A burca foi novamente proibida (e desta vez pelo próprio Daesh)

O autoproclamado Estado Islâmico abriu uma exceção nos seus princípios puritanos e está a proibir as mulheres de usarem burca nos centros de segurança em Mossul, no Iraque.

A nova lei proíbe, “por razões de segurança”, o uso da burca nos edifícios militares e nas infraestruturas relacionadas com a proteção do grupo terrorista.

Fora destes locais de controlo, as mulheres terão de continuar a seguir o código de conduta no que diz respeito ao vestuário.

Anteriormente, os militantes do Daesh decretaram regras restritas sobre o uso da burca, que obrigavam as mulheres a estar sempre cobertas dos pés à cabeça, sob pena de serem espancadas ou até mesmo executadas se não cumprissem estas normas.

Esta alteração nas regras surge depois de várias mulheres terem escondido armas debaixo da roupa e realizado ataques nos quais morreram vários membros do grupo – incluindo comandantes.

A 5 de setembro, diz o Expresso, uma mulher que vestia burca matou dois membros do Daesh num posto de controlo em Sharqat, no sul de Mossul, usando uma pistola.

Mossul está sob o domínio do Estado Islâmico desde 2014 e é, atualmente, a maior cidade iraquiana controlada pelos terroristas.

No mês passado, depois da cidade de Manbij, na Síria, ter sido finalmente libertada dos extremistas, várias mulheres queimaram as burcas e os homens raparam a barba, como um símbolo de liberdade.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Afinal os gajos sempre têm medo de morrer, antes acabar com o fanatismo e imposição de uma tradição do que morrer às mãos da mesma.

  2. Nem mais! Afinal esta conversa de Islamismo do gajos é tudo uma bela treta.
    Antes diziam que Alá manda que as mulheres se cubram todas, bla,bla,bla, agora porque lhes interessa, já não querem a burka.
    São mesmo gente merdosa e criminosa cuja a ideologia não é o Islão, é sim o Caos.
    Bandalhos!

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …