Cameron arrasa Boris Johnson por apoiar o Brexit

The Prime Minister's Office / Flickr

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro inglês lançou um ataque contra o amigo da Câmara de Londres no discurso desta segunda-feira na Câmara dos Comuns.

Depois de Boris Johnson, o mayor londrino, ter anunciado que vai defender a saída do Reino Unido da União Europeia, o primeiro-ministro inglês não se conteve e, apesar de nunca referir nomes, foi claro o ataque ao “amigo”.

Segundo o jornal The Guardian, David Cameron “ridicularizou” o presidente da Câmara de Londres com fortes indiretas no final do discurso que aconteceu ontem na Câmara dos Comuns.

“Eu não estou a pensar numa próxima reeleição. A minha única agenda é pensar no que é melhor para o país”, afirmou. O presidente da Câmara londrino é muitas vezes referenciado como um dos favoritos a suceder a Cameron.

“Conheço muitos casais que iniciaram processos de divórcio. Mas não conheço nenhum que começou a divorciar-se para depois renovar os seus votos de casamento”, comparou com ironia.

Apesar de não ser explícito, o mayor já deixou entender que o Brexit pode ser uma boa alternativa para que depois o país consiga chegar a um melhor acordo com Bruxelas.

“Não me vou pronunciar sobre a ironia de algumas pessoas que querem votar para sair para depois voltar a entrar. Tal abordagem ignora pontos cruciais sobre democracia, diplomacia e legalidade”, continuou, citado pelo The Telegraph.

Ainda durante o discurso, Cameron alertou para que esta saída da União Europeia pode representar “um salto no escuro” que poderá “prejudicar os trabalhadores durante anos”.

Boris foi o primeiro de várias figuras do Partido Conservador a posicionar-se a favor da saída do Reino Unido da UE, algo que foi visto como um duro golpe para Cameron.

O primeiro-ministro esperava uma frente unida entre os seus companheiros de partido a favor do “sim” à União Europeia.

O referendo à permanência do Reino Unido na UE foi marcado para o próximo dia 23 de junho.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …