Caçadores furtivos que queriam matar rinocerontes foram comidos por leões

Caçadores furtivos que entraram numa reserva sul-africana para matar e roubar chifres de rinocerontes acabaram como comida para um grupo de seis leões. Um caso em que o rei da selva fez valer a sua justiça.

Um guarda florestal que levava visitantes à Reserva de Caça de Sibuya, no Cabo Oriental, na África do Sul, descobriu restos humanos perto de um bando de leões, numa viagem de safari. Esse foi o momento que lançou o alerta.

A posterior descoberta de restos de pão, sapatos, luvas, armas e um machado levou à conclusão de que os leões terão matado um grupo de caçadores furtivos, que andariam, provavelmente, numa busca por chifres de rinocerontes.

O dono da reserva, Nick Fox, conta ao media local HeraldLIVE que havia “vestígios humanos claramente visíveis” e que as suspeitas apontam para dois ou três caçadores mortos. As suas identidades também não são conhecidas.

Os responsáveis da reserva tiveram que dar tranquilizantes aos leões para poder investigar melhor, encontrando um crânio e partes de um osso pélvico.

“Estavam armados com uma espingarda de alta potência com silenciador, um machado, cortadores de arame, entre outras coisas, e tinham suprimentos alimentares para uma série de dias”, diz Fox, citado pelo Live Science.

Estes indícios apontam para que teriam a intenção de “matar rinocerontes” para lhes “remover os chifres”, sustenta o proprietário da reserva.

A África do Sul abriga mais de 80% dos poucos rinocerontes que restam no mundo. A caça furtiva a estes animais está a contribuir seriamente para a sua extinção. Em 2017, foram mortos 1028 rinocerontes na África do Sul, contra apenas 13 em 2007, segundo dados da The National Geographic.

Em países como China e Vietname, os chifres de rinoceronte são muito cobiçados, para serem usados como ingredientes medicinais.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O verbo matar – como outros verbos – tem dois particípios passados: “morto” e “matado”; com os auxiliares “ter” e “haver” utiliza-se o particípio passado “matado” e com os auxiliares “ser” e “estar” emprega-se o particípio passado “morto”. Portanto, não se diz: “terão morto”, mas sim “terão matado”.
    Fica feita a correcção…

  2. Tudo terminou justo com a justiça do rei, pena é que não fique de aviso para outros oportunistas e inimigos da natureza!.

  3. .. assim de repente esta noticia parece-me … ahh e tal não sei o quê !?!?
    como é que um grupo de caçadores armados terão sido matados “tão facilmente” por um grupo de leões ?!?
    estranho que alguem com armas se deixe encuralar e matar desta maneira …

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …