Câmara do Porto quer recolher obrigatório das trotinetes às 22 horas

1

A Câmara Municipal do Porto quer proceder a uma recolha obrigatória das trotinetes a partir das 22 horas e vai atribuir licenças – não renováveis – por cinco anos.

Até 21 de agosto está em consulta pública um novo regulamento para estes veículos, de acordo com o Dinheiro Vivo. A primeira proposta da Câmara foi contestada por três operadores, pela Deco e por especialistas em mobilidade. Algumas sugestões foram aceites, mas o município avançou com novas sugestões.

Entre as propostas estão a atribuição de licenças pagas, não renováveis, por cinco anos – na primeira proposta, eram três. Os operadores poderão ter, no máximo, 700 veículos nas estradas, só podendo aumentar para 900 trotinetes ou bicicletas com acordo prévio do município. Em Lisboa e noutras cidades portuguesas, os operadores não têm de pagar qualquer taxa pela ocupação do espaço público.

Os pontos de partilha são outra das especificidades do concurso do Porto. Há um número máximo de veículos que poderão ser estacionados nestes “hotspots”. Noutras cidades, os pontos de partilha não têm número limite de trotinetes ou de veículos.

A Câmara pretende também que haja uma recolha obrigatória dos veículos a partir das 22 horas. “Não somos contra as trotinetes. Devemos regular a sua ocupação do espaço público e não podemos ser um palco experimental”, disse ao Dinheiro Vivo a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

A Lime, a primeira plataforma que chegou a Portugal, contesta a recolha. “À noite, é um dos períodos em que os cidadãos mais necessitam desta alternativa. Esta medida viria a limitar o nosso serviço e o valor que as ofertas de micromobilidade podem acrescentar à cidade e aos seus cidadãos”, sustenta Alvaro Salvat, diretor-geral da Lime para Portugal e Espanha.

O regulamento para estes veículos será novamente avaliado em reunião de Câmara, em setembro, e terá de passar ainda pela Assembleia Municipal antes de ser publicado em edital. As propostas para regulamento deverão entrar em vigor em outubro.

ZAP //

1 Comment

  1. Os de mentes sábias logo perceberam ao ver, ruas, avenidas, parques congestionados com bicicletas, trotinetes usadas por adultos tal qual igual a marionetes exibindo-se como palhaços hipinotizados e o pior se achando que estão abafando. O que fazer né…Tentar reavivar a memória é pura perda de tempo. Uma vez sob o domínio da besta a cura só com uma terceira guerra mundial, para vencer todo mal criado para o domínio da terra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.