Cada vez mais britânicos querem ficar na União Europeia

World Economic Forum / Flickr

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O primeiro ministro britânico, David Cameron

Cada vez mais britânicos querem que o Reino Unido permaneça na União Europeia, um número que aumentou de 46% para 55% nos últimos dois anos.

De acordo com um inquérito do Pew Research Center, o apoio dos britânicos para a permanência na União Europeia subiu para 55%, cinco pontos percentuais acima dos 50% de 2014 e ainda mais afastado dos 46% de 2013.

“As notícias sobre a morte da União Europeia foram manifestamente exageradas”, começa a apresentação do relatório, parafraseando Mark Twain.

Os resultados surgem um mês depois das eleições britânicas, a 7 de maio, nas quais David Cameron foi reeleito. O primeiro-ministro aponta para o fim de 2017 um referendo sobre a permanência do Reino Unido entre os estados-membros da UE, mas tentará antes de estabelecer reformas que permitam mudar a relação do governo com Bruxelas.

Há dois anos, o Reino Unido estava dividido em partes iguais entre os 46% que queriam permanecer na UE e os 46% que queriam a “independência”. No entanto, atualmente, apenas 36% dos britânicos apoiam a saída da União Europeia.

O apoio à UE é maior na faixa etária dos 18 aos 29 anos, onde 69% apoia a permanência contra apenas 25% que prefere a saída. Por outro lado, os britânicos acima dos 50 anos foram os mais céticos.

De acordo com os dados recolhidos pelo Pew, “há mais probabilidades de encontrar defensores da permanência entre as pessoas mais à esquerda, tal como acontece com os inquiridos que têm uma licenciatura, em comparação com os que não têm um diploma universitário”.

Contudo, os britânicos continuam a ser os mais céticos, em geral, em relação ao bloco entre os outros grandes países europeus que fizeram parte do estudo do Pew Reaearch Center: Polónia, Itália, Espanha, Alemanha e França.

No geral, a pesquisa mostra que 51% dos britânicos vêem a UE de forma favorável, comparado com 55% dos franceses e 58% dos alemães. Os polacos foram, deste grupo, os mais favoráveis à comunidade de estados-membros, com 72% de aprovação.

As entrevistas foram conduzidas entre 7 de abril e 13 de maio.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …