“Aqui e ali até polémico”. Sebastião Bugalho é o cabeça de lista surpresa da AD às Europeias

11

Miguel Gomes Silva

Sebastião Bugalho

O jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho, de 28 anos, vai ser o cabeça de lista da AD às eleições europeias. Rui Moreira recusou ser número dois.

Apesar de “aqui e ali até polémico”, o jornalista Sebastião Bugalho é o nome indicado por Luís Montenegro para liderar a lista da AD às eleições europeias, informou esta segunda-feira fonte do PSD citada pela agência Lusa.

Sebastião Maria Reis Bugalho nasceu a 15 de novembro de 1995 e é atualmente colunista do Expresso e comentador televisivo da SIC.

Em 2019, concorreu como independente nas listas de candidatos a deputados do CDS-PP, na direção de Assunção Cristas, acabando por não ser eleito.

Dois anos mais tarde, podia ter substituído Ana Rita Bessa na Assembleia da República, mas recusou.

Filho mais velho dos jornalistas João Alberto Santos Fernandes Bugalho e Patrícia Reis, Bugalho foi aluno do curso de Ciência Política, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, tendo dados os primeiros passos no jornalismo no jornal i e no Sol. Foi depois comentador na TVI24.

No livro “Na cabeça de Ventura“, da autoria do jornalista do semanário Expresso Vítor Matos, relata-se que foi Sebastião Bugalho o jornalista contactado pelo consultor de comunicação João Gomes de Almeida para uma entrevista ao líder do Chega.

Na entrevista, que acabaria por fazer manchete e dar notoriedade a André Ventura, é citado um estudo — cuja veracidade o livro de Vítor Matos coloca em causa — a ligar a comunidade cigana à sensação de insegurança em Londres.

Na última edição do semanário Expresso, escreveu um artigo centrado no agora primeiro-ministro, Luís Montenegro, no qual considera que o presidente do PSD “mantém como primeiro-ministro o mesmo posicionamento que apresentou durante a sua candidatura ao cargo: nenhum“.

O colunista defende, no artigo, que “a tolerância nacional para o teatro esgotou-se: no hemiciclo, na opinião pública e nos eleitores. Há demasiados desiludidos para frustrar mais expectativas”.

“Se alguém julgava que, depois de 10 de março, se poderia continuar como dantes, é com a maior simpatia que escrevo: sr. primeiro-ministro, esqueça isso“, escreve Sebastião Bugalho.

Montenegro escolheu “jovem talentoso” e disruptivo

O presidente do PSD justificou hoje a escolha do jornalista Sebastião Bugalho para cabeça de lista da AD às europeias por ser “um jovem talentoso” e disruptivo e disse querer participar “ativa e energicamente” na campanha.

“Um jovem talentoso, um jovem que o país conhece, aqui e ali até polémico, que afronta, é disruptivo, estimula a confrontação com respeito democrático. É o exemplo do que nós queremos: que vale a pena estar em Portugal, lutar por Portugal e ir para a Europa defender os interesses e as cores de Portugal”, afirmou Luís Montenegro, na intervenção de abertura do Conselho Nacional, aberta aos jornalistas.

Montenegro não falou no nome de Rui Moreira, que chegou a ser apontado por vários órgãos de comunicação social e pelo comentador televisivo e ex-líder do PSD Marques Mendes como cabeça de lista da AD.

Vale a pena apostar no futuro, o Sebastião Bugalho é com toda a honra, com muita convicção, o candidato que tenho para vos apresentar e estou convencido que vai fazer a diferença nas próximas eleições europeias”, afirmou.

Montenegro prometeu que irá participar na campanha “ativa e energicamente”, “tanto quanto as funções” de primeiro-ministro lhe permitirem.

“Sei que alguns desdenharam desta minha característica, eu gosto da campanha, eu gosto da rua, estou aqui para ir de porta em porta falar com os portugueses”, prometeu.

Moreira recusou ser número dois

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 09 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

A mesma fonte precisou que Luís Montenegro convidou formalmente Rui Moreira para a segunda posição da lista da AD às europeias no domingo à noite, mas este recusou.

Rui Moreira era apontado, por vários órgãos de comunicação social, como o mais provável cabeça de lista da coligação Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM).

No domingo, no espaço de comentário da CNN Portugal, Rui Moreira admitiu interesse, bem como preocupação com o projeto europeu.

“A questão da Europa é uma coisa que me interessa e que principalmente me preocupa. Todos temos de nos preocupar com a Europa e com o projeto europeu. O projeto europeu foi o grande projeto do século XX para os europeus depois de duas guerras devastadoras”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Porto.

Neste momento precisamos de lutar pela Europa que queremos, uma Europa que está ameaçada por guerras, e por isso, confesso também, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai”, referiu.

Ainda esta segunda-feira, militantes e autarcas do PSD Porto, entre os quais Vladimiro Feliz, que foi o candidato social-democrata à Câmara do Porto, manifestaram-se contra a intenção da direção nacional de indicar Rui Moreira como cabeça de lista às eleições europeias.

Os subscritores consideraram ser “uma traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD”, afirmando não terem dúvidas de que “deixará marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD”.

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares na lista da AD às europeias de 09 de junho, liderada pelo comentador Sebastião Bugalho.

Hélder Sousa e Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra, e Lídia Pereira, atual eurodeputada, surgem no quarto e quinto lugar, respetivamente.

Sérgio Humberto, indicado pela distrital do Porto, Paulo Nascimento Cabral e Carla Rodrigues estão colocados respetivamente no sexto, sétimo e oitavo lugar, numa lista em que a candidata indicada pela Madeira, Rubina Leal, aparece em nono.

As eleições para o Parlamento Europeu estão convocadas para dia 09 de junho. Em 2019, o PSD elegeu seis eurodeputados, com 21,9% dos votos, e o CDS-PP um.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Tão somente comentadores… política espetáculo é o que está a dar…
    Temos um na P. R. eleito pela televisão.
    O resultado está à vista.

    4
    2
  2. não percebo a tática…
    numa altura destas ter um cabeça de lista destes…
    ou é tacho ou então acho que montenegro já que “fugir” naquilo que se meteu…

    2
    2
  3. Finalmente um puto inteligente.
    Não é da minha área política mas vou votar nele para espantar as teias de aranha que por lá andam. Até o oportunista de câmara do Porto ficou furioso…perdeu o tacho.

    3
    7
  4. Jovem, católico, conservador e, às vezes, polémico.
    Que me perdoem, mas não quero saber dessas características para nada, nem da sua cor ou prato preferidos, ou do seu clube de futebol.

    Parece que a política em Portugal está transformada numa espécie de Big Brother. Pessoas ocas enfiam-se num buraco qualquer (neste caso, na política) e esgrimam argumentos ocos para coisa nenhuma, como se fosse algo útil e importante.

    E que ter alguém com currículos de quem construiu alguma coisa, de preferência algo fora de série. Alguém com ideias claras e eficazes do que deve ser a gestão de um país.

    Acerca deste, quando fui à procura do seu CV, comecei por ler que é filho de X e Y, o que só pro si já é um mau sinal, depois pouco mais havia e até fiquei com dúvidas se teria acabado os estudos. Mas percebi que gosta de falar e comentar…
    Ser um tagarela, mesmo que seja um bom tagarela, para mim não é suficiente. Talvez seja suficiente para ser um bom comentador ou colunista, mas não para gerir um país, da mesma maneira que um bom comentador de futebol, por si só, não é suficiente para se ser um bom jogador de futebol.

    7
    3
  5. Aos poucos os portugueses vão abrindo os olhos percebendo como são manipulados pela comunicação social e como a qualidade de quem os governa é pouca ou nenhuma sendo a maioria deles apenas uns bons falantes a procura de tacho.

    8
    2
  6. Bom candidato da AD, acusado de violência doméstica e apanhado nas escutas no processo Tutti frutti.
    Nunca fez nada de “útil” na vida além de difundir propaganda, parcial e de gosto duvidoso.
    Mas tem pais muito cultos e WOKE
    Mais um BETINHO de Lisboa
    Grande CV

    9
    2
  7. O primeiro-ministro Luís Montenegro não se coliga com o partido de André Ventura, mas arranjou uma solução para apanhar os votos da extrema direita: um populista das suas fileiras..naftalina e mesogenia não falta..

  8. O talentoso jornalista e comentador Sebastião Bugalho gosta de politica, sabe de politica e até tem dons de oratória. Qual é o problema ? É por ser da ala Direita ? É por ser jovem ? Eu entendo que ele tem valor e deve ser aproveitado. O mesmo pensou o Dr. Pinto Balsemão quando o convidou para ingressar como jornalista/ colunista no melhor jornal de Portugal – o Expresso. Quanto a uma acusação de violência doméstica feita por uma ex-namorada nada foi provado. E, não seria a 1ª vez que tal acontece. Já aconteceu ao melhor jogador do Mundo Cristiano Ronaldo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.