/

“Caldo verde não leva galinha!”. “Crime” gastronómico do New York Times revolta os portugueses

3

A receita do jornal norte-americano da famosa sopa portuguesa inclui caldo de galinha e os internautas portugueses não tardaram nas críticas a este “atentado” à cozinha nacional.

Esta semana, o The New York Times suscitou a raiva de muitos portugueses — tudo devido ao seu “crime” gastronómico contra um prato típico luso.

Na sua secção dedicada à cozinha, o jornal norte-americano publicou uma receita de caldo verde que causou um frenesim nas redes sociais. Na descrição da receita, a autora Kay Chun não poupou nos elogios à sopa portuguesa, que tem “o melhor de dois mundos”.

O problema está nos “mundos” a que autora se estava a referir, onde incluiu “pedaços de batata envoltos no caldo aveludado”, batata essa que é fervida em caldo de galinha até “ficar tenra”. De acordo com a receita, o chouriço utilizado é muito importante, sendo que “também pode ser usado chouriço espanhol, que é normalmente mais forte na paprica”.

Os internautas portugueses não tardaram a responder à publicação do jornal no Twitter. Uns preferiram uma abordagem mais educacional: “Para vossa informação, nenhum caldo de galinha foi alguma vez encontrado num caldo verde normal”, respondeu uma utilizadora.

A galinha pertence à canja“, lembram ainda, sugerindo que o jornal faça uma receita de canja se quer mostrar aos leitores uma sopa portuguesa que leva galinha.

Outros mostraram-se ofendidos. “É completamente humilhante vocês publicarem uma receita de um prato regional completamente errada”, escreve outra conta portuguesa. “Não é preciso, ou desejado, o twist americano em tudo”, atira uma utilizadora.

Um português questionou ainda se isto era “cozinha de fusão“, acompanhado por um meme que mostra um boneco indeciso entre o caldo verde e a canja de galinha. “Isto é caldo amarelo! Caldo verde é muito diferente!”, escreveu outro.

 

 

Esta não é a primeira vez que o NYT se vê em maus lençóis por não seguir à risca uma receita tradicional. Em 2015, o jornal norte-americano também foi criticado por sugerir numa receita de guacamole que se usasse ervilhas e menos abacate, o que levou à criação da hashtag #peagate.

O caldo verde também não está sozinho no leque de pratos portugueses que já foram defraudados por cozinheiros estrangeiros. Num episódio da sua série Uncharted, o conhecido chef britânico Gordon Ramsay apresentou um pequeno-almoço português “tradicional” que incluía legumes salteados, ovos estrelados e carne de porco preto — escolhas que foram prontamente ridicularizadas pelos internautas portugueses.

Gordan Ramsay também já apresentou uma receita inusitada das bifanas portuguesas, onde incluiu queijo, rúcula, cebola e pimento. “Outra vez, Gordon?! Já que estás em Portugal dá um saltinho até Vendas Novas. Tens 5 ou mais estabelecimentos diferentes que se especializam em bifana e nenhum deles serve isto. Se comia? Sem dúvida! Se levavas um carolo por cada vez que lhe chamasses bifana? Também”, respondeu o YouTuber Mr. Remedy.

Adriana Peixoto, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.