Encontrada cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto

Albert Protopopov

Uma equipa de cientistas descobriu uma cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto no permafrost da atual república de Sakha-Yakutia, na Rússia, avançou o The Siberian Times esta na sexta-feira.

De acordo com o diário, a cabeça foi encontrada no verão de 2018 por um residente junto ao rio Tirejtyaj, mas só agora é que a sua análise foi concluída.

A descoberta foi apresentada em Tóquio, durante a abertura da exposição de restos de animais congelados Woolly Mammoth, organizadas por cientistas russos e japoneses.

A investigação concluiu que estes restos mortais pertencem ao primeiro lobo adulto do Pleistoceno encontrado até hoje. O animal teria entre 3 a 4 anos quando morreu.

A cabeça, que mede cerca de 40 centímetros (o dobro do tamanho de um lobo moderno), tinha uma pelagem rica, semelhante à de um mamute. Além disso, as suas presas foram encontradas quase intactas.

“Esta é uma descoberta única dos primeiros restos de um lobo do Pleistoceno plenamente desenvolvido e com o seu tecido preservado. Vamos comparar [a cabeça encontrada] com lobos modernos para tentar compreender como é que a espécie evoluiu e para reconstruir a sua aparência “, disse o cientista Albert Protopopov, da Academia de Ciências da república russa de Sakha-Yakutia.

Os cientistas não sabem ainda porque é que a cabeça foi cortada, mas afirmam que é improvável que esta tenha servido como um troféu de um caçador, já que o homem primitivo só chegou à Rússia há cerca de 32.500 anos.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Já notaram que os animais na pré história eram de tamanho maior (preguiças, lobos e até insetos) e os homens pré históricos eram menores? Parece que os animais estão dimuindo de tamanho e o ser humano aumentando. Qual será o plano da natureza?

  2. Osvaldo, isso não é resultado da Natureza no seu todo mas apenas da acção do homem.. Antes da revolução do Neolítico o homem era exclusivamente caçador – recolector, pelo que os maiores animais eram mais fáceis de detectar e caçar. Os carnívoros gigantes morriam depois por excassez de presas. Sobrevivem portanto as espécies mais pequenas, ao passo que os seres humanos após o advento da agricultura tiveram cada vez mais alimento disponível, permitindo atingir dimensões cada vez maior (dentro do que permite a variabilidade genética humana).

RESPONDER

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …