“Caixa negra” do GES escapou aos olhos do Fisco graças a apagão fiscal

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A “caixa negra” do GES, usada para esconder prejuízos do banco, escapou aos olhos do Fisco graças ao apagão fiscal entre 2011 e 2014. A Zyrcan contribui para a retirada de 3 mil milhões de euros do banco.

Um fundo com sede nas Ilhas Virgens Britânicas usado pelo Grupo Espírito Santo (GES) para esconder prejuízos escapou ao radar do Fisco graças ao apagão fiscal relativo às transferências de offshores entre 2011 a 2014. A conclusão faz parte do despacho de acusação do Ministério Público relativo ao caso BES.

O Jornal Económico escreve que a Zyrcan, apontada como “caixa negra” do GES, esteve envolvido no esquema de financiamento fraudulento à custa dos clientes e do próprio banco, tendo contribuído para a retirada de 3 mil milhões de euros do banco através da Eurofin.

A Zyrcan foi uma das entidades que escapou aos olhos do Fisco no apagão fiscal de 10 mil milhões de euros, que deu origem a uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF), embora as conclusões fossem pouco esclarecedoras.

“Não foi encontrada explicação para a singularidade estatística de este ‘erro’ afetar especialmente algumas instituições”, lê-se no relatório da auditoria citado pelo ECO. Além disso, lê-se que a intervenção de mão humana era “extremamente improvável”.

No arresto do caso BES/GES, o procurador Antero Taveira pediu um ponto de situação sobre as obrigações depositadas em nome da sociedade Zyrcan Hartan Corporation no Espírito Santo Bank Panamá.

A Zyrcan terá investido fundos alegadamente desviados dos clientes do BES, incorrendo em crimes de abuso de confiança, burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O principal problema é que a extinção dos títulos obrigacionistas foi decretada a 17 de junho de 2016, mas apenas foi comunicada ao Tribunal Central de Instrução Criminal e ao Ministério Público no dia 8 de novembro deste ano. Assim sendo, o Novo Banco falhou em informar a Justiça sobre os títulos a que Antero Taveira pediu um ponto de situação.

O Novo Banco decidiu suspender temporariamente os quatro trabalhadores acusados pelo Ministério Público no processo da queda do Grupo Espírito Santo, avança o Expresso.

A suspensão que deverá durar três semanas tem como objetivo dar tempo ao banco para que este possa fazer uma análise para perceber se os quadros são adequados para as funções que desempenham. Por outras palavras, vai avaliar se os funcionários podem continuar no banco.

A acusação do Ministério Público visa crimes como associação criminosa, burla qualificada, falsificação, branqueamento, manipulação de mercado e ainda corrupção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …