A medicina tradicional chinesa está a dizimar a população mundial de burros

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina tradicional chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais.

A denúncia é feita pela organização britânica Donkey Sanctuary, que aponta o dedo ao comércio e abate indiscriminado destes animais, não apenas na China, mas também noutros países, para a produção do chamado ejiao, uma gelatina que é utilizada na medicina chinesa e que tem supostos efeitos curativos para problemas como a tosse, a insónia ou as náuseas.

Na China, a procura do ejiao é muito grande e, para dar resposta a essa tendência, são mortos anualmente 4,8 milhões destes animais a nível global.

Segundo a denúncia feita pela Donkey Sanctuary no seu relatório “Under the Skin” (Sob a pele, em tradução livre), divulgado esta semana, a continuar esta prática, em apenas cinco anos as populações destes animais poderão ficar reduzidas a menos de metade dos atuais efetivos.

Anualmente, as peles de 4,8 milhões de burros são transformadas em gelatina, o que já conduziu a uma diminuição de 59% da população destes animais na China, de 11 milhões em 1992, para 4,6 milhões em 2017.

O país, de acordo com o Diário de Notícias, tem de importar a maioria dos animais de que necessita para produzir o ejiao e isso explica que as populações da espécie estejam a diminuir em ritmo acelerado noutros países. É o caso, por exemplo, do Brasil, que perdeu 27% da população de burros desde 2007, do Botswana (menos 37%) ou do Quirguistão (menos 53%).

Outros países como a África do Sul, Estados Unidos, Índia ou Quénia são exportadores ativos de burros. Neste último país, o preço de cada animal aumentou de 91 euros para 205 euros entre 2016 e 2019, tornando-o num artigo de transação muito apetecido.

Além disso, as condições do comércio deste animais são tão más que 20% morrem durante o transporte. De acordo com o The Guardian, as condições em que são mantidos “são absolutamente horrendas em alguns dos locais onde são massacrados, no âmbito deste comércio”, afirma Faith Burden, diretora operacional da Donkey Sanctuary.

Países como o Mali, o Gana, a Etiópia, o Sudão, a Nigéria ou Chade baniram este comércio, mas há indícios de que existe tráfico destes animais em pelo menos em alguns deles.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está um acontecimento onde o PAN está nas suas “sete quintas”
    Em Portugal, o número de efetivos esta espécie animal também tem decrescido muito. Não posso acreditar que façamos exportação deste tipo de animais. Vamos PAN, mandem fiscalizar

  2. Quando acabarem com a espécie os chineses que são já aos biliões começam a tirar a pele a eles próprios, com a vantagem de ser curativo aproveitarem também para o controlo da natalidade tão necessária por aquelas paragens a bem do planeta.

  3. Eh caramba pá, vão acabar com os burros, que maravilha !
    Qualquer maneira já é uma espécie em vias de extinção
    Pois até os ciganos já mudaram pra cavalos 🙂

  4. Só há uma espécie de animais que nunca mudam, e os Chineses fazem parte dela. Qualquer medicina abjecta que leva a extinção de espécies (muitas protegidas), é considerado um acto puramente CRIMINOSO !!!!…….. Em Nome das “tradições” muita trampa se comete lá como cá !

  5. o que não está em extinção são os burros que levam os dias à roda da nora movidos por ordens abjectas que os fazem mover-se em todos os sentidos mesmo que em contradição desde que sirvam os obscuros interesses da ordem.

RESPONDER

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …