Caminhada nórdica é o melhor exercício

Vijay.shivu / Wikimedia

Caminhada nórdica

Estudo comparou a caminhada que inclui bastões com outros exercícios como remo, ciclismo e treinos de alta intensidade.

Exercício físico. Um tema recorrente em milhões de casas.

Todos sabemos que fazer exercício traz diversos benefícios para a saúde e que pode prolongar a vida da pessoa.

E qual é a melhor hora para o fazer?

E onde está a molécula que permite benefícios semelhantes sem ser preciso fazer exercício físico?

Afinal, correr é a melhor forma de realizar exercício físico? Se calhar não.

De acordo com um estudo recente publicado no Canadian Journal of Cardiology, a caminhada nórdica é o melhor exercício físico.

De acordo com a revista Visão, 130 pessoas envolveram-se nesta investigação, que durou quase três meses.

A caminhada nórdica – realizada com bastões – foi comparada com exercícios físicos contínuos e moderados (remo, ciclismo…) e com treinos de alta intensidade.

A rotina de muitos finlandeses levou a melhor. Todos ajudam em casos de depressão e todos contribuem para melhorar a qualidade de vida, mas a caminhada nórdica melhora também a capacidade funcional das pessoas.

Quem prefere a caminhada nórdica, vê as suas capacidades funcionais aumentarem 19%. Os treinos de alta intensidade melhoram essas capacidades em 13% e os casos de remo ou ciclismo, entre outros, sobem 12%.

Os “segredos” estarão no exercício dos músculos e nos bastões.

80% ou 90% dos nossos músculos estão a mexer, na caminhada nórdica – caminhar ou correr, por exemplo, implica o movimento de 40% dos músculos, lembra a American Nordic Walking Association.

Os bastões permitem que a velocidade e o controlo da postura sejam superiores – embora seja precisa muita coordenação e muito equilíbrio para realizar a caminhada nórdica. E é preciso muito cuidado, para quem não está habituado.

“A nossa investigação, ao mostrar os benefícios superiores da caminhada nórdica sobre a capacidade funcional, destaca uma opção alternativa de exercício que requer um custo e equipamento mínimos para melhorar a saúde física e mental”, afirmou Jennifer Reed, autora do estudo.

Agora a equipa de investigação vai procurar perceber as vantagens da caminhada nórdica na força superior e inferior do corpo e em indicadores de saúde cardiovascular.

  ZAP //

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