Bruxelas vai investir até 3 mil milhões para impulsionar Céu Único Europeu

reflexiste / Flickr

-

Até três mil milhões de euros de financiamento comunitário vão ser entregues às principais companhias aéreas e aeroportos para projetos de modernização do sistema de tráfego aéreo europeu, com vista à materialização do Céu Único Europeu, lançado há dez anos.

“A Comissão Europeia vai assinar um acordo para modernizar o sistema de gestão do tráfego aéreo da União Europeia e para rever a organização espacial da Europa”, disse esta sexta-feira o porta-voz da Comissão Europeia para os Transportes, Jakub Adamowicz, na conferência de imprensa diária em Bruxelas.

O porta-voz explicou que a União Europeia (UE) está agora a entrar na fase de desenvolvimento do SESAR, o projeto de investigação sobre a gestão do tráfego aéreo que visa criar o Céu Único Europeu, e que os três mil milhões de euros de fundos europeus serão direcionados para o desenvolvimento de projetos conjuntos e a modernização do sistema de gestão do tráfego aéreo.

“O problema central é que a gestão do tráfego aéreo europeu é fragmentada e ineficaz”, disse o mesmo porta-voz.

Já a comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, afirmou em comunicado que o acordo de hoje é uma “grande conquista para a aviação da UE”, porque tornará os sistemas mais inteligentes, baratos, limpos e seguros à navegação aérea, além de ser um passo importante na execução do Céu Único Europeu.

O projeto Céu Único Europeu, que visa acabar com a fragmentação do espaço aéreo europeu, potenciando uma gestão integrada do tráfego aéreo, foi lançado há cerca de dez anos, mas ainda não foi concretizado.

Segundo o executivo comunitário, os problemas decorrentes da fragmentação do espaço aéreo europeu “geram custos adicionais da ordem dos cinco mil milhões de euros por ano” e acrescentam “42 quilómetros à distância de um voo médio, obrigando as aeronaves a gastar mais combustível”, a aumentar as emissões, a pagar elevadas taxas de utilização e originam maiores atrasos.

A título de exemplo, Bruxelas refere que os Estados Unidos controlam um espaço aéreo da mesma dimensão, com mais tráfego e cerca de metade dos custos.

Segundo a Comissão Europeia, quando o céu único europeu estiver a funcionar em pleno, a “segurança será dez vezes superior, a capacidade de espaço aéreo será três vezes superior, os custos de gestão do tráfego aéreo reduzir-se-ão em 50% e o impacto no ambiente será 10%” menor.

Em 2004 e em 2009, foram adoptados os pacotes Céu Único I e II, respetivamente.

Atualmente, a gestão do espaço aéreo é competência dos governos nacionais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …