Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, a busca já dura há 200 anos – e nada foi encontrado.

De acordo com a lenda local, há mais de 200 anos, numa ilha relativamente isolada no nordeste do Atlântico, um menino chamado Daniel McGinnis avistou um bloco e uma roldana pendurado num carvalho, e abaixo dela, uma depressão no solo – e, acompanhado pelos amigos, começou a cavar.

O que aconteceria nos próximos dois séculos seria uma das caças ao tesouro mais infames e caras do mundo ocidental, com rumores de que o local seria o local de descanso de tudo, desde o Santo Graal e os manuscritos originais de Shakespeare até às jóias de Maria Antonieta e a fortuna secreta do capitão Kidd, de acordo com o Vice.

Porém, nenhum grande tesouro foi descoberto, uma vez que ninguém conseguiu chegar ao fundo dos numerosos buracos da ilha sem que desabassem, inundassem ou até mesmo causassem a morte: vários caçadores de tesouros morreram na sua busca inútil na década de 1960.

Oak Island é uma ilha privada de 57 hectares localizada perto da costa sul da Nova Escócia, a cerca de uma hora da capital da província de Halifax e a 30 minutos de carro, uma cidade histórica e Patrimônio Mundial da UNESCO com uma população de 2.000.

A ilha – com uma forma estranhamente parecida com a de um elefante bebé – é um dos muitos pedaços de terra cobertos por árvores que se erguem acima do nível do mar e se situam nas baías e bacias próximas.

Chris Webb, dono de uma livraria local e ex-engenheiro naval, acredita que existe um tesouro enterrado sob a ilha – especificamente o de um capitão de navio da Nova Inglaterra – que ainda não foi encontrado.

Em agosto de 1965, um dos eventos mais trágicos registados da ilha aconteceu – conhecido localmente como a Tragédia da Família Restall – quando, após seis anos a morar na Oak Island em busca do tesouro, Robert Restall estava a selar o que pensava ser uma galeria pluvil na ilha.

Logo depois de descer, Restall foi derrotado por sulfeto de hidrogênio. O seu filho desceu para salvá-lo dois outros homens seguiram-nos para ajudar. Todos os quatro homens morreram devido aos gases venenosos dentro do poço.

Kel Hancock, um nativo da Nova Escócia e suposto quinto bisneto de Daniel McGinnis, o jovem que afirma ter descoberto a área do tesouro em 1795, acha que a caça ao tesouro nada mais é do que o encobrimento de um local de contrabando durante a Revolução Americana, principalmente para pólvora, durante a guerra.

Apesar das inúmeras pistas, armadilhas ou túneis encontrados na ilha nos últimos 100 anos, Hancock nega firmemente qualquer significado fantástico.

Seguidores perplexos das descobertas da ilha também apontam para descobertas intrigantes que dizem ter sido encontradas entre as camadas de plataformas de carvalho no “Poço do Dinheiro” da ilha, cerca de 18 metros abaixo do solo.

Entre as coisas estranhas estão massa de vidraceiro, carvão e fibras de coco, que são um descoberta particularmente incomum, visto que os coqueiros mais próximos estão a cerca de 1.300 quilómetros de distância nas Bermudas.

“Acho que, honestamente, foi uma história que saiu do controlo”, disse Hancock. “Cada expedição de caça ao tesouro sucessiva encontrou artefactos coloniais ou artefactos de caçadores de tesouro anteriores e interpretou erroneamente essas coisas como evidência de tesouro enterrado.”

“Não acredito que haja um tesouro na Oak Island”, acrescentou. “Mas eu adoraria que me provassem que estou errado.”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No canal História há um programa inutil sobre isto. Não passa de um buzz que alguns têm e que lhes leva a estoirar muito dinheiro. Depois há os oportunistas como os irmãos Lagina do programa. No fim, tudo não passa de um monte de suposições sem qualquer sentido. O santo graal, a arca da aliança… lol. Gente tonta…

  2. Como explicar o pilo romano as moedas antigas espanholas e inglesas que foram encontradas, porcelanas,livros e vidros soprados como os que são feitos em murano todos os materiais foram testados e comprovado que são muito antigos incluindo a cruz que foi confirmada ser templário.

RESPONDER

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …

Cientistas encontram galáxias massivas primitivas "sem combustível"

As primeiras galáxias massivas - aquelas que se formaram nos três mil milhões de anos após o Big Bang - deveriam conter grandes quantidades de gás hidrogénio frio, o combustível necessário para fabricar estrelas. Contudo, os …

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …