“James Bond do Estoril.” As calinadas de Boris Johnson quando visitou Portugal

A BBC Two revelou os bastidores da diplomacia britânica num especial de três partes. No segundo episódio, são as trapalhadas e gafes de Boris Johnson em terras lusas a merecer especial destaque.

Quando era chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson passou por Lisboa para lembrar a velha aliança entre o Reino Unido e Portugal e garantir que o Brexit não ia pôr fim à relação que o país tem com os seus parceiros de longa data.

Era esta a mensagem que Johnson queria passar no vídeo que filmou junto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em outubro do ano passado. Mas o seu objetivo não foi cumprido, pelo menos com sucesso.

Durante um ano, a BBC acompanhou diplomatas de topo britânicos, incluindo o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Agora, um ano depois, a BBC Two lançou um especial de três partes e é no segundo episódio que se vê a dificuldade que Boris Johnson sentiu para gravar um simples vídeo para o Twitter.

Inside the Foreign Office, do realizador Michael Waldman, revela assim os bastidores da gravação do vídeo e as gafes de Boris Johnson, que se sucedem uma atrás da outra.

Johnson começa o vídeo com o pé direito, dizendo que está em Portugal “para celebrar a mais velha aliança e amizade na história da diplomacia. Remonta a 1386, avança pelas guerras napoleónicas, pela II Guerra Mundial…” e é aqui que tudo desaba.

O ministro volta-se para o assessor e diz: “Estou a tentar pensar o que aconteceu na II Guerra Mundial, corta isto por um segundo, o que é que fizemos na II Guerra Mundial. Era neutral, não era?”, questiona, mostrando um profundo desconhecimento.

Neste momento, que para Boris Johnson configurou-se em segundos de grande confusão, alguém refere os Açores. “Os Açores!”, grita Johnson para de seguida questionar: “O que é que fizemos nos Açores?”

Depois da primeira calinada cometida, Boris Johnson volta a atacar. O então ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido aborda a parceria comercial na sua segunda tentativa para triunfar. “Portugal é o nosso quarto parceiro comercial“, ouve-se a voz de Johnson, seguida da do assessor que explica que o Reino Unido é o quarto parceiro comercial de Portugal, mas que Portugal não é o quarto parceiro comercial do Reino Unido.

“Okie dokie”, responde Boris Johnson, que se atira de imediato para a sua terceira tentativa. E se é daqueles que acreditam que “à terceira é de vez”, saiba que Johnson veio à capital mostrar que não é verdade.

“O próprio James Bond diz-se que terá nascido no Estoril“, afirma com a boca cheia de confiança, roubada, segundos depois, pelo seu assessor que explica que James Bond, personagem fictícia, não nasceu em Portugal. O que nasceu em terras lusas foi a inspiração para criar esta personagem.

Se a terceira tentativa serviu para alguma coisa, foi somente para enervar Boris Johnson que respondeu chateado: “Não podes dizer uma coisa no briefing e depois corrigir-me.”

O especial Inside The Foreign Office estreou a 15 de novembro  o vídeo das gafes do ex-ministro britânico surge no segundo episódio, Admirável mundo novo, que passou na última quinta-feira.

LM, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ele é parecido com o Trump, por alguma razão, ou são irmãos ou então aquele tipo de cabelo que os carateriza tem algum efeito no intelecto.

    • Não saber tudo é uma coisa diferente de não saber nada. Pior: Do que não estudar ao menos a lição para um discurso de 5 minutos que se vai fazer para um video do Twitter.

      O homem é mas é um asno e são estas em geral as cabeças por trás do Brexit.

  2. Quem não sabe, cala-se. Não diz asneiras que demonstrem a sua ignorância.
    Isto só mostra que os políticos são uns “papagaios” e vendedores de banha da cobra. Conhecimentos têm zero.

  3. Este gajo é um asno. Ainda por cima um asno fatela… Olhem-me bem para este aspecto de texugo oxigenado, a lutar desesperadamente por conseguir balbuciar meia dúzia de idiotices sem se enganar.

  4. Ditado japonês:

    Se não é teu, não fiques com ele
    Se não é justo, não o faças
    Se não é verdade, não o digas
    Se não sabes, está calado

RESPONDER

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …