Caça espanhol disparou acidentalmente míssil na Estónia

Adrian ... / Wikimedia

Caça Eurofighter Typhoon

Um avião caça Eurofighter da Força Aérea espanhola, que realizava um exercício militar na Estónia, disparou acidentalmente um míssil ar-ar, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com a Rússia.

Esta terça-feira à tarde, um caça Eurofighter da Força Aérea espanhola disparou acidentalmente um míssil no decurso de um exercício militar na Estónia, estando as Forças Armadas estonianas à procura dos restos do míssil, adiantou a agência Associated Press.

As Forças Armadas da Estónia adiantaram que o caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea espanhola, que integra a missão da NATO de patrulhamento no Báltico (na qual Portugal também participa), erradamente disparou um míssil ar-ar ‘AMRAAM’ num exercício que decorria no sul do país.

Segundo o Jornal de Notícias, o disparo foi feito quando quatro aviões – dois espanhóis e dois franceses – participavam no exercício, numa zona reservada para o efeito. Após o disparo, as quatro aeronaves voltaram à base de Siauliai, na Lituânia, e foi aberta uma investigação para se perceber os contornos do caso.

O míssil carregava cerca de 10 quilos de explosivos e a sua última localização conhecida é a cerca de 40 quilómetros a norte da segunda maior cidade da Estónia, Tartu. Tem incorporado um mecanismo de auto-destruição para este tipo de acidentes, mas pode ter aterrado no solo. As autoridades apelaram à população para que não manipule o projétil, caso o encontre.

O primeiro-ministro da Estónia, Juri Ratas, disse na sua conta na rede social Facebook que não há vítimas humanas e classificou o acidente como “extremamente lamentável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os espanhóis são um perigo com os Eurofighter… já conseguiram despenhar 3 Eurofighter em poucos anos e agora até disparam misseis acidentalmente!!…
    E lá tiveram que ir os nossos F-16 fazer o serviço dos espanhóis…

RESPONDER

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …

Reembolso do IVA, novo apoio e "afinação" no sucessor do lay-off. Governo anuncia novas medidas

O Governo anunciou esta segunda-feira através do seu ministro da Economia e de Estado, Pedro Siza Vieira, uma série de medidas para estimular a procura interna e apoiar a liquidez das empresas no período de …

"É uma tolice continuar a usar gás natural", diz ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a aposta no hidrogénio verde é a melhor opção para descarbonizar a indústria nacional e que "é uma tolice continuar a …

Condições desumanas no centro de Lisboa: Moradores sem água despejam dejetos na rua

Na Quinta do Ferro, no coração de Lisboa, o cenário é descrito pelos moradores como “assustador” e “uma miséria”. Neste bairro, há quem viva sem luz e ainda despeje os dejetos na rua como em …

Governo vai criminalizar graffiti que custam um milhão de euros à CP

O Ministério da Justiça prepara-se para endurecer a lei contra o graffiti, que tinha sido descriminalizado, em 2013, durante o Governo de Pedro Passos Coelho. De acordo com o jornal Público, o Governo está a preparar …

Matos Fernandes diz que há "pressa" em explorar lítio, mas garante que Portugal não o fará a todo o custo

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, afirmou esta segunda-feira que Portugal não vai explorar o lítio “a todo o custo”, mas que este é “absolutamente fundamental" para a descarbonização, razão pela qual o Governo vai …

Governo vai reembolsar parte do IVA das compras no turismo e restauração

O Governo prepara uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o ‘lay-off’ simplificado, bem como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração, adiantou o …

97,3% dos doentes com covid-19 estão a recuperar em casa

A grande maioria dos doentes (97,3%) com covid-19 está a recuperar em casa, estando os restantes internados em enfermarias e nos cuidados intensivos, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Segundo os dados …

Restauração quer esplanadas cobertas no inverno e “mordomo” a fiscalizar regras

A associação nacional de restaurantes PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional pediu este domingo ao Governo a criação da figura de “mordomo” no programa Adaptar 2.0 para ajudar na manutenção das regras de …