Câmara de Lisboa oferece testes grátis à covid-19 aos moradores

websummit / Flickr

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O concelho de Lisboa vai pôr em marcha uma campanha de testagem à covid-19 “gratuita e universal”. Assim, a Câmara Municipal liderada por Fernando Medina vai disponibilizar testes rápidos aos moradores nas freguesias com mais casos de infectados.

A campanha é apresentada nesta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Lisboa, mas os seus moldes são antecipados pelo jornal Público.

A testagem “gratuita e universal” deverá arrancar no final da próxima semana. Os testes rápidos de antigénio serão destinados a quem vive nas freguesias com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

Cada morador poderá fazer dois testes gratuitos por mês, com um espaçamento de 15 dias.

Este será o maior processo de testagem a nível nacional e o objetivo é acompanhar o desconfinamento e procurar intervir o mais depressa possível para evitar o aumento descontrolado de contágios.

A campanha de testagem resulta de uma parceria da autarquia com a Associação Nacional de Farmácias.

Os testes poderão ser recolhidos nas várias farmácias da cidade e os resultados são de imediato registados no sistema nacional de vigilância epidemiológica – SINAVE.

As 24 freguesias de Lisboa deverão ter locais de recolha dos testes prontos a activar no caso de se ultrapassar a incidência de casos definida como patamar de risco.

Mas, para já, a testagem em massa deverá arrancar com apenas nove freguesias.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu comentário.
      O significado de “oferecer” não se reduz ao aspeto de uma transação económica sem custos. Tem por exemplo o significado de “disponibilizar”, ou “proporcionar”, que não pressupõem um contexto de transação económica.
      Além disso, se atentar a todos os significados do verbo, tal como os apresenta o Priberam, inclui o significado de “propor a venda de” — claramente, um uso de “oferecer” num contexto de transação económica.

      o·fe·re·cer
      (latim tardio *offerire, alteração do latim offero, offerre, oferecer)
      verbo transitivo
      1. Propor para aceitar.
      2. Dar (como oferta).
      3. Apresentar.
      4. Proporcionar.
      5. Dedicar.
      6. Manifestar.
      7. Propor a venda de.
      8. Propor o preço de.
      9. Ameaçar com.
      oferecer“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      Assim, quando se diz por exemplo que “a empresa X está a oferecer um novo serviço Y”, isso não pressupõe que o serviço seja gratuito. É uma expressão coloquial, com o significado de “está a disponibilizar um novo serviço”.
      Razão pela qual, não raramente, se diz que “a empresa X está a oferecer gratuitamente o serviço Y”, quando o mesmo é “oferecido” gratuitamente.
      Por exemplo, “oferecer” um serviço que é pago:
      Ei!” oferece serviço profissional de apoio aos emigrantesin Publico
      E por exemplo, “oferecer um serviço gratuito”:
      Santander oferece serviço médico gratuito a todos os clientesin Expresso

RESPONDER

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …