Encontrada cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto

Albert Protopopov

Uma equipa de cientistas descobriu uma cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto no permafrost da atual república de Sakha-Yakutia, na Rússia, avançou o The Siberian Times esta na sexta-feira.

De acordo com o diário, a cabeça foi encontrada no verão de 2018 por um residente junto ao rio Tirejtyaj, mas só agora é que a sua análise foi concluída.

A descoberta foi apresentada em Tóquio, durante a abertura da exposição de restos de animais congelados Woolly Mammoth, organizadas por cientistas russos e japoneses.

A investigação concluiu que estes restos mortais pertencem ao primeiro lobo adulto do Pleistoceno encontrado até hoje. O animal teria entre 3 a 4 anos quando morreu.

A cabeça, que mede cerca de 40 centímetros (o dobro do tamanho de um lobo moderno), tinha uma pelagem rica, semelhante à de um mamute. Além disso, as suas presas foram encontradas quase intactas.

“Esta é uma descoberta única dos primeiros restos de um lobo do Pleistoceno plenamente desenvolvido e com o seu tecido preservado. Vamos comparar [a cabeça encontrada] com lobos modernos para tentar compreender como é que a espécie evoluiu e para reconstruir a sua aparência “, disse o cientista Albert Protopopov, da Academia de Ciências da república russa de Sakha-Yakutia.

Os cientistas não sabem ainda porque é que a cabeça foi cortada, mas afirmam que é improvável que esta tenha servido como um troféu de um caçador, já que o homem primitivo só chegou à Rússia há cerca de 32.500 anos.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Já notaram que os animais na pré história eram de tamanho maior (preguiças, lobos e até insetos) e os homens pré históricos eram menores? Parece que os animais estão dimuindo de tamanho e o ser humano aumentando. Qual será o plano da natureza?

  2. Osvaldo, isso não é resultado da Natureza no seu todo mas apenas da acção do homem.. Antes da revolução do Neolítico o homem era exclusivamente caçador – recolector, pelo que os maiores animais eram mais fáceis de detectar e caçar. Os carnívoros gigantes morriam depois por excassez de presas. Sobrevivem portanto as espécies mais pequenas, ao passo que os seres humanos após o advento da agricultura tiveram cada vez mais alimento disponível, permitindo atingir dimensões cada vez maior (dentro do que permite a variabilidade genética humana).

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …