Caixas Multibanco vão dar moedas

dalydose / Flickr

As caixas Multibanco vão passar a entregar aos seus utilizadores moedas. Uma medida que será posta em prática no próximo ano a par de um sistema de pagamentos que promete outras novidades.

Para já ainda não há uma data concreta para que estas novas máquinas com moedas estejam disponíveis para o público, conforme explica Maria Antónia Saldanha, directora de comunicação da SIBS (a empresa que gere a rede de caixas Multibanco), em declarações à Rádio TSF.

“Estão a ser estudadas máquinas que possam permitir amanhã, não há uma data ainda definida para essa situação, por exemplo, dispensar moedas. Ou seja, em vez de ter apenas notas, também ter moedas, facilitando assim a vida de quem queira fazer um pagamento ou um carregamento de telemóveis com notas”, salienta Maria Antónia Saldanha.

A responsável da SIBS afiança ainda que está a ser planeada a possibilidade de se fazerem pagamentos por via do Multibanco sem que seja preciso um código PIN.

Estes anúncios surgem na altura em que se assinala o 30º aniversário do Multibanco, cuja rede de caixas foi lançada em 1985 com a instalação de nove equipamentos em Lisboa e no Porto, que permitiam fazer levantamentos, consultas (saldos e movimentos) e alteração de PIN (código).

Hoje, segundo a SIBS, existem cerca de 13 mil caixas de Multibanco e mais de 19 milhões de cartões em circulação, estando disponíveis mais de 60 funcionalidades.

A presidente executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, destaca a importância do MB em Portugal.

“O serviço MB é único no mundo. Os portugueses são os únicos que podem usar qualquer cartão em qualquer lugar, a qualquer hora. É algo que não acontece noutros países. Por isso, cumpre a sua missão de proporcionar eficiência e ajudar os portugueses a libertarem o seu tempo para o que é mais importante”, diz em declarações à Agência Lusa.

A responsável adianta ainda que a SIBS está neste momento a lançar o serviço MB WAY, de transposição do MB para o telemóvel, que permite fazer compras e transferências imediatas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vem ai mas é uma crise mundial e quando for tudo ao MB em vez de 60 euros como era na grécia leva 1 moedinha de euro por dia e já gozas e já não deve faltar muito para vir a taxa por levantamento…há anos que andam mortinhos por aplicá-la.

  2. a reter: “(…..) em vez de ter apenas notas, também ter moedas, facilitando assim a vida de quem queira fazer um pagamento ou um carregamento de telemóveis com notas”, salienta Maria Antónia Saldanha.”

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …