Encontrada cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto

Albert Protopopov

Uma equipa de cientistas descobriu uma cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto no permafrost da atual república de Sakha-Yakutia, na Rússia, avançou o The Siberian Times esta na sexta-feira.

De acordo com o diário, a cabeça foi encontrada no verão de 2018 por um residente junto ao rio Tirejtyaj, mas só agora é que a sua análise foi concluída.

A descoberta foi apresentada em Tóquio, durante a abertura da exposição de restos de animais congelados Woolly Mammoth, organizadas por cientistas russos e japoneses.

A investigação concluiu que estes restos mortais pertencem ao primeiro lobo adulto do Pleistoceno encontrado até hoje. O animal teria entre 3 a 4 anos quando morreu.

A cabeça, que mede cerca de 40 centímetros (o dobro do tamanho de um lobo moderno), tinha uma pelagem rica, semelhante à de um mamute. Além disso, as suas presas foram encontradas quase intactas.

“Esta é uma descoberta única dos primeiros restos de um lobo do Pleistoceno plenamente desenvolvido e com o seu tecido preservado. Vamos comparar [a cabeça encontrada] com lobos modernos para tentar compreender como é que a espécie evoluiu e para reconstruir a sua aparência “, disse o cientista Albert Protopopov, da Academia de Ciências da república russa de Sakha-Yakutia.

Os cientistas não sabem ainda porque é que a cabeça foi cortada, mas afirmam que é improvável que esta tenha servido como um troféu de um caçador, já que o homem primitivo só chegou à Rússia há cerca de 32.500 anos.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Já notaram que os animais na pré história eram de tamanho maior (preguiças, lobos e até insetos) e os homens pré históricos eram menores? Parece que os animais estão dimuindo de tamanho e o ser humano aumentando. Qual será o plano da natureza?

  2. Osvaldo, isso não é resultado da Natureza no seu todo mas apenas da acção do homem.. Antes da revolução do Neolítico o homem era exclusivamente caçador – recolector, pelo que os maiores animais eram mais fáceis de detectar e caçar. Os carnívoros gigantes morriam depois por excassez de presas. Sobrevivem portanto as espécies mais pequenas, ao passo que os seres humanos após o advento da agricultura tiveram cada vez mais alimento disponível, permitindo atingir dimensões cada vez maior (dentro do que permite a variabilidade genética humana).

RESPONDER

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …