Cada vez mais britânicos querem ficar na União Europeia

World Economic Forum / Flickr

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O primeiro ministro britânico, David Cameron

Cada vez mais britânicos querem que o Reino Unido permaneça na União Europeia, um número que aumentou de 46% para 55% nos últimos dois anos.

De acordo com um inquérito do Pew Research Center, o apoio dos britânicos para a permanência na União Europeia subiu para 55%, cinco pontos percentuais acima dos 50% de 2014 e ainda mais afastado dos 46% de 2013.

“As notícias sobre a morte da União Europeia foram manifestamente exageradas”, começa a apresentação do relatório, parafraseando Mark Twain.

Os resultados surgem um mês depois das eleições britânicas, a 7 de maio, nas quais David Cameron foi reeleito. O primeiro-ministro aponta para o fim de 2017 um referendo sobre a permanência do Reino Unido entre os estados-membros da UE, mas tentará antes de estabelecer reformas que permitam mudar a relação do governo com Bruxelas.

Há dois anos, o Reino Unido estava dividido em partes iguais entre os 46% que queriam permanecer na UE e os 46% que queriam a “independência”. No entanto, atualmente, apenas 36% dos britânicos apoiam a saída da União Europeia.

O apoio à UE é maior na faixa etária dos 18 aos 29 anos, onde 69% apoia a permanência contra apenas 25% que prefere a saída. Por outro lado, os britânicos acima dos 50 anos foram os mais céticos.

De acordo com os dados recolhidos pelo Pew, “há mais probabilidades de encontrar defensores da permanência entre as pessoas mais à esquerda, tal como acontece com os inquiridos que têm uma licenciatura, em comparação com os que não têm um diploma universitário”.

Contudo, os britânicos continuam a ser os mais céticos, em geral, em relação ao bloco entre os outros grandes países europeus que fizeram parte do estudo do Pew Reaearch Center: Polónia, Itália, Espanha, Alemanha e França.

No geral, a pesquisa mostra que 51% dos britânicos vêem a UE de forma favorável, comparado com 55% dos franceses e 58% dos alemães. Os polacos foram, deste grupo, os mais favoráveis à comunidade de estados-membros, com 72% de aprovação.

As entrevistas foram conduzidas entre 7 de abril e 13 de maio.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …

Pelo menos sete crianças morreram após colapso de escola no Quénia

Pelo menos sete crianças morreram e 57 ficaram feridas após o colapso do edifício de uma escola em Nairobi, no Quénia, esta segunda-feira, confirmaram os serviços de socorro e as autoridades locais. "Depois do colapso do …

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …

Boris responsabiliza Irão por ataque a petrolífera saudita

Boris Johnson diz que o país atribui ao Irão, "com muito alto grau de probabilidade, os ataques à gigante petrolífera saudita". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável …

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se formarem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …