Caçador de tesouros e África do Sul disputam riquezas encontradas em naufrágio da 2.ª Guerra

Esta quarta-feira, um Tribunal do Almirantado Britânico decidiu a favor de um caçador de tesouros que disputa com a África do Sul a propriedade de cerca de 60 toneladas de prata, avaliadas em mais de 43 milhões de dólares, recuperadas de um navio naufragado no oceano Índico em 1942, durante a II Guerra Mundial.

De acordo com o jornal britânico The Times, o tesouro disputado – 2.364 lingotes de prata – tinha sido adquirido pela Casa da Moeda sul-africana. No entanto, o navio que o carregava, o SS Tilawa, foi atacado por submarinos japoneses no seu trajeto da cidade indiana de Bombaim até à costa africana, afundando a cerca de 1.500 quilómetros a nordeste das ilhas Seychelles.

Os 2.364 lingotes de prata, que pesam cerca de 60 toneladas, estão avaliadas em mais de 43 milhões de dólares (equivalente a 35 milhões de euros).

Depois de localizar os destroços em 2014, Ross Hyett, um ex-piloto britânico de corridas de automóveis, iniciou, em 2017, uma operação secreta para recuperar a carga.

Durante os seis meses da expedição, a prata permaneceu escondida no fundo do mar em águas internacionais para evitar que fosse confiscada pelas autoridades.

Os lingotes foram transportados para Southampton, no Reino Unido, pelo Cabo da Boa Esperança, evitando assim a travessia do Canal de Suez, onde a carga teria de ser declarada ao Shipwreck Receiver, instituição que fiscaliza o cumprimento das leis de salvamento.

No entanto, em 2016, a Odyssey Marine Exploration, empresa de resgate de naufrágios dos Estados Unidos, contactou as autoridades sul-africanas e ofereceu-se para localizar e recuperar a carga do SS Tilawa em troca de 85% do tesouro.

Porém, antes de as operações para recuperar a carga pudessem começar, o tesouro já tinha sido removido por Hyett.

Neste contexto, o Governo da África do Sul entrou com uma ação no Tribunal do Almirantado, argumentando que a prata pertencia à Casa da Moeda, portanto, deveria ser considerada propriedade do Estado.

No entanto, o juiz responsável pelo caso decidiu que os lingotes estavam destinadas ao uso comercial, negando ao Estado africano os direitos sobre elas.

“Com toda a probabilidade, a prata foi esquecida até 2016, quando a Odyssey Marine Exploration lembrou a República da África do Sul da sua existência”, decidiu o juiz.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há ambulâncias ilegais a fazerem transporte de doentes

Há centenas de ambulâncias e veículos dedicados ao transporte de doentes que circulam ilegalmente sem vistoria. Em 24 operações de fiscalização levadas a cabo pelo INEM, foram instaurados 101 processos por infrações ao Regulamento do Transporte …

Caso EDP: Ex-gestor suspeito de corrupção pede prescrição

A defesa de Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, entregou um requerimento a pedir a extinção do procedimento criminal pelo crime de corrupção passiva. O antigo gestor é acusado de ter recebido cerca de 1,4 milhões de …

Árbitro assistente destaca "enorme atitude" de Toni Martínez no Sporting-Porto

No jogo entre Sporting e FC Porto, Toni Martínez discutiu com um jornalista que estava a fotografar um adepto sportinguista que tinha caído da bancada. André Campos, árbitro assistente na partida de sábado entre Sporting CP …

Morreu a mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson

Boris Jonhson está de luto com a morte da mãe. Charlotte Johnson Wahl morreu esta segunda-feira, 13 de setembro, num hospital em Londres. A mãe do primeiro-ministro britânico Boris Johnson morreu esta segunda-feira num hospital de …

Impacto da descida do IRS em 2022 está dependente das taxas de retenção

A reformulação dos escalões do IRS que o Governo está a preparar deverá aliviar a carga fiscal de alguns contribuintes, mas o impacto dessa descida nos salários e nas pensões ao longo dos meses ainda …

Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta.  A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh - o mais populoso …

"Vamos libertar os portugueses". DGS vai acabar com os boletins diários da covid-19

Numa entrevista ao Público, a Diretora-Geral de Saúde sublinhou que, numa altura em que a pandemia está a começar a ser controlada, muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente. O regresso …

Polícias protestam junto à residência do primeiro-ministro contra valor do subsídio de risco

Governo aprovou recentemente um subsídio de risco de 100 euros, um valor muito inferior aos 400 euros reivindicados pelas forças de segurança. Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos por causa do subsídio …

Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes. Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles …

Primeira faculdade privada de Medicina é inaugurada hoje pela Universidade Católica

Propina mensal será de 1.625 euros, valor que terá que ser pago ao longo dos seis anos do curso. A formação pode ir, feitas as contas totais, para os 97.500 euros, a que acrescem ainda …