Caçadores furtivos que queriam matar rinocerontes foram comidos por leões

Caçadores furtivos que entraram numa reserva sul-africana para matar e roubar chifres de rinocerontes acabaram como comida para um grupo de seis leões. Um caso em que o rei da selva fez valer a sua justiça.

Um guarda florestal que levava visitantes à Reserva de Caça de Sibuya, no Cabo Oriental, na África do Sul, descobriu restos humanos perto de um bando de leões, numa viagem de safari. Esse foi o momento que lançou o alerta.

A posterior descoberta de restos de pão, sapatos, luvas, armas e um machado levou à conclusão de que os leões terão matado um grupo de caçadores furtivos, que andariam, provavelmente, numa busca por chifres de rinocerontes.

O dono da reserva, Nick Fox, conta ao media local HeraldLIVE que havia “vestígios humanos claramente visíveis” e que as suspeitas apontam para dois ou três caçadores mortos. As suas identidades também não são conhecidas.

Os responsáveis da reserva tiveram que dar tranquilizantes aos leões para poder investigar melhor, encontrando um crânio e partes de um osso pélvico.

“Estavam armados com uma espingarda de alta potência com silenciador, um machado, cortadores de arame, entre outras coisas, e tinham suprimentos alimentares para uma série de dias”, diz Fox, citado pelo Live Science.

Estes indícios apontam para que teriam a intenção de “matar rinocerontes” para lhes “remover os chifres”, sustenta o proprietário da reserva.

A África do Sul abriga mais de 80% dos poucos rinocerontes que restam no mundo. A caça furtiva a estes animais está a contribuir seriamente para a sua extinção. Em 2017, foram mortos 1028 rinocerontes na África do Sul, contra apenas 13 em 2007, segundo dados da The National Geographic.

Em países como China e Vietname, os chifres de rinoceronte são muito cobiçados, para serem usados como ingredientes medicinais.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O verbo matar – como outros verbos – tem dois particípios passados: “morto” e “matado”; com os auxiliares “ter” e “haver” utiliza-se o particípio passado “matado” e com os auxiliares “ser” e “estar” emprega-se o particípio passado “morto”. Portanto, não se diz: “terão morto”, mas sim “terão matado”.
    Fica feita a correcção…

  2. Tudo terminou justo com a justiça do rei, pena é que não fique de aviso para outros oportunistas e inimigos da natureza!.

  3. .. assim de repente esta noticia parece-me … ahh e tal não sei o quê !?!?
    como é que um grupo de caçadores armados terão sido matados “tão facilmente” por um grupo de leões ?!?
    estranho que alguem com armas se deixe encuralar e matar desta maneira …

RESPONDER

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …