/

Espuma tóxica cai com as primeiras chuvas após as explosões de Tianjin

SCMP

-

Uma misteriosa espuma branca que cai com a chuva está a provocar queimaduras e escoriações em alguns dos habitantes de Tianjin

As primeiras chuvas que caíram sobre a cidade depois do desastre de Tianjin vieram acompanhadas de uma misteriosa espuma branca que causa escoriações na pele, dizem habitantes da cidade chinesa, sacudida a semana passada por uma série de violentas explosões.

Um voluntário que se encontra a fazer trabalho humanitário próximo do epicentro das explosões, citado pelo South China Morning Post, relata que ao entrar em contacto com a chuva experimentou uma sensação pungente e notou vermelhidão nas mãos.

Outros trabalhadores no local manifestaram sintomas semelhantes, que são aliviados depois de enxaguar as áreas afectadas.

Os jornalistas do SCMP em reportagem no local, que também foram expostos à chuva, não apresentaram no entanto quaisquer sintomas.

Segundo Deng Xiaowen, director do Centro de Monitorização Ambiental de Tianjin, a espuma branca “é um fenómeno normal quando chove, e já aconteceu anteriormente”.

Mas algumas vozes manifestam receios de que os produtos químicos libertados pelas explosões possam reagir com a água na atmosfera, originando produtos perigosos para a saúde.

Esse é o caso por exemplo do cianeto de sódio, que hidroliza facilmente, originando ácido cianídrico, um poderoso veneno com característico cheiro a amêndoa amarga.

A semana passada, duas violentas explosões ocorridas num armazém da zona portuária de Tianjin, no Norte da China, causaram 104 mortos e 700 feridos.

O Ministério de Segurança Pública da China confirmou que o armazém onde se deram as explosões continha pelo menos 3.000 toneladas de cerca de 40 produtos químicos perigosos.

Entre as 3.000 toneladas, 800 eram de nitrato de amónio, 700 de cianeto de sódio e outras 500 de nitrato de potássio.

Algumas partes da cidade foram evacuadas devido a receios de propagação de químicos.

Nível de cianeto em Tianjin 356 vezes superior ao permitido

Segundo Bao Jingling, chefe do Grupo de Emergência do Gabinete de Proteção do Meio Ambiente de Tianjin, restos de cianeto “podem ter chegado aos edifícios residenciais próximos” do porto onde se deram as explosões.

Amostras de água recolhidas na zona da explosão da semana passada em Tianjin, norte da China, apresentaram um nível de cianeto de sódio 356 vezes superior ao permitido, informaram esta quinta-feira as autoridades.

“Um nível excessivo de cianeto foi detectado em oito pontos (de água) diferentes, o mais alto dos quais atingia 356 vezes” o nível permitido, informou o Gabinete.

O Gabinete precisou que foram recolhidas amostras de água em 25 locais diferentes do interior da zona “de isolamento” em volta do local da explosão.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.