Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

Pedro Nunes / Lusa

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar.

Em entrevista ao jornal Público e questionado sobre o número de casos ativos no concelho de Sintra, respondeu: “Pois. Ora, 1200 menos 565… Nós temos 700 e tal pessoas que não sabemos onde estão. Ou melhor, sabemos onde estão mas não foram contactadas. Não sabemos se estão em casa, se não estão…”.

O autarca conta que a região tem seis equipas multidisciplinares em terreno, uma por cada freguesia em calamidade – duas pessoas, um enfermeiro, um técnico de serviço social e um motorista – que depende depois do trabalho de outra equipa em backoffice que responde “às necessidades da pessoa confinada que sabe que tem o apoio social”.

Apesar destas equipas, Basílio Horta frisa que faltam recursos humanos. “A delegação de saúde de Sintra tem cinco pessoas, a da Amadora tem sete. Estamos fartos de dizer isto. O número de assistentes operacionais já foi reforçado, é verdade, mas temos de ter mais”.

Quanto aos 700 casos, o autarca diz esperar que sejam visitados até ao fim do mês.

“Sim, neste momento há cerca de 700 pessoas que ainda não foram visitadas. Eu espero que até ao fim do mês muitas das pessoas já estejam visitadas. Este trabalho e a consciência das pessoas é importantíssimo”, considerou.

Apesar das dificuldades de monitorização no concelho, o presidente mantém o otimismo dizendo que, até agora, têm conseguido quebrar as cadeias de transmissão. “O concelho é enorme e tem muita gente. É o concelho com maior número de jovens, maior número de imigrantes, são 10% da população. Não nos faltam problemas”, observou.

A pandemia de covid-19 já provocou 555 mil mortos e infetou mais de 12,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Portugal contabiliza pelo menos 1.646 mortos associados à covid-19 em 45.679 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …