Cachorro com 18 mil anos encontrado na Sibéria intriga cientistas

Centre for Palaeogenetics / Twitter

“Dogor”, o cachorro encontrado na Sibéria

Um cachorro recuperado no permafrost da Sibéria, na Rússia, está a intrigar os cientistas, uma vez que não conseguem descobrir a sua espécie exata.

O cachorro, que deveria ter apenas dois meses quando morreu, foi batizado com o nome “Dogor”, que significa “Amigo” na língua iacuta falada nesta região. Segundo o IFLScience, foi descoberto no rio Indigirka, na Sibéria, no verão de 2018, e recentemente estudado pelo Swedish Centre for Palaeogenetics (CPG).

Apesar de o permafrost ter mantido o canídeo em excelentes condições — ainda com pêlo, bigodes e dentes —, os cientistas ainda não sabem ao certo qual é a sua espécie, ou seja, se é um cão, um lobo ou uma mistura ancestral de ambos. Para já, a equipa conseguiu descobrir que este espécime é um macho e tem aproximadamente 18 mil anos.

“O nosso centro tem o maior banco de ADN de cães da Europa, mas, neste caso, ainda não foi possível identificá-lo”, disse ao Siberian Times Love Dalén, professor de genética evolutiva do CPG.

Os nossos antepassados começaram a estabelecer-se nesta parte norte da Rússia há cerca de 32.500 anos. Além disso, estudos anteriores sugeriram que os humanos domesticaram estes animais há entre 10 mil e 40 mil anos. Isto significa que o Dogor poderia caber, em teoria, em qualquer lugar dentro deste intervalo como um cão doméstico, um lobo selvagem ou qualquer coisa no meio destas duas hipóteses.

Outro exemplo incrível de preservação é a cabeça com 40 mil anos de um lobo da Idade do Gelo, ainda coberta de pele e pêlo, descoberta no norte de Iacútia.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP //

PARTILHAR

76 COMENTÁRIOS

  1. A questão é que grande parte da comunidade científica aceita que este mundo tem pouco mais de 6 mil anos. O problema é tentarem ficar famosos com um cão uma pedra ou uma gota de água. Aconselho um cientista Walter Veith, antigo ateu, evolucionista catedrático e hoje cristão que ao estudar cada vez mais percebeu que tudo não passava de histórias imaginárias. Hoje tem centenas de palestras onde explica vários assuntos inclusive desmonta a ciência com a própria ciência e comprova a bíblia em todos os seus ponto. Um tempo ganho sem dúvida.

  2. Como é possível que tantos analfabetos falem mal da ciência, quando foi a ciência e o desenvolvimento humano nestas áreas que lhes deu todo o comforto que teem hoje em dia, ex: tecnologia, vacinas entre outros. Talves fosse melhor quem não crê em ciências ir viver para uma ilha isolada e rezar a Deuses para os safarem de todas as infernidades.

    • Vou dizer porquê.
      Porque parte da população brasileira é analfabeta, uns 30%. Pode acreditar que do restante apenas 10% entende de fato (interpretação) o que está escrito em uma matéria/reportagem.
      A verdade é está. Falam muita besteira…bobeiras…etc. 200 anos para resolver isso, mas, até lá… Em que nível estarão as outras nações ?

  3. Fico muito feliz com estás descobertas, assim está mais próximo a descoberta de políticos honestos e que se preocupem com as pessoas, afinal a humanidade ainda tem futuro

  4. O ponto é, essa é uma notícia interessante, não se trata de questionar ou não a religião, sejam mais leves, parem de ver afronta em tudo.

  5. E então Deus deu conhecimento ao homem para perceber que o mundo tinha + tempo que a bíblia loool esse pessoal cheira mesmo a pobre fds

  6. Talvez um dia saibamos usar as três maravilhas que Deus deu ao homem. A ciência, a fé e o diálogo. Respitemos a ciência, respeitemos a fé, respeitemo-nos uns aos outros. Por favor, quem discorda, discorde, mas respeite a minha opinião.

  7. A ciência é fantástica. Amo a ciência ai de nós se não a existisse. Acredito em deus e acho importante as duas .Mas nao abro mão da ciência. Perdi minha irmã que acreditava que apenas as ida as igrejas e oração iria curar ela de um câncer. Deus nós deu sabedoria para se usada .

  8. Pessoal não se sabe ao serto quanto tempo tem a bíblia, até ela ser escrita por Moisés acredita que ela vinha sendo falada a quase 2mil anos. A Bíblia é ciência pura. Ex: A entrada de Jacó no Egito é dada por uma mudança de clima severa, onde muitos sobreviveram devido a morar proximo ao Rio Nilo, ou a entrada de Noé na arca devido ao dilúvio onde teve outra grande mudança climática entorno de 10.000 anos. Quando a Bíblia cita o início do mundo é muito parecido com o big-bem

    • “A Bíblia é ciência pura.”
      Correção: “A Bíblia é ficção pura.”
      Conclusão: não sabes o que é a Bíblia e muito menos o que é ciencia!!
      E também não sabes escrever!…
      Não é “serto”, mas sim “certo”.

  9. Sempre haverão dúvidas, porque o ego humano não te deixa evoluir, a terra tem milhões de anos.
    Mas não importa só um planeta, pertencemos ao universo imenso,
    O que importa e descobrir dentro de você, a sua própria razão de existência, quando descobrir não tente impor às outras pessoas, cada um tem a dia razão, seu universo.
    Siga seu caminho sem atrapalhar o caminho dos outros, seja você!

    • Gostei deste comentário. Assim deve ser, a evolução é pessoal,as descobertas também,tudo está em nós, e o caminho do meio é o melhor, qto mais descobrimos ,mais compreendemos que nós,seres humanos, não somos nada diante deste lindo universo…

  10. Bem interessante . Provavelmente uma mistura de cachorro e lobo. ( Não entendo as discussões religiosas ,nada haver com o tema . ) Tinha um amigo ateu que se acidentou e quase morreu,teve umas quantas paradas cardíacas. Pense num crente chato agora rsrs.

  11. Mal posso esperar para usar ente novo dildo de 18 mil anos. Enquanto eu estou aqui, deixem-me diser que, como alguem que trabalha na industria de carne, os gritos das vacas que eu oiço diariamente me fiseram ter a certeza que deus existe, pois sem poder divino não há maneira que um ser vivo pode sentir tanta dor. (_(_)=======

  12. Uma coisa tenho certeza , posso desafiar a ciência e o resultado é maravilhoso, mas evito desafiar a Deus o resultado pode ser desastroso.

  13. Olhaaa… A pipocaaa, pipoca salgadinha! Com sal pré histórico. Aproveita pra curtir comendo uma pipoquinha os comentários estão bom CIÊNCIA X RELIGIÃO
    (Versos)

  14. Ae os caras batem o pé dizendo que a fe deles é a verdade absoluta do universo .. Mas quando a mina quer fazer sexo com ele.. Esquece esse Deus rapidinho… N seguem nem 30% do que o mestre deles disse pra fazer mas vem em post ficar tentando provar que a terra é plana e que tem 6 mil anos e que Deus quem fez td

  15. Comentários intrigantes, porém todos válidos…. religião e ciência, ambos estão certos, a nossa compreensão e interpretação não sei, “há mais mistérios sobre a terra que a nossa vã consciência possa compreender”,….na bíblia há clareza, mas não compreendemos, porém lá diz que “tudo o que é já foi, tudo o que virá também já foi….”. Não exatamente nestas palavras,…procurem o nos livros atribuídos a Salomão,… Eclesiastes, provávelmente!.

  16. A ciência é maravilhosa! Ciência e religião para mim devem andar lado a lado o tempo todo pois são complementares… nada mais demonstrador do poder divino do que nos dar sabedoria para entender o que nos intriga…

    • Augusto, leia melhor, nessa época a relação lobos-cães-homens ainda não foi bem percebida, provavelmente por falta de especimes de estudo.

  17. Vim ver um cão descongelado 🙂 interessante, mas mais importante ainda é que descobrir que o Neandertal afinal ainda vive e está cada vez mais forte no Brazil. Coitado deste povo, como é possível ir ficando cada vez mais ignorante (no geral) sendo que cada vez há mais informação. Pelo menos deixem os vossos filhos aprender e pensar pela própria cabeça, pode ser que assim levem menos de 20 anos a chegar onde deveriam já estar hoje. Tenho pena de vos ver cavar uma cova tão funda 🙁 A religião foi uma ferramenta do passado, agora não passa de um peso que só atrasa a humanidade, a ciência é o presente e o futuro, quem não consegue ver isto é cego de espirito.

  18. O que para aqui vai só por causa de um cão congelado. Já falam em Deus, analfabetismo, Jesus (o Treinador e não o Carpinteiro) e por aí fora…

RESPONDER

Operação "Páscoa em Casa" já arrancou. Até segunda-feira, não pode sair do seu concelho de residência

Circulação proibida fora do concelho de residência e aeroportos encerrados. Arrancou à meia-noite desta quinta-feira a aplicação das medidas decretadas pelo Governo para o período pascal - 9 a 13 de abril -, visando reduzir …

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …