Cabeça da estátua do menino Jesus devolvida após restauro polémico

O restauro de uma estátua do menino Jesus na Igreja de Ste Anne des Pins em Sudbury, no Canadá, gerou polémica entre os fiéis da paróquia, mas a cabeça original já foi devolvida.

A artista canadiana Heather Wise ofereceu-se para restaurar a estátua de pedra, que foi vandalizada há cerca de um ano.

Wise decidiu esculpir a cabeça do menino Jesus em barro, algo que causou choque – pela cor alaranjada e pelos traços desproporcionais – e até provocou comparações com a filha mais nova da família Simpson, a bebé Maggie.

A cabeça esculpida motivou a criação de uma página no Instagram chamada “Temporary Jesus Head” (Cabeça de Jesus Temporária), na qual se observam montagens da cabeça em diferentes contextos.

Segundo a CBC, a cabeça foi devolvida ao padre da paróquia, na sexta-feira, por uma mulher anónima.

O sacerdote, Gérald Lajeunesse, aproveitou a missa de domingo para colocar a cabeça ao seu lugar original, perante a população local.

Gérald Lajeunesse disse que a mulher devolveu a cabeça depois de ter visto as referências à substituição e explicou ainda ao sacerdote que a pessoa que vandalizou a estátua sofria de problemas pessoais.

O padre informou que está feliz pela devolução da estátua e não vai apresentar queixa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …