Cameron arrasa Boris Johnson por apoiar o Brexit

The Prime Minister's Office / Flickr

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro inglês lançou um ataque contra o amigo da Câmara de Londres no discurso desta segunda-feira na Câmara dos Comuns.

Depois de Boris Johnson, o mayor londrino, ter anunciado que vai defender a saída do Reino Unido da União Europeia, o primeiro-ministro inglês não se conteve e, apesar de nunca referir nomes, foi claro o ataque ao “amigo”.

Segundo o jornal The Guardian, David Cameron “ridicularizou” o presidente da Câmara de Londres com fortes indiretas no final do discurso que aconteceu ontem na Câmara dos Comuns.

“Eu não estou a pensar numa próxima reeleição. A minha única agenda é pensar no que é melhor para o país”, afirmou. O presidente da Câmara londrino é muitas vezes referenciado como um dos favoritos a suceder a Cameron.

“Conheço muitos casais que iniciaram processos de divórcio. Mas não conheço nenhum que começou a divorciar-se para depois renovar os seus votos de casamento”, comparou com ironia.

Apesar de não ser explícito, o mayor já deixou entender que o Brexit pode ser uma boa alternativa para que depois o país consiga chegar a um melhor acordo com Bruxelas.

“Não me vou pronunciar sobre a ironia de algumas pessoas que querem votar para sair para depois voltar a entrar. Tal abordagem ignora pontos cruciais sobre democracia, diplomacia e legalidade”, continuou, citado pelo The Telegraph.

Ainda durante o discurso, Cameron alertou para que esta saída da União Europeia pode representar “um salto no escuro” que poderá “prejudicar os trabalhadores durante anos”.

Boris foi o primeiro de várias figuras do Partido Conservador a posicionar-se a favor da saída do Reino Unido da UE, algo que foi visto como um duro golpe para Cameron.

O primeiro-ministro esperava uma frente unida entre os seus companheiros de partido a favor do “sim” à União Europeia.

O referendo à permanência do Reino Unido na UE foi marcado para o próximo dia 23 de junho.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …