Bruxelas aprova venda do Novo Banco à Lone Star

António Cotrim / Lusa

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, a venda do Novo Banco à Lone Star, foi esta quarta-feira divulgado em Bruxelas.

A Comissão Europeia emitiu um comunicado no qual clarifica que as medidas aprovadas em matéria de auxílio estatais permitirão ao fundo norte americano Lone Star lançar o seu “plano de reestruturação, que visa garantir a viabilidade a longo prazo do banco, limitando, ao mesmo tempo, as distorções da concorrência”.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a Comissária europeia para a Concorrência, Margrete Vestager, é “importante que o novo proprietário aplique o plano de forma eficaz para que o banco consiga apoiar a economia portuguesa“.

A Lone Star não pagará qualquer valor pela compra do banco, mas, de acordo com a TSF, terá que injetar mil milhões de euros, acordados com o Estado, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os restantes 250 milhões até 2020.

Além disso, a Lone Star levará a cabo uma reestruturação aprofundada da instituição, que fica ainda obrigada a levantar 400 milhões de euros no mercado.

O Fundo de Resolução, que é custeado por todos os bancos portugueses, por sua vez, fica obrigado a injetar capital de até 3,9 mil milhões de euros se, por causa de uma eventual desvalorização dos ativos tóxicos do BES, o rácio de capital descer abaixo de determinado limiar e a subscrever o valor em falta, caso o banco não consiga obter os 400 milhões de euros no mercado.

Se surgirem necessidades de capital em circunstâncias graves que não possam ser resolvidas pela Lone Star ou por outros operadores de mercado, Portugal fica ainda obrigado a disponibilizar capital adicional limitado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E pelos vistos com esta brincadeira mais dinheiros públicos vão arder de novo como se ainda não bastasse, do lado da geringonça ainda não ouvi comentários, estranho!

RESPONDER

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …