Encontrado “sangue líquido” no potro pré-histórico encontrado na Sibéria

Michil Yakovlev/SVFU/The Siberian Times

Uma equipa de cientistas russos da North-Eastern Federal University encontrou “sangue líquido” no corpo do potro siberiano pré-histórico descoberto em 2018. O animal, extinto há mais de 42.000 anos, foi conservado no permafrost

A notícia, avançada pela emissora russa Russia Today, surge menos de uma semana depois de os cientistas terem afirmado que estavam muito perto de conseguirem clonar a espécie.

“A autópsia revelou que todos os órgãos internos estavam bem conservados. A partir dos vasos sanguíneos do coração obtiveram-se amostras de sangue líquido. Tudo isto se preservou em forma líquida durante 42.000 anos graças ao congelamento [do corpo do animal] e às condições favoráveis do local onde estava enterrado”, explicou o diretor do Museu Mammoth do Instituto, Semion Grigoriev.

O especialista frisou que o estado de conservação do animal é excecional, uma vez que o organismo não tem danos visíveis. Os cientistas recolheram também amostras do pêlo.

O corpo do animal, que tem precisamente 42.170 anos, foi descoberto no verão passado na gigante cratera siberiana de Batagaika, também conhecida como o “Portão do Inferno”. Na altura da descoberta, os cientistas revelaram que o animal se afogou na lama, contribuindo diretamente para a sua preservação.

De acordo com a equipa de cientistas russos, esta é a “descoberta mais bem preservada de um animal do período glacial em todo o mundo”. “Este é o primeiro fóssil do mundo de um cavalo pré-histórico de tão tenra idade e com um nível tão surpreendente de conservação”, disse em agosto do ano passado Grigoryev.

O potro será uma das peças importantes da exposição The Mammot, que vai realizar-se em quatro cidades japonesas – Tóquio, Nagoya, Osaka e Fukuoka – entre junho de 2019 a setembro de 2020.

Na semana passada, o The Siberian Times revelou que uma equipa de cientistas sul-coreanos e russos acredita ser possível clonar o animal através da extração de células do seu corpo. Os cientistas mostram-se “confiantes” e acreditam que o animal mumificado poderia ajudar a trazer à vida uma espécie pré-histórica de cavalo já extinta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …