Budapeste é o destino europeu do ano. Braga é “vice-campeã”

A cidade de Braga foi eleita o segundo Melhor Destino Europeu para 2019, ficando a cerca de 3 mil votos da cidade húngara de Budapeste, o destino “campeão” do ano, eleito na votação European Best Destinations 2019. 

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Braga dá conta de que a cidade minhota era a única nomeada portuguesa na edição deste ano, conseguindo arrecadar 59.092 votos. Budapeste, por sua vez, somou 62.128 votos.

De acordo com a autarquia, Braga foi a cidade que recolheu mais votos fora do território nacional, assumindo-se como destino favorito dos viajantes oriundos do Brasil e Reino Unido. Tendo em conta o elevado número de votos, escreve a Câmara, a organização irá, pela primeira vez, comprometer-se a aumentar a visibilidade e criar conteúdos promocionais sobre os dois destinos mais votados em 2019.

A autarquia bracarense frisa ainda que o número de votos arrecadados pela cidade nesta edição ultrapassou os resultados obtidos por destinos vencedores de edições anteriores.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta votação é a “prova inquestionável da afirmação internacional da marca Braga”. O autarca acredita que o resultado terá reflexos positivos no turismo e na economia local nos próximos anos.

“Esta distinção fará com que Braga esteja presente nas mais reputadas publicações na área do Turismo de todo o mundo, fazendo da Cidade um destino cada vez mais obrigatório para milhões de viajantes”, sustentou Ricardo Rio citado em comunicado.

No total, e nesta edição de 2019, foram distinguidas 15 cidades. Ao lado da cidade húngara de Budapeste (62.128 votos) e de Braga (59.092 votos), juntou-se Monte Isola, em Itália (56.024); Metz, em França (52.569); Poznan, na Polónia (43.057) no top five.

Seguiu-se depois Málaga, em Espanha (36.485); Genebra, na Suíça (31.112); Cavtat, na Croácia (26.943); Bratislava, na Eslováquia (24.749); Sainte-Maxime, na França (20.458); Dinant, na Bélgica (17.122); Atenas, na Grécia (16.024); Kotor, em Montenegro (14.882); Riga, Letônia (12.024); Florença (10.068).

“A votação foi aguerrida“, revelou em declarações à Fugas Maximilien Lejeune, responsável pela organização que gere a iniciativa. “Braga recebeu mais votos do que Bordéus ou Wroclaw” quando venceram (2015 e 2018, respetivamente), notou, dando conta que até já se pode dizer definitivamente que Braga é trendy.

A iniciativa foi já vencida por outras cidades portuguesas. Lisboa venceu a primeira edição em 2010 e o Porto venceu nas três ocasiões em que esteve nomeado (2017, 2014, 2012).

Criada em 2009, a European Best Destinations, sediada em Bruxelas, promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia. Este é considerado o maior evento de e-turismo da Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …