Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, a busca já dura há 200 anos – e nada foi encontrado.

De acordo com a lenda local, há mais de 200 anos, numa ilha relativamente isolada no nordeste do Atlântico, um menino chamado Daniel McGinnis avistou um bloco e uma roldana pendurado num carvalho, e abaixo dela, uma depressão no solo – e, acompanhado pelos amigos, começou a cavar.

O que aconteceria nos próximos dois séculos seria uma das caças ao tesouro mais infames e caras do mundo ocidental, com rumores de que o local seria o local de descanso de tudo, desde o Santo Graal e os manuscritos originais de Shakespeare até às jóias de Maria Antonieta e a fortuna secreta do capitão Kidd, de acordo com o Vice.

Porém, nenhum grande tesouro foi descoberto, uma vez que ninguém conseguiu chegar ao fundo dos numerosos buracos da ilha sem que desabassem, inundassem ou até mesmo causassem a morte: vários caçadores de tesouros morreram na sua busca inútil na década de 1960.

Oak Island é uma ilha privada de 57 hectares localizada perto da costa sul da Nova Escócia, a cerca de uma hora da capital da província de Halifax e a 30 minutos de carro, uma cidade histórica e Patrimônio Mundial da UNESCO com uma população de 2.000.

A ilha – com uma forma estranhamente parecida com a de um elefante bebé – é um dos muitos pedaços de terra cobertos por árvores que se erguem acima do nível do mar e se situam nas baías e bacias próximas.

Chris Webb, dono de uma livraria local e ex-engenheiro naval, acredita que existe um tesouro enterrado sob a ilha – especificamente o de um capitão de navio da Nova Inglaterra – que ainda não foi encontrado.

Em agosto de 1965, um dos eventos mais trágicos registados da ilha aconteceu – conhecido localmente como a Tragédia da Família Restall – quando, após seis anos a morar na Oak Island em busca do tesouro, Robert Restall estava a selar o que pensava ser uma galeria pluvil na ilha.

Logo depois de descer, Restall foi derrotado por sulfeto de hidrogênio. O seu filho desceu para salvá-lo dois outros homens seguiram-nos para ajudar. Todos os quatro homens morreram devido aos gases venenosos dentro do poço.

Kel Hancock, um nativo da Nova Escócia e suposto quinto bisneto de Daniel McGinnis, o jovem que afirma ter descoberto a área do tesouro em 1795, acha que a caça ao tesouro nada mais é do que o encobrimento de um local de contrabando durante a Revolução Americana, principalmente para pólvora, durante a guerra.

Apesar das inúmeras pistas, armadilhas ou túneis encontrados na ilha nos últimos 100 anos, Hancock nega firmemente qualquer significado fantástico.

Seguidores perplexos das descobertas da ilha também apontam para descobertas intrigantes que dizem ter sido encontradas entre as camadas de plataformas de carvalho no “Poço do Dinheiro” da ilha, cerca de 18 metros abaixo do solo.

Entre as coisas estranhas estão massa de vidraceiro, carvão e fibras de coco, que são um descoberta particularmente incomum, visto que os coqueiros mais próximos estão a cerca de 1.300 quilómetros de distância nas Bermudas.

“Acho que, honestamente, foi uma história que saiu do controlo”, disse Hancock. “Cada expedição de caça ao tesouro sucessiva encontrou artefactos coloniais ou artefactos de caçadores de tesouro anteriores e interpretou erroneamente essas coisas como evidência de tesouro enterrado.”

“Não acredito que haja um tesouro na Oak Island”, acrescentou. “Mas eu adoraria que me provassem que estou errado.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No canal História há um programa inutil sobre isto. Não passa de um buzz que alguns têm e que lhes leva a estoirar muito dinheiro. Depois há os oportunistas como os irmãos Lagina do programa. No fim, tudo não passa de um monte de suposições sem qualquer sentido. O santo graal, a arca da aliança… lol. Gente tonta…

RESPONDER

"Falta de transparência". Sindicato acusa Ryanair de violar Código do Trabalho com despedimento coletivo no Porto

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou a Ryanair de violar o Código do Trabalho, ao iniciar um despedimento coletivo na base do Porto enquanto promove cursos de formação para …

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …