Caçadores furtivos que queriam matar rinocerontes foram comidos por leões

Caçadores furtivos que entraram numa reserva sul-africana para matar e roubar chifres de rinocerontes acabaram como comida para um grupo de seis leões. Um caso em que o rei da selva fez valer a sua justiça.

Um guarda florestal que levava visitantes à Reserva de Caça de Sibuya, no Cabo Oriental, na África do Sul, descobriu restos humanos perto de um bando de leões, numa viagem de safari. Esse foi o momento que lançou o alerta.

A posterior descoberta de restos de pão, sapatos, luvas, armas e um machado levou à conclusão de que os leões terão matado um grupo de caçadores furtivos, que andariam, provavelmente, numa busca por chifres de rinocerontes.

O dono da reserva, Nick Fox, conta ao media local HeraldLIVE que havia “vestígios humanos claramente visíveis” e que as suspeitas apontam para dois ou três caçadores mortos. As suas identidades também não são conhecidas.

Os responsáveis da reserva tiveram que dar tranquilizantes aos leões para poder investigar melhor, encontrando um crânio e partes de um osso pélvico.

“Estavam armados com uma espingarda de alta potência com silenciador, um machado, cortadores de arame, entre outras coisas, e tinham suprimentos alimentares para uma série de dias”, diz Fox, citado pelo Live Science.

Estes indícios apontam para que teriam a intenção de “matar rinocerontes” para lhes “remover os chifres”, sustenta o proprietário da reserva.

A África do Sul abriga mais de 80% dos poucos rinocerontes que restam no mundo. A caça furtiva a estes animais está a contribuir seriamente para a sua extinção. Em 2017, foram mortos 1028 rinocerontes na África do Sul, contra apenas 13 em 2007, segundo dados da The National Geographic.

Em países como China e Vietname, os chifres de rinoceronte são muito cobiçados, para serem usados como ingredientes medicinais.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O verbo matar – como outros verbos – tem dois particípios passados: “morto” e “matado”; com os auxiliares “ter” e “haver” utiliza-se o particípio passado “matado” e com os auxiliares “ser” e “estar” emprega-se o particípio passado “morto”. Portanto, não se diz: “terão morto”, mas sim “terão matado”.
    Fica feita a correcção…

  2. Tudo terminou justo com a justiça do rei, pena é que não fique de aviso para outros oportunistas e inimigos da natureza!.

  3. .. assim de repente esta noticia parece-me … ahh e tal não sei o quê !?!?
    como é que um grupo de caçadores armados terão sido matados “tão facilmente” por um grupo de leões ?!?
    estranho que alguem com armas se deixe encuralar e matar desta maneira …

RESPONDER

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …