“Caixa negra” do GES escapou aos olhos do Fisco graças a apagão fiscal

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A “caixa negra” do GES, usada para esconder prejuízos do banco, escapou aos olhos do Fisco graças ao apagão fiscal entre 2011 e 2014. A Zyrcan contribui para a retirada de 3 mil milhões de euros do banco.

Um fundo com sede nas Ilhas Virgens Britânicas usado pelo Grupo Espírito Santo (GES) para esconder prejuízos escapou ao radar do Fisco graças ao apagão fiscal relativo às transferências de offshores entre 2011 a 2014. A conclusão faz parte do despacho de acusação do Ministério Público relativo ao caso BES.

O Jornal Económico escreve que a Zyrcan, apontada como “caixa negra” do GES, esteve envolvido no esquema de financiamento fraudulento à custa dos clientes e do próprio banco, tendo contribuído para a retirada de 3 mil milhões de euros do banco através da Eurofin.

A Zyrcan foi uma das entidades que escapou aos olhos do Fisco no apagão fiscal de 10 mil milhões de euros, que deu origem a uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF), embora as conclusões fossem pouco esclarecedoras.

“Não foi encontrada explicação para a singularidade estatística de este ‘erro’ afetar especialmente algumas instituições”, lê-se no relatório da auditoria citado pelo ECO. Além disso, lê-se que a intervenção de mão humana era “extremamente improvável”.

No arresto do caso BES/GES, o procurador Antero Taveira pediu um ponto de situação sobre as obrigações depositadas em nome da sociedade Zyrcan Hartan Corporation no Espírito Santo Bank Panamá.

A Zyrcan terá investido fundos alegadamente desviados dos clientes do BES, incorrendo em crimes de abuso de confiança, burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O principal problema é que a extinção dos títulos obrigacionistas foi decretada a 17 de junho de 2016, mas apenas foi comunicada ao Tribunal Central de Instrução Criminal e ao Ministério Público no dia 8 de novembro deste ano. Assim sendo, o Novo Banco falhou em informar a Justiça sobre os títulos a que Antero Taveira pediu um ponto de situação.

O Novo Banco decidiu suspender temporariamente os quatro trabalhadores acusados pelo Ministério Público no processo da queda do Grupo Espírito Santo, avança o Expresso.

A suspensão que deverá durar três semanas tem como objetivo dar tempo ao banco para que este possa fazer uma análise para perceber se os quadros são adequados para as funções que desempenham. Por outras palavras, vai avaliar se os funcionários podem continuar no banco.

A acusação do Ministério Público visa crimes como associação criminosa, burla qualificada, falsificação, branqueamento, manipulação de mercado e ainda corrupção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …