Um avião caça Eurofighter da Força Aérea espanhola, que realizava um exercício militar na Estónia, disparou acidentalmente um míssil ar-ar, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com a Rússia.
Esta terça-feira à tarde, um caça Eurofighter da Força Aérea espanhola disparou acidentalmente um míssil no decurso de um exercício militar na Estónia, estando as Forças Armadas estonianas à procura dos restos do míssil, adiantou a agência Associated Press.
As Forças Armadas da Estónia adiantaram que o caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea espanhola, que integra a missão da NATO de patrulhamento no Báltico (na qual Portugal também participa), erradamente disparou um míssil ar-ar ‘AMRAAM’ num exercício que decorria no sul do país.
Segundo o Jornal de Notícias, o disparo foi feito quando quatro aviões – dois espanhóis e dois franceses – participavam no exercício, numa zona reservada para o efeito. Após o disparo, as quatro aeronaves voltaram à base de Siauliai, na Lituânia, e foi aberta uma investigação para se perceber os contornos do caso.
O míssil carregava cerca de 10 quilos de explosivos e a sua última localização conhecida é a cerca de 40 quilómetros a norte da segunda maior cidade da Estónia, Tartu. Tem incorporado um mecanismo de auto-destruição para este tipo de acidentes, mas pode ter aterrado no solo. As autoridades apelaram à população para que não manipule o projétil, caso o encontre.
O primeiro-ministro da Estónia, Juri Ratas, disse na sua conta na rede social Facebook que não há vítimas humanas e classificou o acidente como “extremamente lamentável”.
ZAP // Lusa
Os espanhóis são um perigo com os Eurofighter… já conseguiram despenhar 3 Eurofighter em poucos anos e agora até disparam misseis acidentalmente!!…
E lá tiveram que ir os nossos F-16 fazer o serviço dos espanhóis…