Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido.

De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, localizado a quatro metros abaixo do solo, será vendido num leilão online no próximo dia 18 de fevereiro e o preço base de licitação está estimado entre os 25.000 a 30.000 libras.

Quem o comprar, terá acesso a um bueiro (uma abertura no terreno que dá acesso ao bunker), uma casa-de-banho química e duas camas já enferrujadas na sala de controlo.

“Recebemos muitas manifestações de interesse de muitas pessoas que, presumivelmente, querem utilizá-lo como o seu próprio esconderijo seguro da covid-19“, disse ao diário Adam Cook, diretor da casa de leilões Devon and Cornwall.

Este espaço foi construído em meados de 1961, altura de confronto máximo entre a URSS e o Ocidente atingiu. Foi utilizado como posto de guarda do Royal Observer Corps.

Durante este período, a Royal Observer Corps criou uma rede com 1.563 instalações deste tipo, que eram operadas por voluntários que recolhiam informações nucleares.

Estes voluntários trabalhavam como observadores, tendo na sua posse dispositivos com indicadores de potência de uma bomba atómica, bem como contadores Geiger utilizados medir a radioatividade de um objeto ou um determinado local.

Atualmente, nenhum destes bunkers funciona como posto de observação, uma vez que todos foram fechados em meados de 1991.

“Também conhecido como bunker nuclear, [este espaço] funcionou como ponto de observação da Guerra Fria, tendo sido inaugurado em 1961 e desativado em 1991. É uma coisa histórica, há um par de beliches antigos lá em baixo e uma pequena casa-de-banho química… É um pedaço da histórica britânica“, sintetizou Adam Cook.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …