Câmara de Coimbra dá manuais, cadernos e mochilas a alunos do primeiro ciclo

Bindaas Madhavi / Flickr

-

A Câmara de Coimbra entregou, na segunda-feira, manuais escolares, cadernos de exercícios e mochilas escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico dos estabelecimentos da rede pública no concelho.

Os manuais escolares e cadernos de exercícios destinam-se aos beneficiários de ação social escolar (primeiros três escalões do abono de família) e as mochilas a todos os alunos do primeiro ciclo.

A oferta, que resulta da decisão do executivo camarário de “reforçar a ação social escolar” a vários níveis, complementando medidas que vêm sendo adotadas pela administração central e pelos municípios, pretende “suavizar as dificuldades que as famílias têm vindo a atravessar” e contribuir para “garantir a todas as crianças a igualdade de oportunidades de acesso à educação e sucesso escolar”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado.

O autarca falava aos jornalistas, na segunda-feira, ao final da manhã, depois de se ter deslocado à Escola Básica do I ciclo de S. Martinho do Bispo e ao Centro Escolar da Solum-Sul, para entregar o ‘kit’ aos alunos destes estabelecimentos.

O alargamento dos apoios de ação social escolar aos alunos do 3.º escalão do abono de família “permite que sejam mais cerca de 900 alunos a ter também acesso gratuito aos manuais escolares e a outros bens e serviços prestados”, sublinhou Manuel Machado.

A Câmara de Coimbra apoia, este ano letivo, cerca de 2.700 alunos dos cerca de 4.800 matriculados nas escolas públicas do concelho.

O investimento do município na educação atinge, no ano letivo de 2016/17, perto de 4,5 milhões de euros (que representam um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior), a maior parte dos quais em refeições escolares (cerca de dois milhões de euros) e em apoios social escolar (cerca de 1,5 milhões de euros).

Além disso, a autarquia investirá cerca de 2,5 milhões de euros na reabilitação e beneficiação de escolas, entre as quais as de São Silvestre, Póvoa de São Martinho, Eiras, Taveiro, Quinta das Flores e Norton de Matos, adiantou Manuel Machado.

Pela primeira vez nos últimos dez anos, o número de crianças que entraram no ensino pré-escolar no concelho revela “uma tendência de crescimento“, sublinhou o presidente da Câmara, referindo que, no entanto, se trata de uma “tendência de inversão da regressão demográfica” muito ligeira.

“Mas não deixa de ser um indicador interessante”, pois permite “ter a expectativa numa inversão” da evolução demográfica registada nos últimos anos, concluiu Manuel Machado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …