Câmara de Braga chumba proposta do PS para emprestar computadores a alunos carenciados

A Câmara de Braga chumbou esta segunda-feira uma proposta, apresentada pelo PS, para disponibilizar a alunos carenciados os meios tecnológicos para o ensino a distância, mas o presidente garantiu que o município “fará tudo” para que ninguém seja excluído.

A proposta previa a cedência, a título de empréstimo, de tablets, computadores, câmaras, microfones, routers e hotspots a alunos e professores em “comprovada e justificada” carência daquele tipo de equipamentos. Além do PS, a CDU também votou a favor, mas a proposta seria chumbada pelos votos da maioria PSD/CDS/PPM.

O presidente da câmara, Ricardo Rio, disse que a maioria só aprovaria a proposta se dela constasse, desde logo, que o Ministério da Educação “impôs” o modelo de ensino a distância “de forma unilateral” e sem acautelar as condições necessárias para o efeito.

Ricardo Rio queria ainda que na proposta constasse que o Governo teria de proceder ao “ressarcimento integral” do investimento realizado pelo município.

O PS não cedeu e a proposta foi chumbada.

O presidente da câmara disse que, independentemente do chumbo da proposta, o município continuará a fazer “tudo o estiver ao seu alcance” para tentar encontrar soluções que garantam que ninguém fica sem acesso ao ensino a distância.

Adiantou que o município tem em curso o levantamento das necessidades, tendo já sido identificadas mais de 2.500 crianças com carência de equipamento e de meios.

Trata-se de um número muito alargado, que requer um esforço acrescido”, apontou Ricardo Rio, sublinhando que a resposta está a ser articulada com os vários parceiros, como agrupamentos de escolas, juntas de freguesia e eventuais mecenas.

O PS, pela voz do vereador Artur Feio, lamentou que a câmara, “numa altura destas”, tenha preferido “não ajudar” os alunos que precisam “por causa de uma questiúncula político-partidária”. Para Artur Feio, em vez de se preocupar com incluir na proposta um “ralhete ao Governo”, deveria ter optado por “dar um passo em frente para a resolução de um problema que efetivamente existe“.

Aquele vereador socialista afirmou que exigir o ressarcimento do investimento seria estar a duplicar os custos para o Governo, que já anunciou que no próximo ano letivo haverá acesso universal dos alunos do básico e secundário a computadores e à Internet.

“O que importa é que os alunos não sejam excluídos”

Face ao chumbo da proposta, Artur Feio instou a maioria a “apresentar uma solução alternativa”, frisando que “o que importa é que os alunos não sejam excluídos” até ao final do atual letivo.  O vereador da CDU, Carlos Almeida, admitiu que o Governo deveria ter tomado as “medidas necessárias” para concretização do modelo de ensino a distância, mas alertou que a questão é “muito preocupante”, pelo que apelou ao município para “interagir” na procura de soluções.

Sugeriu também uma alteração no texto da proposta, para que os beneficiários fossem aqueles com “comprovada carência socioeconómica”, em vez daqueles com “comprovada carência de equipamentos“.

Na reunião desta segunda-feira, foi também aprovada, com a abstenção de PS e CDU, a minuta de um contrato de empréstimo de até 12 milhões de euros para obras em escolas, vias municipais e na Ínsula das Carvalheiras.

Em relação a este assunto, o PS “aconselhou” a câmara a avançar já com algumas das intervenções, para incentivar a economia, enquanto a CDU criticou o recurso a arquitetos externos ao município para o projeto da Ínsula das Carvalheiras.

O vereador do Urbanismo, Miguel Bandeira, disse que aquela intervenção pretende ser “exemplar” a nível da reabilitação de ruínas romanas” e que os arquitetos contratados vão dar ao projeto “uma perspetiva cosmopolita de expressão universal”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …