Cabeça da estátua do menino Jesus devolvida após restauro polémico

O restauro de uma estátua do menino Jesus na Igreja de Ste Anne des Pins em Sudbury, no Canadá, gerou polémica entre os fiéis da paróquia, mas a cabeça original já foi devolvida.

A artista canadiana Heather Wise ofereceu-se para restaurar a estátua de pedra, que foi vandalizada há cerca de um ano.

Wise decidiu esculpir a cabeça do menino Jesus em barro, algo que causou choque – pela cor alaranjada e pelos traços desproporcionais – e até provocou comparações com a filha mais nova da família Simpson, a bebé Maggie.

A cabeça esculpida motivou a criação de uma página no Instagram chamada “Temporary Jesus Head” (Cabeça de Jesus Temporária), na qual se observam montagens da cabeça em diferentes contextos.

Segundo a CBC, a cabeça foi devolvida ao padre da paróquia, na sexta-feira, por uma mulher anónima.

O sacerdote, Gérald Lajeunesse, aproveitou a missa de domingo para colocar a cabeça ao seu lugar original, perante a população local.

Gérald Lajeunesse disse que a mulher devolveu a cabeça depois de ter visto as referências à substituição e explicou ainda ao sacerdote que a pessoa que vandalizou a estátua sofria de problemas pessoais.

O padre informou que está feliz pela devolução da estátua e não vai apresentar queixa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso. De acordo …

Estudo revela que um terço dos inquiridos foi vítima de violência doméstica pela primeira vez na pandemia

Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante …

Portugal regista valor mais baixo de nascimentos desde 2015

Cerca de 85.500 bebés nasceram em Portugal em 2020, o valor mais baixo desde 2015, ano em que foram realizados 85.056 “testes do pezinho”, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge …

Polícia francesa acusada de usar critérios racistas em verificações de identidade

Seis organizações não-governamentais avançaram com um processo judicial contra a França por alegada discriminação racial por parte da polícia nas ações de verificação de identidade. As organizações, incluindo a Human Rights Watch e a Amnistia Internacional, …

Governo pondera alterar férias judiciais por causa da pandemia

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, pode alterar as férias judiciais por causa da pandemia, medida que consta do diploma de suspensão dos prazos nos tribunais que o Parlamento deverá aprovar na quinta-feira. Segundo noticiou …

João Ferreira "aguentou-se bem" e pode voltar a candidatar-se em Lisboa, diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa não exclui que João Ferreira venha a ser, novamente, candidato às eleições autárquicas de Lisboa. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou, esta terça-feira, que a candidatura de João Ferreira “aguentou-se bem” …

Manuel Godinho condenado a mais dois anos de prisão suspensa por fraude fiscal

O empresário Manuel Godinho, principal arguido do caso Face Oculta, foi esta quarta-feira condenado a dois anos de prisão suspensa, num processo por fraude fiscal, ainda que o Tribunal de Aveiro tenha concluído que não …

Marega pode estar de saída a custo zero perante proposta do Fenerbahçe

O Fenerbahçe está a negociar a contratação de Marega ao FC Porto e, segundo relatos da imprensa turca, o acordo está num "ponto positivo". Moussa Marega pode sair do FC Porto no final desta temporada a …

Benfica cancela conferência por suspeita de infeção respiratória de Jorge Jesus

Esta quarta-feira, o Benfica cancelou a conferência de imprensa de Jorge Jesus, de antevisão ao jogo com o Belenenses SAD, para os quartos de final da Taça de Portugal de Futebol, por suspeita de infeção …

Governo suspende todos os voos de e para o Brasil a partir de sexta-feira

Os voos entre Portugal e o Brasil vão ser suspensos, pelo menos, até dia 14 de fevereiro. A medida vai ter efeito a partir da meia-noite desta sexta-feira. O Ministério da Administração Interna (MAI) informa que …