Buffon deixa Paris Saint-Germain

Daniel Dal Zennaro / EPA

Gianluigi Buffon

O Paris Saint-Germain (PSG) anunciou a saída do guarda-redes, um ano depois de o italiano ter chegado ao clube francês de futebol oriundo da italiana Juventus.

“Hoje a minha aventura fora de Itália terminou. Obrigado a todos por tudo o que tive a oportunidade de experienciar em Paris. Obrigado pelas emoções que partilhámos”, disse Gianluigi Buffon.

Internacional 176 vezes por Itália, um recorde na ‘squadra azzurra’, o guarda-redes disputou 25 jogos em todas as competições esta época, sendo campeão francês e conquistando a Supertaça, referente a 2018.

Citado pelo site do PSG, o atleta de 41 anos recordou que chegou ao clube “cheio de entusiasmo e recebido pelo incrível calor dos adeptos”, no que foi uma chegada “emocionante”.

Obrigado, do fundo do meu coração. Parto feliz por ter apreciado esta experiência que indubitavelmente me ajudou a crescer”, completou.

O PSG revelou a “honra de ter contado com um dos maiores guarda-redes da história do futebol”, recordando o seu título mundial pela Itália em 2006 e os imensos prémios individuais de ‘Gigi’.

“Nunca esquecerei o orgulho que todos no PSG sentiram – no clube e nos adeptos – quando viram Gianguigi Buffon vestir a nossa camisola. Neste tempo aqui, trouxe a sua fenomenal experiência e o seu profissionalismo, não apenas com os colegas, mas em todas as áreas”, elogiou Nasser Al-Khelaifi, dono do clube.

Depois de cinco anos no Parma, Buffon chegou à Juventus em 2001, contabilizando nove títulos de campeão italiano e cinco taças transalpinas pela ‘vecchia signora’.

Ergueu uma Taça UEFA e foi considerado o melhor guarda-redes da UEFA em 2003 e 2017, contudo, nunca venceu a Liga dos Campeões, apesar de ter sido várias vezes finalista.

Ao serviço da seleção, na qual se estreou em outubro de 1997, sagrou-se campeão mundial em 2006, foi finalista vencido do Euro2012 e medalha de bronze da Taça das Confederações.

Buffon é igualmente o segundo jogador com mais partidas na série A italiana, com 471 jogos, atrás de Paolo Maldini, que somou 647 partidas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Britânicos que divulgaram imagens de Emiliano Sala na morgue condenados a pena de prisão

Os dois britânicos acusados de terem acedido e divulgado imagens do corpo do jogador argentino, que faleceu num acidente de avião, foram condenados a penas de prisão efetivas. Segundo o Observador, um homem e uma mulher …

Lionel Messi ganha prémio The Best pela sexta vez

O futebolista argentino conquistou, pela sexta vez, o prémio The Best da FIFA, , durante a cerimónia que decorreu em Milão, Itália, sucedendo ao croata Luka Modric. O argentino Lionel Messi, de 32 anos, regressou ao lote …

Lágrimas de cristal. Jovem chora "diamantes" em vez de lágrimas

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico "inferno". Satenik Kazarián, uma arménia de apenas …

UGT defende aumento do salário mínimo para 660 euros em 2020

A União Geral de Trabalhadores (UGT) reivindicou, esta segunda-feira, a subida do salário mínimo para 660 euros em 2020, para que se atinja um patamar de, pelo menos, 800 euros no final da próxima legislatura …

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …