Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves (d)

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande “vive numa espécie de bolha incontactável” e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017.

A acusação é da deputada do PSD Teresa Morais que, em declarações à TSF, lamenta que “o senhor presidente [da Câmara] de Pedrógão Grande vive numa espécie de bolha incontactável”, “pensando que goza de uma imunidade absoluta e de inacessibilidade total”.

Teresa Morais nota que o autarca não responde “às perguntas dos jornalistas” e ainda que “não respondeu” ao requerimento enviado pelos deputados do PSD às autarquias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos para esclarecerem de que forma tinham sido gastos os donativos dos portugueses, no âmbito dos incêndios do ano passado.

A TSF aponta que a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos respondeu agora à solicitação dos deputados sociais-democratas, depois de Castanheira de Pera já o ter feito.

A autarquia de Figueiró dos Vinhos recebeu cerca de 14 mil euros que foram entregues ao Fundo REVITA, e mais 33 mil euros que foram “geridos directamente pela Câmara”, conforme esclarece o presidente Jorge Abreu na TSF, frisando que se destinaram a “serviço de limpeza de vias, demolição de habitações ardidas, remoção dos escombros, abastecimento de água à população, nomeadamente alguma canalização destruída”.

Já a Câmara de Castanheira de Pera recebeu cerca de 13 mil euros, igualmente entregues ao Fundo REVITA, e donativos em espécie que foram geridos pela Organização Não Governamental Médicos do Mundo, esclarece Teresa Morais na TSF.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. So eu seiiii, porque nao dou donativossssss.
    Se quiserem dar alguma coisa dêm directamente a alguém, em caso algum dêm dinheiro ao Estado

    • Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
      O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
      NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

  2. faz dentro de poucos dias 5 anos que ardeu o caramulo e arredores onde morreram 9 bombeiros que foram culpados pela sua propria infelicidade pelos pulhiticos que nessa altura desgovernavam o país, comentadeiros de jornais e televisão e “ténicos” entre eles o incendiário mata suares e o iluminado xavier enviesgas. era ministro do pelouro o insuspeito macedo que agora está a contas com a justiça por roubo e outras habilidades, nunca assumiu a mais pequena parte de culpas e demitir-se nem pensar (não podia deixar em mãos alheias o trabalhoso processo dos vistos gold com o qual granjeou tantas simpatias e fama). os relatórios ainda não são completamente conhecidos e nunca se soube nem se saberá quanto custou tudo aquilo nem quem geriu o dinheiro ou o recebeu, nem vejo jornalistas interessados em nos informar acerca de tal mas os trauliteiros bacocos do partido do saudoso(deles) defunto acha que tudo pode exigir e nada tem que justificar, são uns tristes predestinados.

  3. Este tipo de comportamentos mostra a excelência do poder local que temos, tantas vezes incensado pelos nossos autarcas e dirigentes.
    Não se presta contas, desvia-se para outros fins dinheiro de donativos, organizam-se concursos à medida, favorecem-se empresas e candidatos amigos. Reina uma quase completa impunidade e muitos dos atuais presidentes de CM comportam-se como os antigos caciques e arranjam esquemas para se perpetuarem no poder. E ainda ficam muito indignados quando alguém ousa criticar a sua esclarecida e dedicada liderança ou se atreve a pedir informações.
    Claro que são eleitos. Mas não são são muito diferentes dos administradores dos concelhos nomeados no tempo do Estado Novo.

  4. Há muito tempo que o Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande deveria estar PRESO, e esta de não querer divulgar as contas é, talvez, a razão menos importante.
    Pobre País.

  5. … mais um para não fugir á regra. Temos tantos a Presidentes de Camara ex reclusos que mais um sério não faz mal nenhum.
    Ao que isto chegou KKKKKKKKKKKKKKKKK, que LASTIMA.

  6. O presidente da Câmara de Pedrogão Grande parece ter-se abotoado com os donativos.
    E o que faz o Governo, o MP e a PJ ??
    Assiste e vai lendo estes artigos ??
    Quem conhece gente desta, é o Aga Khan, ( em outra notícia ) não quer intermediários.

  7. Mas tem que revelar! Era o que faltava! Donativos do povo, logo, tem que dar contas ao povo.

    É nestas e noutras que o presidente falha. Transparência e a seguir RUA!!!

  8. Não ponha isso em termos políticos. …se fala das eleições legislativas…o PSD foi o vencedor ou já se esqueceu?
    O que aqui está em causa….é saber para onde foram os milhões de euros que foram doados para os Sofredores da terrível tragédia.
    NÃO SE BRINCA COM AS VIDAS DAS PESSOAS.

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …