Brigada de “detetives” investiga cadeias de transmissão de covid-19 na Coreia do Sul

Republic of Korea / Flickr

Comboio KTX a ser desinfetado, em Seul, na Coreia do Sul

O Governo da Coreia do Sul criou um grupo composto por epidemiologistas, técnicos de laboratório, especialistas em análise de dados e outros profissionais de saúde pública para andar no terreno e chegar diretamente aos suspeitos de terem estado em contacto com casos positivos de covid-19.

Recorrendo a tecnologias de localização GPS pela antena do telemóvel, câmaras de vigilância, movimentos do cartão de crédito e outros meios ao seu dispor, o grupo tem autonomia para identificar suspeitos, interrogá-los e forçá-los a fazer o teste, noticiou no domingo o Diário de Notícias, que cita uma entrevista da BBC a alguns dos membros.

De acordo com o canal britânico, os entrevistados acreditam estar numa missão para travar a propagação da covid-19 no país. Quando entrevistados, tinha acontecido, recentemente, uma manifestação contra o governo, momento no qual os participantes puderam estar em contacto, ajuntamento que a equipa tem analisado desde então.

“Quando há um derramamento de óleo, cria-se uma barreira para o impedir de espalhar-se”, diz Kim Jae-hym à BBC, sugerindo que ele e os seus colegas são essa barreira.

A Coreia do Sul chegou a ser o segundo país com mais casos no início da pandemia, enfrentando agora uma subida dos números. A manifestação é apontada como causadora dessa subida e a equipa tem tentado localizar todos os que possam ter estado lá ou contactado com quem esteve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, jogos da última jornada não vão ter público nas bancadas

A direção da Liga Portugal comunicou, esta segunda-feira, que, afinal, os jogos da última jornada da Liga NOS não vão ter público nas bancadas, como chegou a ser anunciado. "A Direção da Liga Portugal reuniu-se na …

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …