/

Caixa: PS quer ouvir com “urgência” governador do Banco de Portugal

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do Partido Socialista (PS), João Galamba

O deputado do Partido Socialista (PS), João Galamba

O PS pediu esta terça-faira a audição parlamentar urgente do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, para obter esclarecimentos sobre a Caixa Geral de Depósitos, disse à Lusa deputado socialista João Galamba.

Os deputados do PS da Comissão de Orçamento e Finanças “requereram hoje a vinda do senhor governador com caráter de urgência para esclarecer a situação da Caixa Geral de Depósitos”, afirmou à Lusa João Galamba.

Segundo o deputado, é “importante” que o governador do Banco de Portugal, “responsável máximo pela estabilidade do setor financeiro e “um dos principais responsáveis pelo segundo pilar do programa de ajustamento da troika que dizia respeito à estabilidade do setor financeiro”, esclareça os “contornos” da recapitalização da Caixa.

Em 2012, o Estado injetou 750 milhões de euros diretamente em ações na Caixa Geral de Depósitos e ainda 900 milhões em instrumentos de capital contingente, dívida pela qual o banco público paga juros anuais.

Para João Galamba, é necessário Carlos Costa explicar as razões pelas quais quatro anos depois de ter sido feito um “levantamento exaustivo da situação” do banco e das necessidades de capital se perceber que o “problema do setor financeiro português não está resolvido e que a Caixa “tem necessidade de capital”.

“É da maior importância que o governador esclareça a situação concreta do banco e o que se passou nestes últimos quatro anos”, afirmou João Galamba.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.