Câmaras arrecadam 300 euros por habitante em IMI, IMT e IUC

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

No último ano, as 308 câmaras do país obtiveram mais de três mil milhões de euros em receitas com impostos, à custa dos imóveis e da tributação sobre a circulação automóvel.

Em 2017, as câmaras obtiveram três mil milhões de euros em receitas com impostos, o que corresponde a uma média de 300 euros por cada habitante, avança esta sexta-feira o Correio da Manhã. Face a 2016, este valor representa um crescimento próximo de 250 milhões de euros, ou seja, mais 9% segundo a Autoridade Tributária.

O Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) explica, em parte, a subida das receitas camarárias, tendo em conta que 2017 foi um ano de forte dinâmica na compra e venda de casas. Em 2017, o Estado arrecadou um valor recorde de 905 milhões de euros com o IMT.

Neste parâmetro, destaca-se a Câmara Municipal de Lisboa que arrecadou mais de 460 milhões em impostos, sendo que só em IMT, recebeu mais 17 milhões face a 2016.

De acordo com o matutino, somando o montante de valores pagos em Imposto Único de Circulação (IUC), Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e IMT, as dez câmaras que mais dinheiro encaixaram pertencem, maioritariamente, às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Mas há exceções: o concelho de Loulé, que surge em 7.º lugar com a receita superior a 68 milhões, e Coimbra em 10.º, com cerca de 51 milhões de euros.

Depois de Lisboa, é Cascais que ocupa o segundo lugar da lista dos que obtiveram maior receita, com quase 134 milhões de euros, facto explicado pelo elevado valor patrimonial de parte do edificado existente no concelho. A terceira posição é ocupada pelo Porto, com mais de 118 milhões de euros.

Segue-se Sintra (mais de 95 milhões), Oeiras (91 milhões) e Gaia (75,6 milhões). Nos 10 primeiros estão ainda Loures em 8.º lugar, com uma receita superior a 56 milhões de euros, e Matosinhos em 9.º, com mais de 55 milhões de euros.

No extremo oposto, com valores entre 370 mil e 80 mil euros, surgem dois concelhos do Norte (Mesão Frio e Penedono), cinco do Alentejo (Alter do Chão, Mourão, Arronches, Monforte, e Barancos) e três dos Açores (Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Corvo).

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O esbulho que Medina e quejandos, fazem aos cidadãos, para além dos impostos que já pagam às finanças. Uma vergonha. Como é que há gente a votar nestes ladrões ?!

  2. e no entanto, salvo se calhar nem uma mão cheia delas, estão todas na falência.

    porque será?
    quem responsabiliza estas sras e srs presidentes?
    quando é que os cidadãos ganham juízo?

RESPONDER

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …

Paris acordou repleto de cartazes que denunciam violência contra as mulheres

Um dos bairros de Paris acordou com cartazes, escritos em português, numa ação de rua contra a violência sobre as mulheres, uma iniciativa do movimento "Collages Feminicides", que tem feito este tipo de ações ilegais …

Ana Julia Quezada declarada culpada no caso da morte de Gabriel

Um júri popular considerou esta quinta-feira por unanimidade que Ana Julia Quezada é culpada de assassinar, com maldade (que segundo o código pena espanhol serve de agravante penal), Gabriel, o filho de oito anos do …

Burger King vai deixar de oferecer brinquedos de plástico nas refeições infantis

A cadeia de hambúrgueres Burger King no Reino Unido vai deixar completamente de usar plástico não biodegradável nos brinquedos que acompanham as refeições infantis. A decisão segue-se a uma petição pública lançada no site Change.org por …

Presidente veta “barrigas de aluguer”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta quinta-feira a alteração à lei relativa à procriação medicamente assistida, em consequência de o Tribunal Constitucional (TC) ter declarado inconstitucional duas normas do diploma. “Na sequência …

Raquel é a nova embaixadora do combate às alterações climáticas da ONU

A investigadora Raquel Gaião Silva promete dar o seu melhor como embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas, estatuto que alcançou ao vencer um concurso internacional de vídeo promovido pela ONU. "É uma responsabilidade. …