Caça espanhol disparou acidentalmente míssil na Estónia

Adrian ... / Wikimedia

Caça Eurofighter Typhoon

Um avião caça Eurofighter da Força Aérea espanhola, que realizava um exercício militar na Estónia, disparou acidentalmente um míssil ar-ar, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com a Rússia.

Esta terça-feira à tarde, um caça Eurofighter da Força Aérea espanhola disparou acidentalmente um míssil no decurso de um exercício militar na Estónia, estando as Forças Armadas estonianas à procura dos restos do míssil, adiantou a agência Associated Press.

As Forças Armadas da Estónia adiantaram que o caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea espanhola, que integra a missão da NATO de patrulhamento no Báltico (na qual Portugal também participa), erradamente disparou um míssil ar-ar ‘AMRAAM’ num exercício que decorria no sul do país.

Segundo o Jornal de Notícias, o disparo foi feito quando quatro aviões – dois espanhóis e dois franceses – participavam no exercício, numa zona reservada para o efeito. Após o disparo, as quatro aeronaves voltaram à base de Siauliai, na Lituânia, e foi aberta uma investigação para se perceber os contornos do caso.

O míssil carregava cerca de 10 quilos de explosivos e a sua última localização conhecida é a cerca de 40 quilómetros a norte da segunda maior cidade da Estónia, Tartu. Tem incorporado um mecanismo de auto-destruição para este tipo de acidentes, mas pode ter aterrado no solo. As autoridades apelaram à população para que não manipule o projétil, caso o encontre.

O primeiro-ministro da Estónia, Juri Ratas, disse na sua conta na rede social Facebook que não há vítimas humanas e classificou o acidente como “extremamente lamentável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os espanhóis são um perigo com os Eurofighter… já conseguiram despenhar 3 Eurofighter em poucos anos e agora até disparam misseis acidentalmente!!…
    E lá tiveram que ir os nossos F-16 fazer o serviço dos espanhóis…

RESPONDER

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …

Afinal, duração máxima dos contratos a prazo no Estado também baixa para dois anos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assumiu o compromisso de emitir uma orientação aos serviços da Administração Pública para respeitarem a redução da duração máxima dos contratos a prazo de …

Turistas franceses arriscam seis anos de prisão. Roubaram areia de uma famosa praia em Itália

Um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados. O casal …

Pedro Dias transferido de Monsanto para Coimbra

Pedro Dias, condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, em outubro de 2016, foi transferido da prisão de segurança especial de Monsanto, em Lisboa, para o …

Após três dias de inferno, incêndio na Grã Canária começa a perder força

O incêndio florestal na ilha espanhola de Grande Canária começou esta madrugada a perder força após três dias em que esteve incontrolável, anunciou esta terça-feira o presidente, Ángel Víctor Torres. As primeiras notícias do dia sobre …

Reino Unido bane dois anúncios publicitários que promovem estereótipos de género

No Reino Unido, a Philadelphia e a Volkswagen foram as primeiras vítimas de uma lei que quer banir os preconceitos de género da publicidade. As novas regras, introduzidas no início do ano, proíbem a representação de …

Jovem julgada por dar à luz bebé morto é absolvida

Evelyn Hernández foi condenada a 30 anos de prisão por cometer homicídio agravado em 2017, depois de ter dado à luz um nado-morto na casa-de-banho. Esta segunda-feira, o tribunal de El Salvador absolveu a jovem …

Presidente da Autoridade Palestiniana demite todos os assessores

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, demitiu esta segunda-feira todos os seus assessores, indicou o seu gabinete sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de …