Câmara do Porto quer recolher obrigatório das trotinetes às 22 horas

A Câmara Municipal do Porto quer proceder a uma recolha obrigatória das trotinetes a partir das 22 horas e vai atribuir licenças – não renováveis – por cinco anos.

Até 21 de agosto está em consulta pública um novo regulamento para estes veículos, de acordo com o Dinheiro Vivo. A primeira proposta da Câmara foi contestada por três operadores, pela Deco e por especialistas em mobilidade. Algumas sugestões foram aceites, mas o município avançou com novas sugestões.

Entre as propostas estão a atribuição de licenças pagas, não renováveis, por cinco anos – na primeira proposta, eram três. Os operadores poderão ter, no máximo, 700 veículos nas estradas, só podendo aumentar para 900 trotinetes ou bicicletas com acordo prévio do município. Em Lisboa e noutras cidades portuguesas, os operadores não têm de pagar qualquer taxa pela ocupação do espaço público.

Os pontos de partilha são outra das especificidades do concurso do Porto. Há um número máximo de veículos que poderão ser estacionados nestes “hotspots”. Noutras cidades, os pontos de partilha não têm número limite de trotinetes ou de veículos.

A Câmara pretende também que haja uma recolha obrigatória dos veículos a partir das 22 horas. “Não somos contra as trotinetes. Devemos regular a sua ocupação do espaço público e não podemos ser um palco experimental”, disse ao Dinheiro Vivo a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

A Lime, a primeira plataforma que chegou a Portugal, contesta a recolha. “À noite, é um dos períodos em que os cidadãos mais necessitam desta alternativa. Esta medida viria a limitar o nosso serviço e o valor que as ofertas de micromobilidade podem acrescentar à cidade e aos seus cidadãos”, sustenta Alvaro Salvat, diretor-geral da Lime para Portugal e Espanha.

O regulamento para estes veículos será novamente avaliado em reunião de Câmara, em setembro, e terá de passar ainda pela Assembleia Municipal antes de ser publicado em edital. As propostas para regulamento deverão entrar em vigor em outubro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os de mentes sábias logo perceberam ao ver, ruas, avenidas, parques congestionados com bicicletas, trotinetes usadas por adultos tal qual igual a marionetes exibindo-se como palhaços hipinotizados e o pior se achando que estão abafando. O que fazer né…Tentar reavivar a memória é pura perda de tempo. Uma vez sob o domínio da besta a cura só com uma terceira guerra mundial, para vencer todo mal criado para o domínio da terra.

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …