“Brincar de Rua” usa tecnologia digital para que as crianças voltem a brincar na rua

(cv) ludotempo.pt

-

Uma associação de Leiria está a desenvolver um projeto que tem por objetivo fazer com que as crianças voltem a brincar na rua, servindo-se de tecnologia digital para assegurar a sua segurança, disse hoje o responsável.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação Ludotempo, Francisco Lontro, explicou que o projeto Brincar de Rua pretende devolver às crianças “a experiência única de brincar na rua”, de uma forma adaptada aos tempos de hoje e com toda a segurança.

“A ideia deste projeto é criar grupos de brincar comunitários. Trata-se de uma iniciativa de brincar livre, em que o que queremos é replicar ao máximo a experiência do brincar que nós tivemos, mas adaptada às condições dos dias de hoje”, disse.

Cada grupo não deverá ultrapassar as 15 inscrições e será monitorizado por dois adultos devidamente formados e certificados pela Ludotempo, a associação de Leiria sem fins lucrativos mentora do projeto.

“Aos monitores é dado o nome de embaixadores do brincar, sendo a estes que cabe a garantia da segurança das crianças, sendo ainda ativadores nalguma brincadeira, mas retirando-se o mais depressa possível”, diz Francisco Lontro.

“Queremos os mais novos a brincar livremente no espaço público, encontrando os amigos de sempre ou fazendo novos amigos, explorando a criatividade e com interferência mínima dos adultos”, sublinha o responsável.

De acordo com Francisco Lontro, “o grande bastião do projeto é a segurança das crianças” e, para além dos dois adultos a monitorizar cada grupo, “a ideia é que os miúdos usem também um sistema de geolocalização”.

“Este sistema permite definir um perímetro de segurança e, se por alguma razão extraordinária a criança se afastar, o sistema emite um alerta imediato e os monitores sabem que a criança saiu do perímetro de segurança e conseguem localizá-la”, esclareceu.

Este projeto-piloto, destinado a crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, será testado num bairro da cidade de Leiria “no final de setembro, inícios de outubro”.

“Haverá depois uma segunda fase piloto, saindo da cidade de Leiria; e uma terceira fase, já de expansão nacional”, concluiu.

Brincar de Rua é um projeto de inovação social e foi reconhecido pela Fundação Calouste Gulbenkian como um dos 10 melhores projetos nacionais de 2016, no prémio FAZ IOP.

Desenvolvido pela associação Ludotempo, o projeto conta ainda com a parceria da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL, Câmara Municipal de Leiria, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e Instituto Português e do Desporto e Juventude.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …