Bruma já não vai para o FC Porto. O empresário do jogador, Catió Baldé, confirmou que o jogador está a caminho do PSV Eindhoven.
Dirigentes do clube holandês estiveram, nesta terça-feira, em Lisboa reunidos com o jogador português e, de acordo, com o empresário de Bruma, apresentaram uma proposta superior à dos dragões. O FC Porto estava a oferecer ao Leipzig, clube onde Bruma joga atualmente, 15 milhões para fechar o negócio, mas a oferta do PSV Eindhoven suplantou esta quantia.
De acordo com o Record, os dirigentes do clube holandês fizeram uma viagem relâmpago a Lisboa para convencerem o jogador. O acordo foi fechado durante a madrugada numa unidade hoteleira da capital e Bruma acertou com o PSV um contrato por cinco épocas, caindo por terra o princípio de acordo com o FC Porto.
Segundo o jornal A Bola, o ainda avançado do RB Leipzig terá deixado cair o regresso a Portugal devido às garantias financeiras oferecidas pelo PSV, que terá assegurado que Bruma vai ganhar os mesmos três milhões de euros anuais que recebe atualmente na Alemanha. O valor da transferência será o mesmo que os dragões ofereciam: 15 milhões.
Armindo Tué Na Bangna, conhecido por Bruma, é um produto da formação do Sporting. Chegou com treze anos de idade em 2007 e galgou todas as categorias até à equipa principal em 2013. Depois surgiu o interesse de alguns grandes clubes europeus e as polémicas sucederam-se, recorda o Diário de Notícias.
Primeiro, a mãe assinou com um e o pai com outro, o que levou a uma queixa de sequestro no dia em que fez 16 anos. Nené Oliveira, mãe adotiva de Bruma, apresentou uma queixa-crime contra o Sporting, alegando que o filho estava sequestrado na Academia, em Alcochete, para impedirem que assinasse pelo Manchester City. Afinal estava em Alvalade a assistir a um jogo da equipa principal.
Depois passou por uma polémica contratual com os leões. No início da temporada de 2013-14, Bruma não se reapresentou ao clube por orientação dos representantes, que defendiam que o contrato tinha terminado. O clube, por sua vez, afirmou que o contrato terminaria em 2014, argumento que foi aceite pela Comissão Arbitral Paritária.
Em 3 de setembro de 2013 Bruma é anunciado oficialmente contratado pelo Galatasaray da Turquia com um vínculo de cinco anos, por 10 milhões de euros, mais variáveis e uma cláusula anti-rivais que o impedia de regressar a Portugal para jogar no FC Porto, Benfica e Sp. Braga.
Após um ano emprestado ao Real Sociedad para a época (2015-16) voltou à Turquia para ser vendido ao Leipzig. O avançado português assinou por cinco épocas e o clube alemão pagou pela sua transferência 15 milhões de euros. Na Alemanha desde o verão de 2017, o atacante de 24 anos participou em apenas 27 dos 52 jogos do emblema germânico em 2018-19, tendo apontado três golos. Bruma soma sete internacionalizações (e um golo) pela seleção nacional, todas nos últimos dois anos.
Bruma vai chegar ao PSV, segundo classificado da Liga holandesa na temporada que agora terminou, para colmatar as eventuais saídas de Hirving Lozano e Steven Bergwijn. O clube de Eindhoven é treinado por Mark van Bommel, antigo internacional holandês, e tem nas fileiras Luuk de Jong e Dumfries, que estiveram na Liga das Nações com a seleção holandesa, e ainda o veterano Afellay, que representou o Barcelona entre 2010 e 2015.
Entretanto, o FC Porto vai assim continuar a procurar um substituto por Yacine Brahimi, que era o dono da ala esquerda do ataque mas que está em final de contrato e vai terminar a ligação ao clube no final deste mês.