Numa entrevista televisiva, o agora candidato da AD assegurou que “não gostava nada” de ser político. E vota sempre em branco.
A Aliança Democrática surpreendeu a maioria dos eleitores e analistas quando escolheu Sebastião Bugalho para liderar a lista para as eleições europeias deste ano.
Na semana passada, quando falou pela primeira vez num evento político, apresentou as suas ideias principais: uma Europa unida e de maior escala, um reforço no compromisso de apoio à Ucrânia, e deixou avisos sobre as ameaças à segurança do continente.
“Queremos fazer do futuro da Europa uma história que valha a pena contar aos nossos filhos”.
“Estou aqui porque acredito na Europa. Lutem comigo”.
Mas o seu discurso sobre a Europa, mais concretamente sobre a União Europeia, nem sempre foi assim.
Em 2016, numa conversa com Fernando Alvim no Canal Q, o agora candidato a eurodeputado, na altura convidado como colunista do jornal i, tinha uma perspectiva anti-União Europeia.
O contexto era a saída do Reino Unido da União Europeia: no dia seguinte ao referendo, o então primeiro-ministro David Cameron demitiu-se. “Os líderes europeus não lhe deram coisas suficientes para ficar. Os europeus portaram-se mal com os ingleses“.
Avisou que, naquela fase, a Europa era “liderada por um advogado (Wolfgang Schäuble) e por uma engenheira química (Angela Merkel). Que carisma é esse?“, perguntou.
Foi à História para dizer que Winston Churchill era “mais europeu do que qualquer europeísta de hoje em dia. Esta Europa, de que eles falam, não existe”.
Foi mais longe ao dizer: a União Europeia é um “desastre” e que é a “maior inimiga da Europa”, prevendo que a entidade iria “implodir por dentro”.
“O que em Bruxelas querem é que tu aches que, para defenderes a Europa, tens que defender a União Europeia. Mas o maior inimigo da Europa é a União Europeia. Ser céptico contra a União Europeia não é ser extremista. Se consegues criar problemas com os comunistas gregos e com os conservadores ingleses, o problema não são os povos. É preciso seres um bocadinho mauzinho“, justificou.
“O maior inimigo da Europa é a União Europeia.” Sebastião Bugalho, cabeça de lista às europeias pic.twitter.com/YUMEF7zd12
— volksvargas (@volksvargas) May 5, 2024
E não parecia nada virado para uma carreira política.
Primeiro, porque os políticos, como qualquer pessoa, têm uma “visão limitada” da realidade.
Até deixou um desafio a Alvim: “Diz-me uma campanha política que tenha sido baseada em verdade. Diz-me uma eleição que tenha sido feita com base em factos verídicos, que tenha cumprido todas as suas promessas”.
E assegurou que vota sempre em branco: “Não voto em nenhum partido político português. Ao fim de um mês no jornalismo político, conheci demasiado bem os partidos para acreditar neles“.
Depois, porque assegurou que “não gostava nada” de entrar na política. “Pelo menos, com estes partidos, não“, avisou.
No meio deste contexto, contra a União Europeia e contra os políticos, agora vai ser… eurodeputado, como recuperou Ricardo Araújo Pereira na SIC. Vai trabalhar na política, no Parlamento Europeu, o órgão legislativo directamente eleito da União Europeia.
Mas assumiu, logo na altura, que se identifica com partidos de direita: “Claro que sou de direita. O país é de esquerda – e eu sou do contra”.
Que coisinha mais anedotica. Duvido que o psd passe dos 20% com esta pateta pedante…
Interessante… mas será que um jovem não pode mudar de ideias ou mesmo de ideais? não se aprende ao longo da vida? Cometemos sempre os mesmos erros? de 2016 a 2024 passaram oito anos… uma pandemia, guerras e nada se aprende? Sou professora e aprendo todos os dias! Espero que o SB se mantenha aprendiz!
Na política não se aprende para o bem. Muda-se de casaca conforme as necessidades!!!
Este, como muitos outros, falam “bonito” para poder criar a sua imagem, mas depois esquecem-se das falas!
Estes tipos aprendem muita coisa, menos princípios e ética.
Até pode mas se falou com tanta confiança resvalado depois duma ponta a outra em tão pouco tempo, isso diz muito dele. Ou é mentiroso ou não sabe o que quer nem no que acredita ou não pensa antes de abrir a boca. Seja qual for não presta e espero que não nos represente. Já chega 1 Ventura e até sobra.
Nem alhos nem bugalhos, já temos o chegano, o que basta. Vamos ver o que os algoritmos e outros, pensam disto.
Mais uma jogada da AD e do montegro .. ter a votação mais baixo possível nas europeias , para que os outros se entusiasmem e votem a moção de censura .. para ele obter a maioria .. de seguida …..cambada de de fascistas mafiosos
Este é mais um cromo que fala muito e acerta pouco, mais um parasita politico, nunca me enganou com aquelas frases feitas quando era comentador
Já provou que não tem quaisquer escrúpulos em mudar o conteúdo da sua histérica berraria, desde que sirva para trepar na carreira. É um esgoto de ideias.
Pobre AD que se deixou infetar por oportunistas destes.
Como é habitual, infelizmente, de todos os oportunistas: “para se atingir os objectivos não se olha aos meios”…
Um tipinho que um dia diz uma coisa, no outro dia diz o contrario, é caso para dizer “Coitado, não sabe o que diz, nem sabe o que faz”. Cuidado com essas raposas, não há quem esteja seguro de nada.
Ainda o Sr. Bugalho não tinha nascido e já eu me tinha esquecido que a base da política é a mentira!!
Ok ! E, então aqueles politicos que foram do MRPP e agora são do PS ou do PSD ? O Mário Soares chegou a ser do PCP, no inicio da sua vida politica … não se é a mesma pessoa toda uma Vida ! Eu acho que o Sebastião Bugalho tem valor, sabe de politica, sabe de História e, por ser jovem está a ser crucificado ! Ou, é porque é candidato da AD ? Ou ambos ? Pelo menos não mudou da ala Direita para a Esquerda, isso sim era hipocrisia e querer palco, dinheiro, enfim Poder. Então, e a Joana Amaral Dias que foi do BE e sempre foi de esquerda até ser convidada pelo ADN ( partido da extrema-direita ) para ser eurodeputada ?Bem, o Ricardo Araújo Pereira que é do PCP tem as filhas a estudar em Londres em universidades privadas , já para não falar do dinheiro que ele ganha, será que distribui o que ganha com os pobrezinhos/ emigrantes que ele tanto defende mas, não faz puto.
Descobriu a pólvora.
Paciência… é tudo novo para ele!
Descobriu a pólvora.
Paciência… é tudo novo para ele!
Caro AMD,
Está escrito que o Pai da mentira é o Santanás, ou seja, os mentirosos são “seus filhos”.
E se for verdade?! Se for verdade, estamos “bem entregues”….
“Quem se deita com canalha, acorda mijado” … Este ditado já é muito antigo e aplica-se perfeitamente ao partido laranjada que anda “perdido” ao apoiar este imberbe !!!
Se tivessem vergonha na cara, os laranjadas nunca apoiariam quem não é coerente, quem não tem a mínima noção de política e acima de tudo quem quer arranjar um “tacho” à pressa tentando com as suas imposturices, enganar os mais incautos …
Ao Sr. Gil : então o talentoso jornalista candidato a eurodeputado Sebastião Bugalho ” não tem a mínima noção de política ” ? ” Quer arranjar um tacho ” . Pois ele tem valor sim, e deve ser aproveitado ! Sabe de política e de História e até tem dons de oratória ! Parece que nunca o ouviu na TV. O debate das suas ideias só o provam. Ele não precisa de “tacho”, à pressa. Tem trabalho como comentador na SIC, e jornalista/ colunista no jornal Expresso. Pois, por ser um jovem talentoso é que o Dr. Pinto Balsemão o foi buscar à CNN. Agora, o Senhor Gil pode ser de outra ala política que não a do Sebastião Bugalho mas, não tire o valor a quem o tem, da esquerda à direita.
Já reparei que anda distraída e não atenta às imposturices …É que se vir o título da notícia e perante aquilo que o bogalho disse em tempos, verá com facilidade que é um impostor à procura de tachoi !!! É que coerência em política ou noutra área qualquer, pressupõe honestidade !!! Não se trata de eu ser de outra ala política, trata-se apenas da realidade !!! “O pior cego é aquele que não quer ver” !!!
Paulo Portas 2.0!!