Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves (d)

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande “vive numa espécie de bolha incontactável” e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017.

A acusação é da deputada do PSD Teresa Morais que, em declarações à TSF, lamenta que “o senhor presidente [da Câmara] de Pedrógão Grande vive numa espécie de bolha incontactável”, “pensando que goza de uma imunidade absoluta e de inacessibilidade total”.

Teresa Morais nota que o autarca não responde “às perguntas dos jornalistas” e ainda que “não respondeu” ao requerimento enviado pelos deputados do PSD às autarquias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos para esclarecerem de que forma tinham sido gastos os donativos dos portugueses, no âmbito dos incêndios do ano passado.

A TSF aponta que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos respondeu agora à solicitação dos deputados sociais-democratas, depois de Castanheira de Pera já o ter feito.

A autarquia de Figueiró dos Vinhos recebeu cerca de 14 mil euros que foram entregues ao Fundo REVITA, e mais 33 mil euros que foram “geridos directamente pela Câmara”, conforme esclarece o presidente Jorge Abreu na TSF, frisando que se destinaram a “serviço de limpeza de vias, demolição de habitações ardidas, remoção dos escombros, abastecimento de água à população, nomeadamente alguma canalização destruída”.

Já a Câmara de Castanheira de Pera recebeu cerca de 13 mil euros, igualmente entregues ao Fundo REVITA, e donativos em espécie que foram geridos pela Organização Não Governamental Médicos do Mundo, esclarece Teresa Morais na TSF.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. So eu seiiii, porque nao dou donativossssss.
    Se quiserem dar alguma coisa dêm directamente a alguém, em caso algum dêm dinheiro ao Estado

    • Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
      O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
      NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

  2. faz dentro de poucos dias 5 anos que ardeu o caramulo e arredores onde morreram 9 bombeiros que foram culpados pela sua propria infelicidade pelos pulhiticos que nessa altura desgovernavam o país, comentadeiros de jornais e televisão e “ténicos” entre eles o incendiário mata suares e o iluminado xavier enviesgas. era ministro do pelouro o insuspeito macedo que agora está a contas com a justiça por roubo e outras habilidades, nunca assumiu a mais pequena parte de culpas e demitir-se nem pensar (não podia deixar em mãos alheias o trabalhoso processo dos vistos gold com o qual granjeou tantas simpatias e fama). os relatórios ainda não são completamente conhecidos e nunca se soube nem se saberá quanto custou tudo aquilo nem quem geriu o dinheiro ou o recebeu, nem vejo jornalistas interessados em nos informar acerca de tal mas os trauliteiros bacocos do partido do saudoso(deles) defunto acha que tudo pode exigir e nada tem que justificar, são uns tristes predestinados.

  3. Este tipo de comportamentos mostra a excelência do poder local que temos, tantas vezes incensado pelos nossos autarcas e dirigentes.
    Não se presta contas, desvia-se para outros fins dinheiro de donativos, organizam-se concursos à medida, favorecem-se empresas e candidatos amigos. Reina uma quase completa impunidade e muitos dos atuais presidentes de CM comportam-se como os antigos caciques e arranjam esquemas para se perpetuarem no poder. E ainda ficam muito indignados quando alguém ousa criticar a sua esclarecida e dedicada liderança ou se atreve a pedir informações.
    Claro que são eleitos. Mas não são são muito diferentes dos administradores dos concelhos nomeados no tempo do Estado Novo.

  4. Há muito tempo que o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande deveria estar PRESO, e esta de não querer divulgar as contas é, talvez, a razão menos importante.
    Pobre País.

  5. … mais um para não fugir á regra. Temos tantos a Presidentes de Camara ex reclusos que mais um sério não faz mal nenhum.
    Ao que isto chegou KKKKKKKKKKKKKKKKK, que LASTIMA.

  6. O presidente da Câmara de Pedrogão Grande parece ter-se abotoado com os donativos.
    E o que faz o Governo, o MP e a PJ ??
    Assiste e vai lendo estes artigos ??
    Quem conhece gente desta, é o Aga Khan, ( em outra notícia ) não quer intermediários.

  7. Mas tem que revelar! Era o que faltava! Donativos do povo, logo, tem que dar contas ao povo.

    É nestas e noutras que o presidente falha. Transparência e a seguir RUA!!!

  8. Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
    O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
    NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

RESPONDER

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …