Encontrada cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto

Albert Protopopov

Uma equipa de cientistas descobriu uma cabeça de lobo gigante de 40.000 anos com o cérebro intacto no permafrost da atual república de Sakha-Yakutia, na Rússia, avançou o The Siberian Times esta na sexta-feira.

De acordo com o diário, a cabeça foi encontrada no verão de 2018 por um residente junto ao rio Tirejtyaj, mas só agora é que a sua análise foi concluída.

A descoberta foi apresentada em Tóquio, durante a abertura da exposição de restos de animais congelados Woolly Mammoth, organizadas por cientistas russos e japoneses.

A investigação concluiu que estes restos mortais pertencem ao primeiro lobo adulto do Pleistoceno encontrado até hoje. O animal teria entre 3 a 4 anos quando morreu.

A cabeça, que mede cerca de 40 centímetros (o dobro do tamanho de um lobo moderno), tinha uma pelagem rica, semelhante à de um mamute. Além disso, as suas presas foram encontradas quase intactas.

“Esta é uma descoberta única dos primeiros restos de um lobo do Pleistoceno plenamente desenvolvido e com o seu tecido preservado. Vamos comparar [a cabeça encontrada] com lobos modernos para tentar compreender como é que a espécie evoluiu e para reconstruir a sua aparência “, disse o cientista Albert Protopopov, da Academia de Ciências da república russa de Sakha-Yakutia.

Os cientistas não sabem ainda porque é que a cabeça foi cortada, mas afirmam que é improvável que esta tenha servido como um troféu de um caçador, já que o homem primitivo só chegou à Rússia há cerca de 32.500 anos.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já notaram que os animais na pré história eram de tamanho maior (preguiças, lobos e até insetos) e os homens pré históricos eram menores? Parece que os animais estão dimuindo de tamanho e o ser humano aumentando. Qual será o plano da natureza?

  2. Osvaldo, isso não é resultado da Natureza no seu todo mas apenas da acção do homem.. Antes da revolução do Neolítico o homem era exclusivamente caçador – recolector, pelo que os maiores animais eram mais fáceis de detectar e caçar. Os carnívoros gigantes morriam depois por excassez de presas. Sobrevivem portanto as espécies mais pequenas, ao passo que os seres humanos após o advento da agricultura tiveram cada vez mais alimento disponível, permitindo atingir dimensões cada vez maior (dentro do que permite a variabilidade genética humana).

RESPONDER

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …