam e expõem questões sociais, urbanas e ambientais.

As fotos do projecto “Car Poolers” estão em exposição até o dia 31 de janeiro na galeria United Photo Industries HQ, em Nova York.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …