Caixa vai apresentar prejuízo recorde de quase 2 mil milhões de euros

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Segundo avançaram esta quinta-feira o Eco e a Sic Notícias, as perdas da CGD em 2016 rondam os 1900 milhões de euros. Esta sexta-feira, Paulo Macedo apresenta os resultados.

Segundo o jornal Eco, a CGD vai apresentar resultados esta sexta-feira, sendo esperado um “recorde de prejuízosa rondar os 2 mil milhões de euros. O banco público vai também aproveitar para fazer um ponto de situação da recapitalização e reconhecer imparidades de três mil milhões de euros.

Ainda assim, diz o Jornal de Negócios, vão ficar significativamente abaixo dos 3 mil milhões de prejuízo previstos no plano de recapitalização – o que “abre a porta a uma injecção de capital inferior aos 2700 milhões de euros”, o que, se a Comissão Europeia permitir, até ajudaria o estado português  a atingir a meta do défice.

O documento negociado com Bruxelas previa que as imparidades do banco público chegassem em 2016 a 3 mil milhões de euros. No final de setembro, os resultados apontavam apenas para 412 milhões em imparidades.

Os 3 mil milhões de imparidades dizem respeito ao reconhecimento da desvalorização de   ativos e de perda de créditos em valor superior ao que constava no balanço do banco.

Na banca, este tipo de situação acontece sobretudo devido ao crédito mal parado, que tem como garantia, por exemplo, imóveis que desvalorizam ou expectativas de crescimento, no caso das empresas, que não se concretizam. De cada vez que uma empresa vai à falência, os seus créditos junto da banca ficam, total ou parcialmente, por pagar.

Os resultados da CGD melhoraram no último trimestre, explica o Observador, em parte por uma melhoria do clima económico, por medidas de contenção de custo e pela subida das receitas, mas também pelo impacto positivo na banca da alteração, no fim do ano passado, das regras que permitem que as perdas sejam dedutíveis em impostos.

Segundo o jornal online, uma pequena variação na taxa de imposto pode representar até mais de uma centena de milhão de euros no resultado final da Caixa.

Em 2015, a Caixa fechou o ano com prejuízos de 171,5 milhões de euros. Na altura, o presidente José de Matos confiava no regresso aos lucros em 2016.

Os resultados anuais do banco estatal vão ser apresentados pela primeira vez pelo novo líder da Caixa, Paulo Macedo, em conferência de imprensa que tem lugar esta sexta-feira, pelas 17.30h.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E agora de quem é a culpa? Como os prejuízos são do ano passado certamente a esquerdalha terá que arranjar um plano para culpabilizar alguém!.

  2. Todos filhos de Uma Égua, cada vez roubam mais, e o Zé povinho paga, não hà justiça em Portugal, pois se houvesse, quem rouba …. ( Forca ), pena de Morte, mas somos um País Governados por Piratas, Ladroēs e Bandidos.
    É triste ver notícias destas.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …