O cabelo cortado nos salões de beleza do Reino Unido vai ser reciclado (em prol do ambiente)

Os cabeleireiros do Reino Unido e da Irlanda vão doar os resíduos de cabelo dos seus salões para proteger o ambiente. Como? O cabelo cortado será aproveitado para fazer tubos que impedem a propagação de derrames de óleo e as tintas vão ser queimadas para produzir energia.

O The Guardian avança que, nos últimos 10 meses, 550 cabeleireiros em todo o Reino Unido e Irlanda se inscreveram na Green Salon Collective (GSC), uma iniciativa que reduz o desperdício através de programas de reciclagem e educação.

“Os cabeleireiros são um dos maiores contribuintes para o desperdício nas ruas”, disse o cofundador do GSC, Paul Seaward, ao diário britânico. “Ficamos chocados ao ver o quanto o Reino Unido está atrasado em termos de sustentabilidade dos salões de beleza.”

Os dados do GSC revelam que cerca de 99% dos resíduos dos cortes de cabelo são enviados para aterros sanitários. Como parte da iniciativa, o grupo começou a recolher o cabelo cortado para fazer tubos de algodão ou nylon, que, quando colocados nas margens de praias, impedem a propagação dos derrames de óleo.

Na prática, os cabelos são acondicionados em tubos de algodão ou nylon e colocados nas costas das praias, um método de proteção particularmente bem-sucedido durante o derrame de óleo causado pelo naufrágio de um navio petroleiro japonês nas Ilhas Maurícias, em julho de 2020.

Mas o cabelo não é o único a ganhar uma segunda vida. Nos primeiros três meses do programa, foram recicladas 2,2 toneladas de papel alumínio, usado pelos cabeleireiros no processo de coloração do cabelo.

Os salões também foram incentivados a recolher os seus resíduos líquidos, como tintas, que foram depois encaminhados para uma infraestrutura da rede elétrica nacional. Depois de queimados, estes resíduos ajudaram a produzir energia elétrica, em vez de poluírem o solo ou os lençóis freáticos.

O GSC cobra um pagamento único de 125 libras, cerca de 145 euros, para aderir ao programa e incentiva os cabeleireiros a adicionar uma “taxa verde” aos seus preços para cobrir este gasto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …