O sal ajuda a absorver a humidade do ar e pode ser uma ajuda contra a condensação criada nas janelas.
Com a aproximação do inverno, os residentes do Reino Unido estão a ser encorajados a colocar tigelas de sal no peitoril das suas janelas para evitar a humidade e o bolor. Mas será que este truque simples funciona mesmo?
A condensação ocorre quando o vapor de água no ar atinge uma superfície fria, como as janelas, transformando o vapor novamente em líquido. Isto pode levar a problemas como humidade, bolor e danos nos caixilhos das janelas.
Nos veículos, a insuflação de ar nas janelas ou a utilização de ar condicionado pode reduzir a humidade. Em casa, aplicam-se os mesmos princípios, embora lidar com a condensação possa ser mais difícil, explica o IFLScience.
Um método sugerido consiste em colocar uma tigela de sal junto às janelas durante os meses mais frios. O sal, uma substância higroscópica, absorve a humidade do ar. De acordo com o especialista em casa e jardim Andy Ellis, o sal “absorve naturalmente a humidade e essencialmente seca o ar”, reduzindo a condensação nas janelas. Esta solução simples, que requer apenas uma tigela de sal perto da janela, é vista como uma forma fácil de combater a humidade.
No entanto, embora o sal tenha propriedades de absorção de humidade, a sua eficácia em ambientes domésticos típicos pode ser limitada. O engenheiro químico John Francis Richardson explica que o sal começa a absorver o vapor de água apenas com níveis de humidade relativamente elevados.
Por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl) não absorve quantidades significativas de humidade até que a humidade relativa atinja cerca de 74%. As casas no Reino Unido têm geralmente níveis de humidade entre 30% e 60%, embora algumas áreas, como as casas de banho ou as cozinhas, possam exceder este intervalo.
Assim, o sal só pode ser eficaz em casas com níveis de humidade mais elevados. O Serviço Alemão de Informação sobre Transportes refere que a absorção de humidade do sal aumenta significativamente com níveis de humidade mais elevados, dissolvendo-se à medida que o ar fica mais saturado. Por conseguinte, embora possa ajudar marginalmente, o sal não é uma solução completa para evitar a condensação.
Para combater a condensação de forma mais eficaz, a ventilação é fundamental. Abrir ligeiramente as janelas ou utilizar aberturas de ventilação incorporadas ajuda a libertar o ar húmido e evita a acumulação de humidade nas superfícies frias. Este método é muito mais eficaz do que confiar nas taças de sal, que apenas oferecem uma pequena ajuda no combate à condensação.