Câmara de Braga chumba proposta do PS para emprestar computadores a alunos carenciados

A Câmara de Braga chumbou esta segunda-feira uma proposta, apresentada pelo PS, para disponibilizar a alunos carenciados os meios tecnológicos para o ensino a distância, mas o presidente garantiu que o município “fará tudo” para que ninguém seja excluído.

A proposta previa a cedência, a título de empréstimo, de tablets, computadores, câmaras, microfones, routers e hotspots a alunos e professores em “comprovada e justificada” carência daquele tipo de equipamentos. Além do PS, a CDU também votou a favor, mas a proposta seria chumbada pelos votos da maioria PSD/CDS/PPM.

O presidente da câmara, Ricardo Rio, disse que a maioria só aprovaria a proposta se dela constasse, desde logo, que o Ministério da Educação “impôs” o modelo de ensino a distância “de forma unilateral” e sem acautelar as condições necessárias para o efeito.

Ricardo Rio queria ainda que na proposta constasse que o Governo teria de proceder ao “ressarcimento integral” do investimento realizado pelo município.

O PS não cedeu e a proposta foi chumbada.

O presidente da câmara disse que, independentemente do chumbo da proposta, o município continuará a fazer “tudo o estiver ao seu alcance” para tentar encontrar soluções que garantam que ninguém fica sem acesso ao ensino a distância.

Adiantou que o município tem em curso o levantamento das necessidades, tendo já sido identificadas mais de 2.500 crianças com carência de equipamento e de meios.

Trata-se de um número muito alargado, que requer um esforço acrescido”, apontou Ricardo Rio, sublinhando que a resposta está a ser articulada com os vários parceiros, como agrupamentos de escolas, juntas de freguesia e eventuais mecenas.

O PS, pela voz do vereador Artur Feio, lamentou que a câmara, “numa altura destas”, tenha preferido “não ajudar” os alunos que precisam “por causa de uma questiúncula político-partidária”. Para Artur Feio, em vez de se preocupar com incluir na proposta um “ralhete ao Governo”, deveria ter optado por “dar um passo em frente para a resolução de um problema que efetivamente existe“.

Aquele vereador socialista afirmou que exigir o ressarcimento do investimento seria estar a duplicar os custos para o Governo, que já anunciou que no próximo ano letivo haverá acesso universal dos alunos do básico e secundário a computadores e à Internet.

“O que importa é que os alunos não sejam excluídos”

Face ao chumbo da proposta, Artur Feio instou a maioria a “apresentar uma solução alternativa”, frisando que “o que importa é que os alunos não sejam excluídos” até ao final do atual letivo.  O vereador da CDU, Carlos Almeida, admitiu que o Governo deveria ter tomado as “medidas necessárias” para concretização do modelo de ensino a distância, mas alertou que a questão é “muito preocupante”, pelo que apelou ao município para “interagir” na procura de soluções.

Sugeriu também uma alteração no texto da proposta, para que os beneficiários fossem aqueles com “comprovada carência socioeconómica”, em vez daqueles com “comprovada carência de equipamentos“.

Na reunião desta segunda-feira, foi também aprovada, com a abstenção de PS e CDU, a minuta de um contrato de empréstimo de até 12 milhões de euros para obras em escolas, vias municipais e na Ínsula das Carvalheiras.

Em relação a este assunto, o PS “aconselhou” a câmara a avançar já com algumas das intervenções, para incentivar a economia, enquanto a CDU criticou o recurso a arquitetos externos ao município para o projeto da Ínsula das Carvalheiras.

O vereador do Urbanismo, Miguel Bandeira, disse que aquela intervenção pretende ser “exemplar” a nível da reabilitação de ruínas romanas” e que os arquitetos contratados vão dar ao projeto “uma perspetiva cosmopolita de expressão universal”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …