/

Britânico detido por pirataria às contas de Twitter de Obama, Bezos e Gates

Um britânico de 22 anos foi detido após um ataque informático lançado em julho de 2020 contra as contas de Twitter do ex-Presidente dos Estados Unidos (EUA) Barack Obama, do atual Presidente Joe Biden e dos empresários Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos.

De acordo com o Guardian, a detenção de Joseph James O’Connor ocorreu em Espanha e foi comunicada pelo Departamento de Justiça dos EUA. Este é acusado de pirataria informática pelo ataque no Twitter, a contas do TikTok e do Snapchat, extorsão ‘online’ para fins sexuais e perseguição via Internet.

O ataque visava extorquir dinheiro em criptomoedas, ao publicar nas contas de figuras conhecidas mensagens nas quais pedia aos utilizadores que enviassem um determinado montante para uma ligação, prometendo que essa quantia seria devolvida a dobrar. Os piratas terão conseguido recolher cerca de 123 mil dólares (pouco mais de 100 mil euros).

Em março de 2021, Graham Ivan Clark, de 18 anos, outro pirata informático, foi condenado a três anos numa prisão juvenil norte-americana por ter estado envolvido no ataque. Segundo o Guardian, o nome de Joseph James O’Connor surgiu após um dos outros jovens envolvidos o ter identificado num interrogatório.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.