“Caixas mistério” com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como “caixa mistério” ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação.

Estas encomendas estão a gerar uma enorme indignação, depois de vários animais terem sido encontrados mortos, na última segunda-feira, dentro de uma carrinha de transporte, como conta a BBC.

Cerca de 160 cães e gatos foram localizados dentro de um veículo de uma empresa de transporte, em Chengdu, a capital da província de Sichuan, no sudoeste da China.

Todos os animais tinham menos de três meses, segundo uma associação de resgate, a Chengdu Aizhijia Animal Rescue Center, que informou também que alguns morreram asfixiados.

Numa rede social chinesa, este grupo de resgate partilhou um vídeo onde se viam caixas até ao teto da carrinha: “A caixa de carga está cheia de gatos e cães”, descrevia a associação.

A empresa de transporte envolvida, diz a BBC, informou que suspendeu o responsável por este transporte e reforçou a formação sobre a segurança no transporte e a proteção animal.

Nas redes sociais surgiram pedidos de boicotes às caixas e à compra de animais online. Já os media chineses descreveram as “caixas mistério” como “uma profanação da vida”,  apelando também aos compradores e vendedores a terem “mais boa vontade e mais respeito pela vida”.

Os voluntários que resgataram os animais estão a acompanhá-los desde o início da semana.

Na quinta-feira anunciaram que os conseguiram levar para o abrigo e que 38 dos cães e gatos salvos ainda estão a receber tratamento.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …