Câmara do Porto está a comprar terreno para resolver problema de droga. Rui Moreira em isolamento

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto revelou esta terça-feira estar “em curso” o processo de aquisição de um terreno da Águas do Porto, no Fluvial, para voltar a permitir a circulação dos moradores, mas impedir o consumo de droga.

Na reunião privada do executivo na manhã desta terça-feira, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, questionou o executivo sobre o ponto da situação relativo a um caminho, próximo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sobreiras, que está atualmente com o acesso condicionado à circulação pedonal, dificultando a deslocação de moradores daquela zona.

De acordo com a síntese da sessão camarária disponibilizada pela maioria aos jornalistas, Rui Moreira informou que está em curso “o processo para aquisição à empresa municipal Águas do Porto do espaço ocupado por este caminho”, o que vai permitir “resolver a situação”.

Na reunião do executivo a 7 de dezembro, o autarca avançou que a autarquia estava a avaliar a transferência deste terreno, no Fluvial, com objetivo de impor um horário de acesso a um caminho e travar o consumo de droga.

“Está no nosso horizonte fazer duas coisas: uma delas é o caminho estar aberto durante o dia e ser encerrado durante a noite, até por razões de segurança. Parece-nos a solução mais razoável. Ou seja, ter uma rede e ter um portão e ser acionada de tal maneira que não cause constrangimentos aos moradores, pelo contrário, lhes garanta a segurança”, revelou à data, Rui Moreira, na sequência da intervenção de uma munícipe.

Guilhermina Gonçalves criticava a solução encontrada pela empresa municipal Águas do Porto que vedou os acessos laterais da ETAR das Sobreiras, encerrando com um “muro” um arruamento utilizado pelos moradores nas imediações da ETAR e que permitia ligar a zona junto ao rio ao jardim do Fluvial, onde o consumo de droga na via pública levou já à criação de um grupo informal em defesa de um “Jardim do Fluvial sem drogas”.

Reconhecendo que a situação carece da tomada de medidas de saúde pública e de policiamento, a munícipe defendeu que fosse restabelecida a circulação.

Na altura, adiantando que o município estava a monitorizar diariamente a situação naquele local, o independente explicou que a solução “preventiva” e “provisória” foi implementada a pedido do tal grupo de moradores informal, tendo em conta a proliferação do consumo de drogas na via pública e os atos de vandalismo no local.

Na reunião desta manhã, e ainda no período antes da ordem do dia, foi aprovada por unanimidade, uma moção do PSD de apoio à decisão do presidente da Câmara de suspender a obrigatoriedade do pagamento do estacionamento em toda a cidade.

À Lusa, Álvaro Almeida explicou que decidiu alterar a sua proposta de recomendação onde defendia o alargamento, a toda a cidade, da suspensão do pagamento de parquímetros durante o confinamento, depois de o presidente da Câmara do Porto, ter anunciado, na sexta-feira, que a medida entraria hoje em vigor.

Também o PS tinha já defendido que a suspensão do pagamento do estacionamento à superfície na zona da Foz, que entrou em vigor no dia 18 de janeiro, devia abranger toda a cidade, mostrando-se disponível para viabilizar o acordo com o concessionário.

A vereadora Ilda Figueiredo congratulou-se com a decisão, salientando que era também entendimento da coligação que a medida devia estender-se a toda a cidade.

Rui Moreira em isolamento profilático

De acordo com a TSF, Rui Moreira entrou esta terça-feira, já depois da reunião do executivo pela manhã, em isolamento profilático.

Apesar de ter testado negativo, o autarca está a trabalhar a partir de casa, depois de um funcionário da Câmara ter testado positivo à covid-19, na sequência de um conjunto de testes realizados a todos os voluntários que participaram na recolha dos votos dos eleitores confinados em casa e nos lares.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …