Câmara de Coimbra dá manuais, cadernos e mochilas a alunos do primeiro ciclo

Bindaas Madhavi / Flickr

-

A Câmara de Coimbra entregou, na segunda-feira, manuais escolares, cadernos de exercícios e mochilas escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico dos estabelecimentos da rede pública no concelho.

Os manuais escolares e cadernos de exercícios destinam-se aos beneficiários de ação social escolar (primeiros três escalões do abono de família) e as mochilas a todos os alunos do primeiro ciclo.

A oferta, que resulta da decisão do executivo camarário de “reforçar a ação social escolar” a vários níveis, complementando medidas que vêm sendo adotadas pela administração central e pelos municípios, pretende “suavizar as dificuldades que as famílias têm vindo a atravessar” e contribuir para “garantir a todas as crianças a igualdade de oportunidades de acesso à educação e sucesso escolar”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado.

O autarca falava aos jornalistas, na segunda-feira, ao final da manhã, depois de se ter deslocado à Escola Básica do I ciclo de S. Martinho do Bispo e ao Centro Escolar da Solum-Sul, para entregar o ‘kit’ aos alunos destes estabelecimentos.

O alargamento dos apoios de ação social escolar aos alunos do 3.º escalão do abono de família “permite que sejam mais cerca de 900 alunos a ter também acesso gratuito aos manuais escolares e a outros bens e serviços prestados”, sublinhou Manuel Machado.

A Câmara de Coimbra apoia, este ano letivo, cerca de 2.700 alunos dos cerca de 4.800 matriculados nas escolas públicas do concelho.

O investimento do município na educação atinge, no ano letivo de 2016/17, perto de 4,5 milhões de euros (que representam um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior), a maior parte dos quais em refeições escolares (cerca de dois milhões de euros) e em apoios social escolar (cerca de 1,5 milhões de euros).

Além disso, a autarquia investirá cerca de 2,5 milhões de euros na reabilitação e beneficiação de escolas, entre as quais as de São Silvestre, Póvoa de São Martinho, Eiras, Taveiro, Quinta das Flores e Norton de Matos, adiantou Manuel Machado.

Pela primeira vez nos últimos dez anos, o número de crianças que entraram no ensino pré-escolar no concelho revela “uma tendência de crescimento“, sublinhou o presidente da Câmara, referindo que, no entanto, se trata de uma “tendência de inversão da regressão demográfica” muito ligeira.

“Mas não deixa de ser um indicador interessante”, pois permite “ter a expectativa numa inversão” da evolução demográfica registada nos últimos anos, concluiu Manuel Machado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …