Câmara de Coimbra dá manuais, cadernos e mochilas a alunos do primeiro ciclo

Bindaas Madhavi / Flickr

-

A Câmara de Coimbra entregou, na segunda-feira, manuais escolares, cadernos de exercícios e mochilas escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico dos estabelecimentos da rede pública no concelho.

Os manuais escolares e cadernos de exercícios destinam-se aos beneficiários de ação social escolar (primeiros três escalões do abono de família) e as mochilas a todos os alunos do primeiro ciclo.

A oferta, que resulta da decisão do executivo camarário de “reforçar a ação social escolar” a vários níveis, complementando medidas que vêm sendo adotadas pela administração central e pelos municípios, pretende “suavizar as dificuldades que as famílias têm vindo a atravessar” e contribuir para “garantir a todas as crianças a igualdade de oportunidades de acesso à educação e sucesso escolar”, disse o presidente da Câmara, Manuel Machado.

O autarca falava aos jornalistas, na segunda-feira, ao final da manhã, depois de se ter deslocado à Escola Básica do I ciclo de S. Martinho do Bispo e ao Centro Escolar da Solum-Sul, para entregar o ‘kit’ aos alunos destes estabelecimentos.

O alargamento dos apoios de ação social escolar aos alunos do 3.º escalão do abono de família “permite que sejam mais cerca de 900 alunos a ter também acesso gratuito aos manuais escolares e a outros bens e serviços prestados”, sublinhou Manuel Machado.

A Câmara de Coimbra apoia, este ano letivo, cerca de 2.700 alunos dos cerca de 4.800 matriculados nas escolas públicas do concelho.

O investimento do município na educação atinge, no ano letivo de 2016/17, perto de 4,5 milhões de euros (que representam um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior), a maior parte dos quais em refeições escolares (cerca de dois milhões de euros) e em apoios social escolar (cerca de 1,5 milhões de euros).

Além disso, a autarquia investirá cerca de 2,5 milhões de euros na reabilitação e beneficiação de escolas, entre as quais as de São Silvestre, Póvoa de São Martinho, Eiras, Taveiro, Quinta das Flores e Norton de Matos, adiantou Manuel Machado.

Pela primeira vez nos últimos dez anos, o número de crianças que entraram no ensino pré-escolar no concelho revela “uma tendência de crescimento“, sublinhou o presidente da Câmara, referindo que, no entanto, se trata de uma “tendência de inversão da regressão demográfica” muito ligeira.

“Mas não deixa de ser um indicador interessante”, pois permite “ter a expectativa numa inversão” da evolução demográfica registada nos últimos anos, concluiu Manuel Machado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …