Bruma finta dragões (e está a caminho do PSV)

Bruma já não vai para o FC Porto. O empresário do jogador, Catió Baldé, confirmou que o jogador está a caminho do PSV Eindhoven.

Dirigentes do clube holandês estiveram, nesta terça-feira, em Lisboa reunidos com o jogador português e, de acordo, com o empresário de Bruma, apresentaram uma proposta superior à dos dragões. O FC Porto estava a oferecer ao Leipzig, clube onde Bruma joga atualmente, 15 milhões para fechar o negócio, mas a oferta do PSV Eindhoven suplantou esta quantia.

De acordo com o Record, os dirigentes do clube holandês fizeram uma viagem relâmpago a Lisboa para convencerem o jogador. O acordo foi fechado durante a madrugada numa unidade hoteleira da capital e Bruma acertou com o PSV um contrato por cinco épocas, caindo por terra o princípio de acordo com o FC Porto.

Segundo o jornal A Bola, o ainda avançado do RB Leipzig terá deixado cair o regresso a Portugal devido às garantias financeiras oferecidas pelo PSV, que terá assegurado que Bruma vai ganhar os mesmos três milhões de euros anuais que recebe atualmente na Alemanha. O valor da transferência será o mesmo que os dragões ofereciam: 15 milhões.

Armindo Tué Na Bangna, conhecido por Bruma, é um produto da formação do Sporting. Chegou com treze anos de idade em 2007 e galgou todas as categorias até à equipa principal em 2013. Depois surgiu o interesse de alguns grandes clubes europeus e as polémicas sucederam-se, recorda o Diário de Notícias.

Primeiro, a mãe assinou com um e o pai com outro, o que levou a uma queixa de sequestro no dia em que fez 16 anos. Nené Oliveira, mãe adotiva de Bruma, apresentou uma queixa-crime contra o Sporting, alegando que o filho estava sequestrado na Academia, em Alcochete, para impedirem que assinasse pelo Manchester City. Afinal estava em Alvalade a assistir a um jogo da equipa principal.

Depois passou por uma polémica contratual com os leões. No início da temporada de 2013-14, Bruma não se reapresentou ao clube por orientação dos representantes, que defendiam que o contrato tinha terminado. O clube, por sua vez, afirmou que o contrato terminaria em 2014, argumento que foi aceite pela Comissão Arbitral Paritária.

Em 3 de setembro de 2013 Bruma é anunciado oficialmente contratado pelo Galatasaray da Turquia com um vínculo de cinco anos, por 10 milhões de euros, mais variáveis e uma cláusula anti-rivais que o impedia de regressar a Portugal para jogar no FC Porto, Benfica e Sp. Braga.

Após um ano emprestado ao Real Sociedad para a época (2015-16) voltou à Turquia para ser vendido ao Leipzig. O avançado português assinou por cinco épocas e o clube alemão pagou pela sua transferência 15 milhões de euros. Na Alemanha desde o verão de 2017, o atacante de 24 anos participou em apenas 27 dos 52 jogos do emblema germânico em 2018-19, tendo apontado três golos. Bruma soma sete internacionalizações (e um golo) pela seleção nacional, todas nos últimos dois anos.

Bruma vai chegar ao PSV, segundo classificado da Liga holandesa na temporada que agora terminou, para colmatar as eventuais saídas de Hirving Lozano e Steven Bergwijn. O clube de Eindhoven é treinado por Mark van Bommel, antigo internacional holandês, e tem nas fileiras Luuk de Jong e Dumfries, que estiveram na Liga das Nações com a seleção holandesa, e ainda o veterano Afellay, que representou o Barcelona entre 2010 e 2015.

Entretanto, o FC Porto vai assim continuar a procurar um substituto por Yacine Brahimi, que era o dono da ala esquerda do ataque mas que está em final de contrato e vai terminar a ligação ao clube no final deste mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …