Caçadores furtivos que queriam matar rinocerontes foram comidos por leões

Caçadores furtivos que entraram numa reserva sul-africana para matar e roubar chifres de rinocerontes acabaram como comida para um grupo de seis leões. Um caso em que o rei da selva fez valer a sua justiça.

Um guarda florestal que levava visitantes à Reserva de Caça de Sibuya, no Cabo Oriental, na África do Sul, descobriu restos humanos perto de um bando de leões, numa viagem de safari. Esse foi o momento que lançou o alerta.

A posterior descoberta de restos de pão, sapatos, luvas, armas e um machado levou à conclusão de que os leões terão matado um grupo de caçadores furtivos, que andariam, provavelmente, numa busca por chifres de rinocerontes.

O dono da reserva, Nick Fox, conta ao media local HeraldLIVE que havia “vestígios humanos claramente visíveis” e que as suspeitas apontam para dois ou três caçadores mortos. As suas identidades também não são conhecidas.

Os responsáveis da reserva tiveram que dar tranquilizantes aos leões para poder investigar melhor, encontrando um crânio e partes de um osso pélvico.

“Estavam armados com uma espingarda de alta potência com silenciador, um machado, cortadores de arame, entre outras coisas, e tinham suprimentos alimentares para uma série de dias”, diz Fox, citado pelo Live Science.

Estes indícios apontam para que teriam a intenção de “matar rinocerontes” para lhes “remover os chifres”, sustenta o proprietário da reserva.

A África do Sul abriga mais de 80% dos poucos rinocerontes que restam no mundo. A caça furtiva a estes animais está a contribuir seriamente para a sua extinção. Em 2017, foram mortos 1028 rinocerontes na África do Sul, contra apenas 13 em 2007, segundo dados da The National Geographic.

Em países como China e Vietname, os chifres de rinoceronte são muito cobiçados, para serem usados como ingredientes medicinais.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O verbo matar – como outros verbos – tem dois particípios passados: “morto” e “matado”; com os auxiliares “ter” e “haver” utiliza-se o particípio passado “matado” e com os auxiliares “ser” e “estar” emprega-se o particípio passado “morto”. Portanto, não se diz: “terão morto”, mas sim “terão matado”.
    Fica feita a correcção…

  2. Tudo terminou justo com a justiça do rei, pena é que não fique de aviso para outros oportunistas e inimigos da natureza!.

  3. .. assim de repente esta noticia parece-me … ahh e tal não sei o quê !?!?
    como é que um grupo de caçadores armados terão sido matados “tão facilmente” por um grupo de leões ?!?
    estranho que alguem com armas se deixe encuralar e matar desta maneira …

RESPONDER

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …