Calor do Inverno em França só deixou neve para os turistas

jamescrook / Flickr

A estância de esqui da Val Thorens, nos Alpes franceses

A estância de esqui da Val Thorens, nos Alpes franceses

As temperaturas atípicas neste início de inverno levaram três estâncias de esqui em França a pedir aos habitantes locais para não esquiar e dar prioridade aos turistas.

A pouca neve nas estações francesas de Val Thorens – Les Menuires e Saint Martin de Belleville, na região da Saboia, já provocou uma descida de 15% nas reservas. A época natalícia é importante para a economia local, que depende do esqui.

Por isso, foi pedido aos praticantes de esqui da região que cedam as pistas aos turistas.

A opinião entre os residentes locais divide-se.

Alguns mostram-se muito pouco satisfeitos com este pedido. “Acho isto ridículo. É como pedir aos parisienses que durante o natal não conduzam nas ruas mais importantes para que os turistas o possam fazer”, diz um residente.

Há lugar para toda a gente. Os residentes que esquiam aqui…sim, esquiam depressa, mas sabem o que fazem. Por isso não há problema”, acrescenta outro habitante local.

Outros dizem compreender. “A região vive do esqui. Por isso, sim, podemos deixar as pistas para os turistas”, diz um empregado de mesa.

“Tenho quatro, talvez cinco meses para esquiar. Há turistas que só vêm cá uma semana. Por isso, deixem-nos aproveitar”, afirma um praticante de esqui.

Os turistas apreciam o gesto. “Parece-me uma boa ideia. Os habitantes locais têm mais facilidade em esquiar e também mais oportunidades para o fazer”, diz um turista.

No último inverno, as estâncias de França foram consideradas as melhores do mundo, ficando à frente dos Estados Unidos e da Áustria.

Um título que os franceses temem perder, se continuar a não haver neve suficiente.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …